fbpx

Nossas Sugestões

As lições dos melhores hotéis do mundo para o seu estabelecimento

As lições dos melhores hotéis do mundo para o seu estabelecimento

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/02/19

Anualmente o TripAdvisor faz uma lista com os melhores hotéis do mundo, de acordo com as avaliações feitas pelos viajantes na plataforma. É o ranking Travellers’ Choice.

Os estabelecimentos dessa lista ganham o “Certificado de excelência”, um selo concedido pelo TripAdvisor aos estabelecimentos que frequentemente recebem avaliações excelentes. Ou seja, certamente esses negócios têm muito a ensinar sobre como manter a satisfação dos hóspedes em alta.

Continue a leitura deste artigo para entender o que faz esses hotéis serem tão bem avaliados constantemente e inspire-se para criar ações parecidas em seu negócio!

O que você pode aprender com os melhores hotéis do mundo

Nós avaliamos os comentários deixados pelos hóspedes dos melhores hotéis do mundo no TripAdvisor para entender quais são os fatores que contribuem para que eles sejam avaliados de forma tão positiva e constante.

O que descobrimos? Alguns diferenciais importantes que poderão ajudar a tornar a hospedagem em seu hotel ou pousada tão agradável quanto a dos melhores hotéis do mundo!

Vamos aprender com esses mestres da hospitalidade?

Hotel nº 1: 
Tulemar Bungalows & Villas  

melhores hotéis do mundo

Com mais de 3 mil avaliações e uma nota 5 – a pontuação máxima na plataforma –, o Tulemar Bungalows & Villas, em Manuel Antonio, na Costa Rica, tem muito a ensinar quando se trata de deixar os hóspedes felizes, satisfeitos e com vontade de retornar.

Entre os comentários dos hóspedes, notamos que um serviço se destaca: o atendimento especial dos concierges.

Veja alguns exemplos de comentários que demonstram isso:

“Nós passamos uma semana no Tulemar e foi absolutamente incrível! A piscina privada de borda infinita foi um toque agradável após um longo dia de passeios ou na praia. E o nosso concierge Brian certificou-se de que cada necessidade que tínhamos era satisfeita. Definitivamente voltaremos.”

O que eu achei mais espetacular foi o nível do atendimento que tivemos de Raul, nosso concierge. Raul organizou o nosso transporte do aeroporto para o Tulemar, outro traslado para Monteverde e até mesmo um serviço de transporte durante uma parte diferente das nossas férias. Raul gentilmente fez reservas de passeios para a nossa família e estava sempre disponível para nos ajudar com absolutamente tudo. E ainda, fez recomendações para alguns excelentes restaurantes locais.”

Brian foi incrível durante a nossa estadia. Sempre que nos via, ele parava e perguntava como estava indo o nosso dia e se poderia fazer algo por nós. Ele sempre foi muito simpático, sorridente e se mostrava muito feliz em nos ajudar. Em nosso primeiro dia, ele se ofereceu para nos levar para o mercado em seu próprio carro, para que pudéssemos pegar alguns mantimentos básicos para a vila. Ele entrou conosco mostrando onde encontrar itens específicos. Ele certamente presta atenção aos detalhes, é rápido e muito eficiente.”

Lição dos melhores hotéis do mundo para o seu estabelecimento:
Tenha concierges capacitados para oferecer um atendimento impecável.

melhores hotéis do mundo

Como você tem preparado a equipe do seu hotel ou pousada para atender e antecipar todas as necessidades dos seus hóspedes? Faça como o número um na lista dos melhores hotéis do mundo:

– Mostre-se à disposição para ajudar em tudo o que viajante precisa, facilitando processos de reservas de outros serviços;
– Ofereça informações e dicas para tornar a experiência deles mais rica.

Acredite, estes “detalhes” farão seus clientes extremamente satisfeitos com o seu negócio.

Artigos que irão ajudá-lo nesse sentido:

5 dicas para oferecer um atendimento impecável na hotelaria
21 dicas para promover uma estadia impecável
4 lições dos Superhosts do Airbnb para aplicar em seu hotel ou pousada

Hotel nº 2:
Hotel Belvedere

melhores hotéis do mundo

Riccione, na Itália, é uma rota conhecida por ciclistas. Sabendo disso, o Hotel Belvedere, o segundo na lista dos melhores hotéis do mundo organizada pelo TripAdvisor, direciona um atendimento especial para os viajantes que vão à cidade por conta da paixão pelo pedal.

Seja oferecendo equipamentos, indicando rotas especiais e até mesmo acompanhando os ciclistas, os profissionais deste estabelecimento estão preparados para oferecer uma experiência impecável para os hóspedes.

Veja alguns depoimentos que indicam a importância desse fator na estadia:

Equipamentos de boa qualidade e guias extremamente habilidosos e simpáticos para o acompanhamento dos percursos de bike. A cada dia percursos diferentes para serem escolhidos pelos hóspedes, todos através de lindas paisagens, com cores e aromas de flores e plantações que margeavam a estrada.”

“Eu passei uma semana inesquecível no Belvedere e ainda estou me aquecendo no brilho da minha experiência. Destaco os passeios espetaculares de bike, com guias encorajadores e agradáveis, a comida – especialmente sucos frescos no café da manhã e o bar de gelato no jantar –, a atmosfera amigável no hotel, o spa para tratar os músculos após um dia de passeios e, acima de tudo e a atenção meticulosa aos detalhes no serviço. Obrigado por tudo isso que ajudou a tornar minhas férias tão especiais.”

“A experiência foi excelente em todos os níveis, desde a comida requintada e a incrível hospitalidade de cada anfitrião, até os guias de turismo de bicicleta muito profissionais e amigáveis. A atenção aos detalhes em todos os aspectos da experiência é admirável. Os passeios de bicicleta são fascinantes, desenvolvemos uma grande camaradagem com muitos dos ciclistas que estavam lá conosco e que fizeram a experiência ainda melhor!

Lição dos melhores hotéis do mundo para o seu estabelecimento:
Ajude seus hóspedes a explorarem as particularidades de sua região.

melhores hotéis do mundo

Para receber comentários tão calorosos como esses do Belvedere, seu hotel precisa entender o que a sua região tem de único e explorar esses diferenciais para tornar a estadia mais especial. Neste sentido, é possível:

– Ajudar os viajantes a explorarem a cultura e a gastronomia local;
– Incentivar os hóspedes a conhecerem os “tesouros” locais;
– Fazê-los curtir as festas, comemorações e eventos típicos.

Estas são algumas formas de seguir o exemplo do estabelecimento italiano.

Artigos que irão ajudá-lo nesse sentido:

Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes
Como o turismo criativo pode ajudar a atrair mais hóspedes
5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região

Hotel nº 3:
Viroth’s Hotel

melhores hotéis do mundo

“Um oásis”. É dessa forma que muitos dos hóspedes do Viroth’s Hotel, em Siem Reap, no Camboja, descrevem o estabelecimento. Assim como os dois hotéis citados acima, ele também oferece um atendimento impecável: com concierges à disposição para tornar a estadia impecável e ajuda para curtir as atrações locais.

O que chama a atenção entre os comentários dos viajantes que avaliaram o Viroth’s Hotel é o cuidado com os pequenos detalhes que ajudam a dar um ar de luxo, aconchego e acolhimento à hospedagem.

Entenda do que estamos falando lendo alguns comentários que exemplificam esse diferencial:

Acordamos bem cedo para ver o nascer do sol e nos deram uma cesta supercharmosa de palha com um cafezão da manhã, que degustamos assistindo ao espetáculo que foi o nascer do sol. O clima da cidade pode ser um pouco intenso, e até nisso o hotel se superou. Toda vez que voltávamos de algum passeio, nos recebiam na recepção com uma toalha gelada para refrescarmos as mãos, além de um refresco. Isso sem contar o repelente que viviam passando na gente toda vez que saímos do hotel. Já estou com saudades demais desse lugar que valeu cada centavo e ficou marcado pra sempre!”

“O Viroth’s é, com certeza, o melhor hotel da cidade. Eu viajava sozinha e me senti em casa. É um hotel boutique perfeito. Poucos quartos e serviço impecável! Atendimento na recepção perfeito. Serviço de transfer hotel/aeroporto/hotel em um Rolls-Royce antigo lindo!! Para mim não existe outro lugar para ficar em Siem Reap.”

Que experiência fantástica!!! Começou quando cheguei no aeroporto. Como eu tinha solicitado transfer já tinha alguém me esperando. O carro? Um Rolls Royce antigo. Ao chegar no hotel, drink de boas vindas. Fiz dois dias de tour pelos templos de Angkor com motorista e guia. Tudo providenciado pelo hotel. Cada vez que se chega no hotel te oferecem uma toalhinha úmida e chá. E isso tudo não é nada perto da gentileza e educação de todos os funcionários, sempre dispostos a fazerem de tudo para que a sua estadia seja a melhor possível!”

Lição dos melhores hotéis do mundo para o seu estabelecimento:
Vá além do básico, antecipe as necessidades dos hóspedes e encante-os.

melhores hotéis do mundo

Como você pode ver, até mesmo gestos simples, como oferecer um refresco para os hóspedes após eles passaram o dia no calor ou enviar um carro diferente para fazer o transfer, podem fazer seus clientes sentirem-se muito especiais. Então, fique atento ao perfil dos viajantes que o seu hotel ou pousada recebe para identificar formas de antecipar necessidades e preferências deles.  

Por exemplo:

– Uma família com filhos pequenos vai apreciar ter no quarto brinquedos para entreter as crianças.
– Viajantes a trabalho precisaram de uma ajuda extra para relaxar após um dia de reunião. Que tal oferecer uma sessão de massagem ou mesmo um drink?
– Viajantes solo vão agradecer se o hotel os ajudar a encontrar outros grupos de turistas aos quais eles podem se unir.

Artigos que irão ajudá-lo nesse sentido:

Como antecipar as necessidades dos hóspedes
Como personalizar a experiência do hóspede
O que é omotenashi e quais são as lições que esse conceito traz para o seu estabelecimento
As amenidades que seus hóspedes realmente querem

Gostou das nossas dicas e insights sobre o atendimento dos melhores hotéis do mundo?

Esperamos que essas informações possam inspirá-lo a criar ações parecidas em seu estabelecimento. Não deixe de ler os artigos indicados ao longo do post, pois eles o ajudarão a colocar essas estratégias em prática!

Aprenda mais conferindo a lista completa do TripAdvisor com os 25 melhores hotéis do mundo: https://www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice-Hotels

Outras dicas relacionadas:

» Como aumentar a pontuação de seu hotel ou pousada no TripAdvisor
» Infográfico: Lições dos hotéis mais bem avaliados no TripAdvisor
» Como usar o TripAdvisor e o Booking.com para melhorar a satisfação de seus hóspedes
» Sites de avaliação que o seu hotel ou pousada precisa monitorar
» Checklist para gerenciar a reputação do seu hotel ou pousada

Imagens: Divulgação

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 11
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "As lições dos melhores hotéis do mundo para o seu estabelecimento"

Comentar