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Aprenda com Walt Disney a reconhecer os profissionais de sua loja

Aprenda com Walt Disney a reconhecer os profissionais de sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/07/15

academiaNo último post que escrevemos sobre o curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo, você teve acesso a algumas dicas para encantar seus clientes assim como a Disney encanta seus fãs (se não ainda não leu, clique aqui e leia agora mesmo).

Hoje, vamos olhar para o outro lado: como a Disney encanta os seus colaboradores – ou Cast Members (membros do elenco), como eles são chamados.

No módulo “Processos” do curso, o especialista em vendas Rodrigo Saporiti apresenta algumas das formas que essa grande empresa utiliza para reconhecer e recompensar cada pessoa que ajuda a transformar o mundo encantado da Disney em realidade.

Confira a seguir três dicas da Disney para fidelizar seu público interno e saiba como aplicar isso em sua loja:

Recompensas pelo bom atendimento 

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Saporiti conta que as pessoas que trabalham na Disney recebem cartões de reconhecimento, que fazem parte de um programa chamado “Fanáticos pelo atendimento ao cliente”. Conforme os profissionais vão fazendo ações que contribuem para que os visitantes do parque saiam felizes e satisfeitos, eles vão ganhando mais vantagens, podendo participar de sorteios e ter uma série de outras recompensas. “Ou seja, quanto mais o profissional está engajado em ‘vamos fazer as pessoas se apaixonarem por este parque’, mais ele ganha com isso”, explica o especialista.

De que forma você recompensa seus profissionais pelo bom atendimento, pelo  bom desempenho e pela dedicação à sua empresa? Não estamos falando apenas de comissão. Isso é importante, mas também é fundamental pensar em outras maneiras de fazer com que os colaboradores sintam que são valorizados pelo trabalho que realizam. 

Comemoração e reconhecimento público

valorizar_vendedores2Todos os dias chegam na Disney cartas e e-mails de pessoas agradecendo alguém do parque que foi especial, que proporcionou algum momento inesquecível. Esse retorno é registrado e exposto em um ambiente público e de acesso a todos os funcionários – onde eles almoçam, por exemplo. Nesse sentido, Rodrigo questiona:

  • De que forma você devolve o feedback dos clientes para os seus vendedores?
  • De que forma alguém que não está diretamente ligado ao atendimento ao público – da limpeza ou do administrativo, por exemplo – é recompensado por algo extraordinário que tenha feito?
  • Todos ficam sabendo das vitórias que acontecem em todas as áreas?
  • Será que você não está esquecendo de alguém? 

Feedback “três para um”

valorizar_vendedores3Segundo Saporiti, na Disney, quando os líderes precisam fazer uma crítica ou chamar a atenção de algum funcionário, eles utilizam o feedback chamado “três para um”. Para cada coisa errada que a pessoa fez, é preciso apontar três coisas boas. Exemplo: “Você tem chegado no horário, tem tratado seus colegas bem, conseguiu alcançar as metas do mês, mas hoje vi que ficou nervoso com o cliente. O que aconteceu?”.

Não faça com que seus colaboradores pensem que feedback é sinônimo de bronca. Use essa ferramenta não só para chamar atenção, mas também para reconhecer o bom desempenho e a dedicação da equipe. Clique aqui e confira algumas dicas nesse sentido.

Reconhecimento e camaradagem

valorizar_vendedoresOutra ação muito interessante que a Disney realiza para manter um bom ambiente de trabalho é estimular a boa relação entre os seus colaboradores. Para isso, eles possuem um programa chamado “crachá de prata”, por meio do qual qualquer colaborador pode indicar o reconhecimento a outro colega por algo bom que ele tenha feito. Ou seja, não é importante só o reconhecimento individual, mas também estimular o reconhecimento coletivo entre os funcionários.

Como você tem contribuído para o bom relacionamento entre sua equipe de vendas ou entre os profissionais de diferentes áreas? Além dessa ideia incrível da Disney, de um colega indicar o reconhecimento ao outro, você também pode realizar reuniões e encontros gerais para estimular a aproximação e o bom relacionamento entre os colaboradores de sua loja. 

Gostou das dicas? E olha que você ainda pode aprender muito com a Disney. Em sua módulo no curso “Formação de Líderes no Varejo”, Rodrigo Saporiti revela mais dicas dessa incrível empresa para transformar sua loja em uma organização eficiente e encantadora. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na Academia do Varejo. Assistindo às videoaulas você estará cada vez melhor preparado para vender mais!

Sucesso! 

Imagens: freepik

 

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