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Aprenda e ensine algo todos os dias

Aprenda e ensine algo todos os dias

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/01/16

Você não precisa estar em uma faculdade, assistir a uma palestra, ler um livro ou fazer um curso para aprender alguma coisa. Claro, tudo isso ajuda (e muito) para a construção do seu conhecimento. Porém, é preciso também saber como absorver conhecimento com as coisas simples do cotidiano. Todos os dias você tem a oportunidade de aprender com as pessoas à sua volta e também de ensinar algo a elas.

Você pode, por exemplo, aproveitar o conhecimento e a experiência de seus vendedores para entender melhor o dia a dia deles e dos clientes que eles atendem. Da mesma forma, pode ensinar mais a esses profissionais sobre como funciona a gestão do processo comercial.

Com isso em mente, apresentamos a seguir cinco sugestões sobre como compartilhar conhecimento em sua loja. Acompanhe, coloque as ideias em prática e garanta que sua loja seja uma escola para todos que passam por ela. 

1. Caixa de ideias

gestão varejo (4)Essa é uma excelente forma de incentivar os colaboradores da sua loja a compartilhar algo que aprenderam durante o trabalho ou uma dificuldade que vêm enfrentando. Coloque uma caixa na loja e, sempre que alguém quiser dividir uma experiência ou dúvida, é só escrever em um papel e colocar lá dentro. Você pode, ainda, realizar uma reunião mensalmente para abrir a caixa, ler as sugestões e comentários e debatê-los.

Isso ajuda os profissionais a se aproximarem, pois, ao dividirem seus anseios e aprendizados, eles podem se identificar e aprender uns com os outros.

2. O aprendizado do mês

gestão varejo (2)Outra forma de fazer com que os profissionais criem o hábito de dividir conhecimento é criando a tarefa “O aprendizado do mês”. Funciona assim: todo mês, em uma reunião, os colaboradores irão compartilhar uma experiência que tiveram, explicando como foi a conduta deles, quais foram os resultados e o que aprenderam com isso.

Dessa forma, pensando em cumprir a tarefa, os profissionais passarão a prestar mais atenção em suas ações e atividades, analisando melhor como elas contribuem para seu desenvolvimento.

3. Eu admiro…

gestão varejo (5)Prestar atenção nas pessoas à sua volta. Essa é mais uma maneira de aprender no dia a dia! Só de observar um colega trabalhando, podemos absorver muitas informações e utilizá-las para nosso próprio desenvolvimento. Nesse sentido, é interessante realizar a dinâmica do “Eu admiro…” periodicamente.

Ela funciona assim: cada profissional deverá revelar quem ele admira dentro da loja, explicando o motivo da apreciação. Em seguida, a pessoa citada dá dicas para o grupo. Se, por exemplo, um vendedor admira outro porque ele sempre consegue bater as metas mensais, esse profissional deverá dar algumas sugestões para que todos possam atingir as metas também, explicando o que ele faz para isso.

Ao focar o olhar sobre os processos realizados dentro da loja, o profissional irá entender se ele está alinhado com o grupo e ainda aprender o que é preciso para melhorar sua própria atuação.

4. A área ao lado

gestão varejo (3)Falando em olhar para o próximo, é importante também fazer esse intercâmbio de conhecimento não só na área de vendas, mas também entre os diversos departamentos de sua loja. Como dica para isso, sugerimos que você realize um sorteio semanal selecionando duas pessoas de diferentes áreas. Elas deverão se reunir e trocar informações sobre o trabalho que realizam. 

Dessa forma, além de aproximar os profissionais, você vai garantir que todos conheçam o trabalho desenvolvido por cada área da empresa e entenderão como todas as atividades estão interligadas e são igualmente importantes para o sucesso do negócio.

5. Pergunte ao líder

gestão varejo (1)O diálogo entre a equipe e o líder deve ser sempre aberto. Porém, muitas vezes, na correria do dia a dia, os profissionais não têm tempo para tirar dúvidas. Para resolver isso, que tal criar a ação “Pergunte ao líder”? Você pode colocar uma caixa na loja para que, ao longo do dia, os profissionais escrevam as perguntas que gostariam de fazer para seu líder. As respostas podem acontecer em uma reunião ou, se preferir, para otimizar o tempo, o líder pode fazer um documento respondendo as perguntas da semana ou do mês e distribuir entre os vendedores.

Deixe claro que podem ser perguntas relacionadas ao processo da loja, mas também conselhos e dicas profissionais, orientações sobre como agir em determinada situação e assim por diante. O importante é aproveitar o conhecimento do líder para o desenvolvimento de toda a equipe. 

gestão varejo (6)Gostou das sugestões? Você pode aplicar todas elas ou escolher uma ou duas de acordo com o perfil de seus colaboradores. Esperamos que, com isso, os profissionais da sua loja consigam se conhecer melhor e também promover o conhecimento coletivo, contribuindo para a evolução de cada um e, consequentemente, da empresa como um todo!

Sucesso!

 

Imagens: Freepik

 

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