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7 áreas do varejo em que todo lojista deveria investir

7 áreas do varejo em que todo lojista deveria investir

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/06/17

Com tantas mudanças acontecendo no mercado, trazendo novidades que impactam diretamente a forma de vender e se relacionar com os clientes, pode ser difícil saber o que seguir e no que investir em sua loja. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a tomar as melhores decisões possíveis, listamos a seguir as principais tendências de investimento no varejo. Entenda quais são as principais áreas do varejo em que lojistas deveriam focar nos próximos anos para conseguir acompanhar o mercado e os consumidores da nova geração e comece a se preparar para o futuro.

7 áreas do varejo em que todo lojista deveria investir

áreas do varejoAs indicações de áreas do varejo para se investir listadas a seguir foram identificadas pela PwC, uma das maiores consultorias empresariais do mundo. No relatório Total Retail Survey 2017, realizado com 24 mil consumidores em 29 países (incluindo o Brasil), a PwC identificou algumas áreas do varejo em destaque atualmente e que deverão se destacar ainda no futuro próximo.

Veja a seguir os sete principais investimentos em que os lojistas devem focar nos próximos anos:

1 – Site móvel

áreas do varejo

No estudo internacional da PwC, 35% dos consumidores entrevistados disseram que dispositivos móveis, especialmente os smartphones, irão se tornar sua principal ferramenta de compras.

Ou seja, cada vez mais os aparelhos móveis serão fundamentais no relacionamento entre sua loja e seu público. Investir em sites com design responsivo, que se adaptem a diferentes tipos de dispositivos, é crucial para ser encontrado pelo consumidor que usa o canal mobile.

Coloque essa dica em prática com a ajuda destes artigos:

2 – Talento

investir

Mesmo com tantas ferramentas digitais, o talento dos profissionais ainda é o fator número um para a decisão do cliente. Na pesquisa, 78% dos consumidores disseram que preferem fazer compras com empresas que mostrem ter profundo conhecimento em relação aos produtos que vendem.

Investir no conhecimento dos profissionais da empresa sempre foi algo fundamental, mas, agora, isso se torna ainda mais importante. Em um mercado saturado de opções e com tanta facilidade para o cliente, capacitar seus vendedores e seus atendentes nunca foi tão crucial para o sucesso da sua loja.

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3 – Análise de dados

investir

Os clientes da atualidade querem ser tratados de maneira especial, eles não querem ser apenas mais um número de cadastro na empresa. No estudo da PwC, 59% dos consumidores afirmaram que querem receber ofertas personalizadas, feitas especialmente para eles.

Para fazer isso, mais que coletar informações sobre os clientes, sua loja precisa investir em analisar os dados das pessoas que compram em sua loja para entender como atender suas necessidades específicas.

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4 – Histórias nas redes sociais

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Já se foi o tempo em que distribuir alguns flyers e fazer um anúncio no jornal local era o suficiente para atrair mais consumidores para sua loja. Hoje em dia, é importante estar em contato com os consumidores nos diferentes canais que eles utilizam, oferecendo conteúdo adequado de acordo com cada plataforma.

Nesse sentido, investir em ações estratégicas nas redes sociais pode ser um diferencial e tanto para sua loja. A pesquisa da PwC identificou que 39% dos consumidores utilizam as mídias sociais para buscar inspiração do que comprar. Nesses canais, a marca deve se comunicar por meio de histórias que chamem a atenção dos compradores.

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5 – Segurança online

investir

O medo de ter suas informações violadas ainda é o que mais afasta as pessoas de comprarem pela internet. No relatório da PwC, 65% dos entrevistados disseram ter medo que seus dados pessoais sejam hackeados em compras online.

Por isso, se você quer conquistar mais consumidores para sua loja virtual, precisa investir em ferramentas que garantam a segurança total do seu site.

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6 – Consumidores fiéis

investir

Na pesquisa da PwC, 61% dos entrevistados disseram ser consumidores fiéis – eles conhecem os produtos e empresas que mais gostam e sempre procuram ser leais a essas marcas. Por outro lado, 31% afirmaram que gostam de testar novidades.

Investir nos consumidores que já são fiéis à sua empresa não só evita que eles deixem de comprar em sua loja, como também contribui para que eles ajudem a atrair novos clientes.  

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7 – Merchandising

investir

Se, em meio ao crescimento das lojas online, você ainda tinha dúvida sobre a importância do ambiente da loja física, o relatório da PwC mostra que a forma como os produtos são expostos ainda conta muito na decisão de compra do consumidor.

Na pesquisa, 59% dos compradores entrevistados disseram que querem comprar em lojas que possuam um ambiente agradável e convidativo. Investir em ações estratégicas de merchandising traz um diferencial importante para as lojas, proporcionando uma experiência de compra marcante aos clientes.

Coloque essa dica em prática com a ajuda destes artigos:

Essas são sete áreas do varejo e ferramentas que merecem sua atenção especial. Se você quer que sua loja se mantenha relevante no mercado e que seu negócio consiga acompanhar os clientes da nova geração, precisa seguir essas tendências de investimento no varejo!

Se tiver alguma dúvida ou gostaria de apontar alguma outra área do varejo que você acredita que todo lojista precisa investir, deixe um comentário com sua pergunta ou indicação. Saber sua opinião é muito importante para nós!

Bons investimentos e boas vendas!

Informações: PwC   Imagens: Freepik; Flaticon

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