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As lições da Amazon Books para o varejo

As lições da Amazon Books para o varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/05/18

O que significa para o varejo quando uma gigante das vendas online passa a investir em lojas físicas como um novo canal de contato com os clientes? É sobre isso que refletimos neste artigo! Conheça as lições da Amazon Books para lojistas de todos os tamanhos e segmentos e entenda a importância de integrar experiências digitais e presenciais no processo de compra.

Como funciona a Amazon Books

lições da Amazon Books

A Amazon é a maior empresa de varejo online do mundo. O site começou vendendo livros. Com o passar do tempo, foi diversificando sua atuação. Atualmente, vende audiobooks, videogames, eletrônicos, móveis, comida, brinquedos, roupas, acessórios etc. Além disso, a empresa também possui produtos eletrônicos próprios – Kindle, Fire tablet, Fire TV e Echo (assistente digital para casa).

O sucesso da Amazon nos Estados Unidos (especialmente no mercado de livros) é tão grande que ela é considerada uma das principais responsáveis pelo fechamento de lojas de algumas redes de livrarias tradicionais. No entanto, ironicamente, desde 2015, a gigante online tem investido na criação de espaços físicos para vender seus livros. Estamos falando da Amazon Books.

lições da Amazon Books

Ao entrar na Amazon Books, você poderá ter a impressão de que essa é mais uma livraria “comum”, onde os livros estão dispostos em prateleiras e separados por gêneros. Porém, uma olhada mais atenta, o fará ver que essa é uma loja diferente.

  • Todas as obras presentes na Amazon Books possuem notas altas de recomendações (quatro estrelas ou mais) na plataforma online da loja.
  • Além disso, os livros não têm etiquetas com preço. Ao invés disso, cada obra tem um comentário de um leitor satisfeito (retirado da Amazon.com).
  • Outra categoria que se diferencia é a dos livros que foram lidos em menos de três dias por leitores do Kindle (o aplicativo de leitura da Amazon).

lições da Amazon Books

3 lições da Amazon Books para o varejo  

Recentemente publicamos aqui no Blog do Varejo um artigo sobre os novos formatos de lojas. Nele, falamos sobre a tendência de as lojas misturarem processos de compra presenciais e digitaisA Amazon Books é um exemplo desse novo modelo de varejo! Afinal, ela integra diferentes canais e ferramentas para proporcionar uma experiência única ao consumidor atual. Mas não é “só” isso. Existem outras lições da Amazon Books que merecem sua atenção. Acompanhe!

1 – É possível promover experiências digitais na venda presencial

lições da Amazon Books

A utilização de dados online na loja física é uma das grandes lições da Amazon Books para o varejo.

A empresa focou todo o desenvolvimento do layout da loja física nas experiências e recomendações dos clientes da loja online. Prova disso é que, na Amazon Books:

  • Os livros  que receberam as notas mais altas de avaliação e as melhores recomendações dos clientes na Amazon.com. são os que ficam em destaque.
  • Os livros expostos nas prateleiras não possuem preço, mas sim recomendações dos clientes da loja online.
  • Próximo a determinadas obras, há um espaço com recomendações de livros relacionados, no estilo “Se você gostou desse livro, vai gostar também de…”. Como você pode imaginar, as indicações são baseadas nas compras realizadas no site.

⇒ Para pensar! Que tal separar em seu estabelecimento um espaço para colocar os produtos mais bem recomendados no seu site, loja online ou redes sociais?

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2 – A experiência física ainda é muito importante para o consumidor digital

lições da Amazon Books

Ao longo dos anos, vimos muitas lojas físicas irem para o ambiente online. Quando a Amazon, uma gigante dos negócios digitais, faz o caminho contrário e vai para o espaço físico, a mensagem é clara: a experiência presencial ainda é muito importante para o consumidor.

Além dos livros, a empresa também utiliza o espaço físico da Amazon Books para expor e vender seus produtos eletrônicos – Kindle, Fire tablets, Fire TV e Echo. Isso demonstra que há grande interesse dos consumidores em experimentar essas categorias de produtos presencialmente.

Essa movimentação da Amazon é mais um sinal de que as lojas físicas estão longe de serem extintas. O que deve acontecer é a fusão do digital com o contato presencial, com foco em promover uma experiência diferenciada.

⇒ Para pensar! De que maneira você está utilizando o contato presencial com cliente a favor da sua loja? Desenvolva ações para fazer a ida do cliente ao seu estabelecimento ser marcante e valer a pena.

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3 – O espaço físico deve ter foco no relacionamento

lições da Amazon Books

No último relatório financeiro, ficou claro que a Amazon Books física não tem gerado tanto lucro para a organização. “Então por que manter esse espaço físico?”, você pode perguntar. A verdade é que um dos objetivos da livraria física da Amazon é fortalecer o relacionamento com os clientes mais fiéis. E essa é uma das mais importantes lições da Amazon Books.

Lembra que falamos que os livros não possuem etiqueta de preço? Para ver o valor das obras, os clientes precisam escanear o livro no aplicativo da Amazon. Aliás, eles também podem fazer o pagamento por lá! Como alternativa para descobrir o preço, o cliente pode levar o produto até um leitor especial dentro do estabelecimento.

Mas acontece que o preço não é igual para todo mundo. Os clientes participantes do programa de fidelidade Amazon Prime – que provavelmente já possuem o aplicativo da Amazon – têm direito a um desconto especial (cerca de 20%), que faz realmente valer a pena comprar na Amazon Books. Para os não cadastrados, o preço segue a média do mercado.

Portanto, o espaço é muito mais especial para os clientes premium, que podem ter acesso imediato aos produtos que eles já compram mais baratos na loja online.

⇒ Para pensar! Criar serviços especiais para seus clientes mais fiéis pode fortalecer o relacionamento com seu público atual e também servir de atrativo para novos clientes.

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Agora, queremos saber:

  • Você já conhecia a Amazon Books?
  • O que achou desse modelo de vendas?
  • Na sua opinião, qual será o papel da loja física neste mundo cada vez mais digital?

Deixe um comentário com sua opinião ou dúvida e participe do debate sobre a evolução pela qual o varejo vem passando!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Divulgação; Bigstock

 

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