O que significa para o varejo quando uma gigante das vendas online passa a investir em lojas físicas como um novo canal de contato com os clientes? É sobre isso que refletimos neste artigo! Conheça as lições da Amazon Books para lojistas de todos os tamanhos e segmentos e entenda a importância de integrar experiências digitais e presenciais no processo de compra.
A Amazon é a maior empresa de varejo online do mundo. O site começou vendendo livros. Com o passar do tempo, foi diversificando sua atuação. Atualmente, vende audiobooks, videogames, eletrônicos, móveis, comida, brinquedos, roupas, acessórios etc. Além disso, a empresa também possui produtos eletrônicos próprios – Kindle, Fire tablet, Fire TV e Echo (assistente digital para casa).
O sucesso da Amazon nos Estados Unidos (especialmente no mercado de livros) é tão grande que ela é considerada uma das principais responsáveis pelo fechamento de lojas de algumas redes de livrarias tradicionais. No entanto, ironicamente, desde 2015, a gigante online tem investido na criação de espaços físicos para vender seus livros. Estamos falando da Amazon Books.
Ao entrar na Amazon Books, você poderá ter a impressão de que essa é mais uma livraria “comum”, onde os livros estão dispostos em prateleiras e separados por gêneros. Porém, uma olhada mais atenta, o fará ver que essa é uma loja diferente.
Recentemente publicamos aqui no Blog do Varejo um artigo sobre os novos formatos de lojas. Nele, falamos sobre a tendência de as lojas misturarem processos de compra presenciais e digitais. A Amazon Books é um exemplo desse novo modelo de varejo! Afinal, ela integra diferentes canais e ferramentas para proporcionar uma experiência única ao consumidor atual. Mas não é “só” isso. Existem outras lições da Amazon Books que merecem sua atenção. Acompanhe!
A utilização de dados online na loja física é uma das grandes lições da Amazon Books para o varejo.
A empresa focou todo o desenvolvimento do layout da loja física nas experiências e recomendações dos clientes da loja online. Prova disso é que, na Amazon Books:
⇒ Para pensar! Que tal separar em seu estabelecimento um espaço para colocar os produtos mais bem recomendados no seu site, loja online ou redes sociais?
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Ao longo dos anos, vimos muitas lojas físicas irem para o ambiente online. Quando a Amazon, uma gigante dos negócios digitais, faz o caminho contrário e vai para o espaço físico, a mensagem é clara: a experiência presencial ainda é muito importante para o consumidor.
Além dos livros, a empresa também utiliza o espaço físico da Amazon Books para expor e vender seus produtos eletrônicos – Kindle, Fire tablets, Fire TV e Echo. Isso demonstra que há grande interesse dos consumidores em experimentar essas categorias de produtos presencialmente.
Essa movimentação da Amazon é mais um sinal de que as lojas físicas estão longe de serem extintas. O que deve acontecer é a fusão do digital com o contato presencial, com foco em promover uma experiência diferenciada.
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No último relatório financeiro, ficou claro que a Amazon Books física não tem gerado tanto lucro para a organização. “Então por que manter esse espaço físico?”, você pode perguntar. A verdade é que um dos objetivos da livraria física da Amazon é fortalecer o relacionamento com os clientes mais fiéis. E essa é uma das mais importantes lições da Amazon Books.
Lembra que falamos que os livros não possuem etiqueta de preço? Para ver o valor das obras, os clientes precisam escanear o livro no aplicativo da Amazon. Aliás, eles também podem fazer o pagamento por lá! Como alternativa para descobrir o preço, o cliente pode levar o produto até um leitor especial dentro do estabelecimento.
Mas acontece que o preço não é igual para todo mundo. Os clientes participantes do programa de fidelidade Amazon Prime – que provavelmente já possuem o aplicativo da Amazon – têm direito a um desconto especial (cerca de 20%), que faz realmente valer a pena comprar na Amazon Books. Para os não cadastrados, o preço segue a média do mercado.
Portanto, o espaço é muito mais especial para os clientes premium, que podem ter acesso imediato aos produtos que eles já compram mais baratos na loja online.
⇒ Para pensar! Criar serviços especiais para seus clientes mais fiéis pode fortalecer o relacionamento com seu público atual e também servir de atrativo para novos clientes.
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Sucesso e boas vendas!