Nossas Sugestões

5 atitudes dos vendedores de alta performance

5 atitudes dos vendedores de alta performance

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/02/19

Diversas atitudes são comuns aos vendedores de alta performance. O hábito de se manter sempre atualizado e pronto para encarar qualquer desafio é uma delas. Além disso, solucionar problemas com inteligência e facilidade é com eles!

Mas não é porque são os melhores que eles não compartilham seus segredos. Muito pelo contrário. Profissionais de vendas com resultados acima da média costumam dividir seus conhecimentos com outros vendedores e demais interessados.

Quer saber mais sobre as atitudes que caracterizam os vendedores de alta performance? Siga a leitura deste artigo e descubra quais são os ingredientes que faltam na sua receita de sucesso!

–> Há algum tempo, falamos sobre os hábitos dos vendedores de alta performance. Para ler o artigo, clique aqui.

1) Vendedores de alta performance
assumem responsabilidade por suas ações e resultados

atitudes dos vendedores de alta performance

Os vendedores de alta performance sabem que o sucesso só depende deles. Ou seja, eles se sentem responsáveis tanto por suas ações como por seus resultados. Por isso, costumam ser muito controlados e focados quanto aos seus objetivos.

Caso um vendedor de alta performance saiba, por exemplo que precisa ligar para 20 potenciais clientes para fazer prospecção diariamente, ele terá plena clareza de que se não o fizer, não atingirá suas metas por sua única e exclusiva responsabilidade.

Leia também!

Vídeo: Como construir uma carreira de sucesso no varejo
Curiosidade: alegria das crianças, sucesso dos vendedores
As três leis do sucesso em vendas

2) Vendedores de alta performance
são criativos na resolução de problemas

criatividade - vendedores de alta performance

Os desafios diários costumam ser encarados de forma positiva pelos vendedores de alta performance. Afinal, para eles, a resolução de problemas é uma oportunidade para exercerem sua criatividade.

Além disso, esses profissionais enxergam crises como meios de aprendizado. Situações fora de sua zona de conforto os estimulam a estudar e pesquisar, e, consequentemente, promovem seu crescimento.

É algo como fazer do limão uma limonada. Veja que é apenas uma questão de alterar o ponto de vista. Que tal aplicar o mesmo propósito na sua rotina e de sua equipe? Da próxima vez que se sentir desafiado experimente enxergar e resolver olhando o lado positivo da situação.

Neste sentido, pode ser uma boa “incorporar o MacGyver“. Ou seja, não lamente quando tiver poucas ferramentas para lidar com uma situação difícil; sinta-se honrado por fazer seu melhor mesmo em condições adversas.  

Leia também!

Aprenda a resolver problemas de forma mais criativa
Os desafios do varejo para os próximos cinco anos
Guia para superar os maiores desafios enfrentados por pequenos lojistas

3) Vendedores de alta performance
não têm medo de compartilhar seu conhecimento

vendedores de alta performance compartilham conhecimento

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, vendedores de alta performance não cultivam atitudes egoístas. Muito pelo contrário, uma das atitudes que os diferencia dos demais é a facilidade em compartilhar conhecimentos.

Tudo o que sabem sobre um produto, processo ou novidade no mercado costuma ser compartilhado com os menos experientes.

Além de ser uma atitude positiva para os profissionais que convivem com um vendedor de alta performance, também faz diferença para a empresa como um todo, uma vez que contribui para a sinergia do negócio.

E o que o vendedor de alta performance ganha com isso?

Apesar de não esperar nada em troca, o ato em si se torna um catalisador para construir confiança dentro de si mesmos. Shawn Achor, autor de Big Potential, descobriu que pessoas que são provedoras de apoio social no trabalho (“altruístas do trabalho”) são 40% mais propensos a receber uma promoção, por exemplo.

Quer adotar essas atitudes e melhorar a performance do seu time de vendas?

Para começar, sempre que possível divida seu conhecimento com outros membros da equipe e dê sugestões de melhorias e novas ideias para fazer a empresa crescer e evoluir. Logo, esse processo se tornará natural, e todo mundo sairá ganhando com isso.

Veja também!

Treinar a equipe é caro. Verdade ou mito?

4) Vendedores de alta performance
são experts em suas áreas

vendedores de alta performance são experts em suas áreas

Os melhores vendedores são especialistas em vendas. Eles buscam saber tudo sobre o produto que vendem e sobre o segmento em que atuam e, assim, conquistam confiança para vender cada vez mais!  

Mas essa expertise não cai do céu. Ela vem com a experiência – todos os erros e acertos ao longo da trajetória de um profissional de vendas devem se tornar aprendizados – e também com a ajuda de cursos, workshops ou mesmo na troca de experiências com outros profissionais. Ou seja, vendedores de alta performance nunca param de estudar!

Leia também!

7 maneiras de aprender sobre varejo com a Gazin Atacado
Treinamentos gratuitos para profissionais do varejo
Como ter vendedores especialistas em sua equipe

5) Vendedores de alta performance
sempre acompanham as mudanças do mercado

vendedores de alta performance

Acompanhar as mudanças do mercado e buscar conhecimento para estar por dentro de tudo que está acontecendo é mais uma das características comuns não apenas aos vendedores, mas aos profissionais de alta performance.

Ficar para trás ou não compreender as novidades do segmento é algo que eles não suportam.

Por isso, estão sempre lendo livros, acompanhando as notícias do mercado, lendo blogs do setor em que atuam etc. Além disso, eles também sabem que fazer networking com outros vendedores e participar de cursos e feiras são ações importantes.

Afinal, conhecimento nunca é demais pra ninguém, mas para quem deseja ter alta performance em vendas deve ter isso como prioridade!

Faça parte do time de vendedores de alta performance!

a diversidade e a inclusão

Você deve concordar que desenvolver estas atitudes é questão de esforço e escolha, não é mesmo?

Portanto, se você ainda não se considera um vendedor de alta performance, mas quer chegar lá, ou, se sabe que já faz parte desse time e quer se manter nele, preocupe-se em fazer dessas atitudes suas aliadas. Você verá como valerá a pena!

Mãos à obra, sucesso e boas vendas!

Leia também!

Como conquistar a alta performance em vendas
Vídeo: O segredo dos melhores vendedores
8 habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter para ser um campeão de vendas
Como desenvolver bons hábitos e melhorar seu desempenho profissional

Imagens: Reinhart Julian, Rita Morais, Colton Sturgeon, rawpixel, rawpixel e Xan Griffin

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "5 atitudes dos vendedores de alta performance"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo