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4 ideias para atrair e fidelizar clientes na Black Friday

4 ideias para atrair e fidelizar clientes na Black Friday

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/11/18

Quer saber como atrair e fidelizar clientes na Black Friday? Leia este artigo!

A seguir, apresentamos quatro ideias práticas sobre como diferenciar sua loja da concorrência nesta data que tem se tornado cada vez mais importante para o varejo brasileiro.

4 ideias para atrair e fidelizar clientes na Black Friday

A Black Friday é um feriado “gringo”. Porém, já se tornou uma tradição no varejo brasileiro. Atualmente, toda penúltima sexta-feira de novembro, lojistas do país inteiro oferecem grandes ofertas aos consumidores.  

Mas como se não bastasse a concorrência local, é preciso competir ainda com lojas do mundo todo, por meio da internet. Por isso, para verdadeiramente aproveitar as oportunidades desta data, é importante desenvolver ações estratégicas para destacar sua marca e chamar a atenção dos consumidores.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nesta missão, apresentamos a seguir quatro ideias práticas você atrair e fidelizar clientes na Black Friday. Acompanhe!

1 – Anuncie as ofertas com antecedência

atrair e fidelizar mais clientes na Black Friday

Todo mundo já sabe que as lojas oferecerão descontos na Black Friday. No entanto, apesar de as ofertas valerem apenas na sexta-feira, os consumidores começam suas pesquisas muito antes. Afinal, eles querem saber quais serão os itens em promoção e qual será o desconto em cada produto ofertado, pois assim podem planejar suas compras!

Para alcançar os clientes nessa fase de pesquisa pré-Black Friday, você pode anunciar com antecedência a lista de produtos que estarão em promoção na sua loja.

Para isso, é possível:

– Criar uma área no seu site ou loja online listando todos os produtos participantes da Black Friday.
– Enviar um e-mail com a lista dos produtos que estarão em promoção.
– Marcar com um sinal especial (no e-commerce e na loja física) os produtos que terão desconto especial.

Essa ação ajudará a atrair e fidelizar clientes na Black Friday porque além de criar expectativa nos clientes, ela coloca a sua loja no radar dos consumidores que estão pesquisando possíveis lugares para comprar nesta data.

Aprenda mais!

6 estratégias de e-mail marketing para vender mais na Black Friday

2 – Crie ofertas exclusivas para clientes fiéis

atrair e fidelizar mais clientes na Black Friday

A Black Friday não deve ser vista apenas como uma oportunidade para vender mais. Essa ocasião também é muito útil para fortalecer o relacionamento com seus clientes. Para isso, você pode criar ofertas e descontos exclusivos para os consumidores mais recorrentes e/ou antigos.

– No item anterior, sugerimos que você anuncie com antecedência as ofertas de Black Friday, certo? Neste sentido, que tal informar, antes de todo mundo, os seus clientes fiéis?
– Além disso, você também pode oferecer um tipo de desconto especial, válido somente para os clientes que participam do programa de fidelidade da sua loja.
– Outra maneira de fortalecer a lealdade dos clientes nesta data é oferecendo desconto em itens extras, disponíveis apenas para um grupo seleto de consumidores – que sempre compram em sua loja ou que são clientes há anos.

Aprenda mais!

Quando e como dar desconto de maneira estratégica

3 – Desenvolva ações personalizadas

atrair e fidelizar clientes na Black Friday

Quer atrair e fidelizar clientes na Black Friday? Invista em ofertas personalizadas!

Pense bem: com tantas promoções e descontos disponíveis aos clientes nesta data, com certeza eles darão preferência às ofertas que estiverem mais alinhadas às preferências e necessidades deles, não é mesmo?

Confira algumas formas de desenvolver ações personalizadas na Black Friday:

Faça uma lista dos clientes que compraram na última Black Friday e verifique os produtos que eles adquiriram. Divida-os por tipos de produtos e envie ofertas de itens similares ou complementares.
Avalie os clientes que, no último ano, compraram produtos complementares aos itens que você estará ofertando nesta Black Friday. Se, por exemplo, sua loja dará desconto em notebooks, liste os clientes que compraram computadores de mesa e/ou tablets anteriormente e envie as ofertas para eles.
 Digamos que sua loja dará desconto em todos os smartphones nesta Black Friday. Você pode, então, enviar um e-mail para os clientes que compraram seus celulares há mais de um ano, convidando-os a aproveitar a oportunidade para renovarem seus aparelhos.

Aprenda mais!

O que os consumidores esperam da personalização no varejo

4 – Pense além do desconto

atrair e fidelizar clientes na Black Friday

Sabemos que a Black Friday é centrada nos descontos. Mas isso não quer dizer que sua loja não pode ir além. Para um pequeno varejista, por exemplo, pode ser difícil competir com grandes redes de lojas em termos de desconto. No entanto, é possível destacar seu estabelecimento ofertando serviços ou vantagens complementares.

Algumas ideias nesse sentido:

– Faça uma parceria com alguma empresa da sua região e ofereça um brinde especial para todas as compras realizadas na Black Friday.
– Ofereça entrega gratuita para as compras efetuadas nesta data.
– Faça uma parceria com um fornecedor para oferecer promoções no estilo “Pague um, leve dois”.
– Ofereça pontos triplos no programa de fidelidade para os clientes que comprarem na Black Friday.

Aprenda mais!

Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos

Mais dicas para atrair e fidelizar clientes na Black Friday

atrair e fidelizar clientes na Black Friday

Gostou do que viu aqui e quer ter acesso a outros conteúdos sobre como vender mais na Black Friday? Leia os artigos listados abaixo! Neles, apresentamos dicas estratégicas para sua loja a atrair e fidelizar clientes na Black Friday.

A Black Friday está chegando! Sua loja está pronta?
Dicas para aproveitar a Black Friday + guia com dicas para vender mais nessa data
7 dicas para aproveitar a Black Friday para vender mais

Esperamos que essas informações sejam úteis para preparar sua loja para aproveitar ao máximo as oportunidades da Black Friday. Boas vendas!

Imagens: Freepik

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