Nossas Sugestões

Como tornar o site do seu hotel mais atrativo para os viajantes

Como tornar o site do seu hotel mais atrativo para os viajantes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/01/19

Você sabia que 86% dos viajantes utilizam a internet para pesquisar e decidir sua acomodação? Pois é, foi o que revelou uma pesquisa realizada recentemente pelo TripAdvisor. Isso significa, portanto, que quanto melhor e mais completo for o site do seu hotel, melhor será a experiência do seu público. Consequentemente, você aumentará suas chances de conquistar novos clientes pela porta de entrada online do seu estabelecimento. Que tal?

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a aprimorar o trabalho que você realiza na web, apresentamos a seguir seis dicas para tornar o site do seu hotel mais atrativo.

Acompanhe!

6 dicas para tornar o site do seu hotel mais atrativo

1) Produza conteúdo de qualidade para o site do seu hotel

blog do varejo

De acordo com Clayton Reid, CEO da MMGY Global, agência de marketing especializada nos mercados de turismo e hospitalidade, um viajante típico visita em média 34 websites na hora de planejar uma viagem.

E isso acontece não apenas porque o seu prospect quer ampliar seu leque de pesquisa, mas porque normalmente ele precisa visitar diversos sites para encontrar as informações que procura.

Ou seja, há aí uma oportunidade e tanto para você destacar o site do seu hotel! Afinal, ao reunir em um só lugar tudo o que o viajante precisa para planejar sua viagem, você aumenta as chances de conquistá-lo.

Neste sentido, o marketing de conteúdo pode ser seu aliado nesta missão!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo utiliza a divulgação de conteúdos relevantes para um determinado grupo de pessoas com o objetivo de atrair um público qualificado para a empresa.

Portanto, o foco principal dessa estratégia de marketing é o fortalecimento do relacionamento com o público – seja ele formado por clientes atuais ou futuros.

–> Saiba mais!
 Marketing de conteúdo na hotelaria

Gostou da ideia e quer se aventurar por esse universo? Sua primeira preocupação deve ser produzir conteúdo relevante para o usuário – seja por meio de um blog ou de perfis nas redes sociais.

Digamos, por exemplo, que seu estabelecimento esteja localizado em uma cidade do nordeste. Neste caso, você não deve apenas destacar o óbvio – isto é, os pontos turísticos que todos conhecem –, precisa ir além. Ou seja, produza conteúdos com roteiros, lugares diferentes para visitação, restaurantes, onde fazer compras, quais são os valores, e assim por diante.

Saiba mais!

4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais
Como interagir com os viajantes nas redes sociais
A influência do Instagram no mercado de viagens
Instagram na hotelaria: 7 perfis para você se inspirar
12 ideias de como usar o Instagram para fortalecer a marca do seu hotel
Como usar o Snapchat e o Instagram Stories na hotelaria
Como usar o Facebook para fortalecer a imagem do seu hotel ou pousada

2) Dê importância para a parte visual do site do seu hotel

Marketing de conteúdo na hotelaria

Um dos principais desafios dos profissionais responsáveis pelo marketing digital das empresas – hoteleiras ou não – é garantir que os visitantes de seus sites sejam convencidos, em poucos segundos, a permanecer nas páginas em questão.

Isso quer dizer que o site do seu hotel deve ser uma porta de entrada inesquecível para o possível cliente!

Assim, é importante caprichar na parte visual, desenvolver um layout atraente, publicar fotos encantadoras e ainda oferecer uma experiência de navegabilidade impecável. Afinal, tudo isso é determinante para reter um usuário no site do seu hotel e transformá-lo em cliente.

Leia também!

Erros de design que prejudicam a experiência do cliente no e-commerce
Como aumentar as reservas pelo site com a ajuda do design
Como o design da loja virtual pode influenciar as vendas

3) Atualize as fotos do site do seu hotel e proporcione uma experiência diferenciada

site do seu hotel

É comum entrarmos em sites e vermos fotos antigas e desatualizadas. Isso acontece porque dá trabalho ficar tirando novas e atualizando o site com frequência. Porém, ver fotos atuais – e bonitas – é muito importante para qualquer consumidor, uma vez que gera mais confiança e segurança de que aquele lugar é “real”.

Mas você pode ir muito além. Para qualificar a experiência, existe a possibilidade de gerar um tour virtual 360º pelas dependências do hotel. Utilizar esse tipo de recurso é uma estratégia diferenciada e que proporcionará ao usuário uma vivência antecipada do hotel, o que ajudará a criar uma conexão maior.

Na prática

O vídeo abaixo, feito pelo hotel Atlantis Dubai, é um ótimo exemplo desse tipo de vídeo. Assista!

Leia também!

O poder das imagens na hotelaria
Especialista dá dicas de fotografia para a hotelaria
Realidade virtual na hotelaria

4) Aposte no poder dos vídeos

site do seu hotel

Por falar em vídeo…

Segundo a Eye View Digital, o recurso de vídeos nas páginas de um site pode aumentar as conversões em até 86%.

Neste sentido, se você quiser começar a produzir vídeos para o seu estabelecimento, é importante criar um calendário editorial e ter frequência nas publicações, pois isso ajuda a engajar a audiência e a ampliar o alcance do seu trabalho.

Você pode estar se perguntando: o que o meu hotel poderia divulgar em formato de vídeo? Existem algumas opções, veja abaixo:

  • Vídeos ao vivo com publicações nas redes sociais e direcionando ao site do seu hotel.
  • Contar a experiência de algum hóspede, mostrando momentos de descontração e trazendo depoimentos.
  • Divulgar as novidades do hotel (alguma reforma, novos funcionários, novas parcerias etc.).
  • Adiantar ao público as futuras inovações.
  • Informar sobre pacotes e promoções ao longo do ano.

Ou seja, ideias não faltam. O fundamental é ter planejamento e colocar a mão na massa. Certamente isso chamará a atenção do público.

Leia também!

Ideias de vídeo marketing para o seu hotel ou pousada

5) Abra espaço para recomendações

site do seu hotel

De acordo com a consultoria Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Por isso, é fundamental que haja um espaço para que as pessoas possam avaliar a experiência que tiveram em seu estabelecimento no site do seu hotel. Não tem problema se alguns comentários forem negativos, afinal de contas sempre vai ter alguém insatisfeito. O importante é saber filtrar e responder a todos. Isso dará confiança ao usuário que estiver navegando pelo seu site.

Leia também!

Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes
Como gerenciar e responder as avaliações dos hóspedes na internet
3 dicas práticas para receber feedback dos hóspedes todos os dias
Como conseguir mais feedbacks dos hóspedes

6) Seja útil ao potencial cliente e ao hóspede ao mesmo tempo

atrair mais hóspedes

Uma novidade que tem se destacado no mercado é a maneira como alguns estabelecimentos hoteleiros se comunicam e mantêm relacionamento com os hóspedes. Isso é possível graças a um simples chat online, cujo objetivo é tirar as dúvidas das pessoas durante a navegação pelo site e servir como facilitador para o cliente.

De acordo com o Info-Tickets, “o chat online permite que o visitante do site do hotel entre no aplicativo para escrever e conversar em tempo real com um atendente de reservas do hotel para tirar dúvidas sobre a hospedagem, preços, disponibilidades, entre outros questionamentos”.

Investir numa ferramenta assim pode ser uma boa para você melhorar

Leia também!

Chatbots na hotelaria: Inteligência artificial a serviço dos viajantes
Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais

Bônus: Divulgue o site do seu hotel!

marketing local na hotelariaEmbora pareça óbvio, é preciso dizer: não se esqueça de divulgar o site do seu hotel nas redes sociais! Afinal, quanto mais tráfego ele tiver, melhor será o resultado que ele trará.

Muitos hotéis e pousadas pecam nesse sentido, e é por esse motivo que as pessoas acabam indo para sites como TripAdvisor ou Booking para avaliar e escolher um hotel. Não deixe que isso aconteça na sua empresa.

Agora, é com você!

Coloque essas dicas em prática, esteja presente na internet de todas as maneiras, ofereça uma experiência incrível no seu site e conquiste novos – e fiéis – hóspedes. 

Sucesso!

Leituras complementares:

O que é storytelling e como utilizá-lo para divulgar seu hotel ou pousada
Como usar o e-mail marketing na hotelaria
Como usar o WhatsApp na hotelaria

Imagens: Domenico Loia on Unsplash

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 7
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "Como tornar o site do seu hotel mais atrativo para os viajantes"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo