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4 ações para aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada

4 ações para aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/12/18

Aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada significa desenvolver estratégias e processos que tragam mais agilidade, produtividade e lucratividade. Para isso, é importante investir tempo e dinheiro em ferramentas e ações que estejam alinhadas ao seu negócio, ao seu público e ao seu mercado.

Quer seguir esta receita em 2019?

Leia este artigo e conheça quatro ações que tornarão o seu negócio hoteleiro mais eficiente e rentável!

4 ações para aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada  

Para aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada é preciso:

– Desenvolver processos mais inteligentes.
– Escolher as melhores ferramentas para o seu negócio.
– Investir na capacitação dos profissionais.
– Escutar o que o seu público tem a dizer.

Aprenda mais a seguir!

1 – Prepare e motive sua equipe

aumentar a eficiência do seu hotel

Os profissionais da sua empresa são um dos principais responsáveis pelo nível de eficiência do seu negócio. Mas, calma…  Isso não quer dizer que quando há ineficiência a culpa é toda da sua equipe!

Para que seus funcionários possam cumprir o papel de trazer mais agilidade e produtividade, é importante oferecer um ambiente favorável, com ferramentas e processos adequados, e capacitar e motivar os colaboradores para que eles possam dar o melhor de si.

Lembre-se! É seu papel como gestor garantir que o capital humano do hotel ou pousada esteja sendo utilizado da melhor maneira possível, trazendo mais agilidade e lucratividade.

Os artigos abaixo trazem dicas importantes sobre como preparar e motivar sua equipe. Não deixe de ler!

9 dicas de gestão de pessoas na hotelaria
→ Como motivar a equipe do seu hotel ou pousada
Como treinar a equipe do seu hotel ou pousada
4 formas de treinar a equipe de seu hotel de forma prática e barata
Como treinar a equipe do seu hotel ou pousada para aumentar as reservas por telefone
Como comandar o time de camareiras e garantir um serviço de qualidade

2 – Aprimore a comunicação interna

aumentar a eficiência do seu hotel

Pegue uma equipe despreparada e desmotivada, adicione ruídos na comunicação e misture com um líder fechado, que não conversa com seu time. Está pronta a receita para uma empresa com muitos problemas!

A comunicação interna é fundamental para aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada porque:

Por meio da troca de informações todos na equipe caminham juntos em direção aos objetivos do negócio.
A falta de processos de comunicação interna pode fazer os profissionais se sentirem isolados, desvalorizados e, consequentemente, desmotivados.
Através da comunicação interna é possível identificar com rapidez possíveis problemas ou falhas que precisam ser resolvidos e ainda reunir sugestões de melhorias com mais agilidade.

Ou seja, uma comunicação eficaz entre as áreas, profissionais e líderes resulta em uma empresa mais unida, alinhada e eficiente.

Os artigos abaixo trazem dicas importantes para aprimorar a comunicação interna em seu estabelecimento. Confira!

3 dinâmicas de grupo para melhorar a comunicação entre a equipe
5 dicas para ouvir melhor o que os outros têm a dizer
6 dicas práticas para desenvolver sua inteligência emocional

3 – Adote ferramentas digitais para agilizar processos

aumentar a eficiência do seu hotel

Processos que tomam muito tempo e são feitos manualmente podem prejudicar o nível de eficiência do seu negócio. Neste sentido, utilizar a tecnologia a seu favor trará mais produtividade e eficácia aos seus processos.

Em muitos casos, não se trata apenas de tornar as tarefas mais ágeis, mas também trazer mais segurança e diminuir as chances de erros. Análises de informações para geração de relatórios, por exemplo, podem ser feitas de maneira muito mais rápida e eficiente com a ajuda de um sistema especializado.

Indo além, a utilização da ferramenta certa em seus processos pode contribuir também para o desenvolvimento de estratégias mais inteligentes. Com mais tempo livre e mais informações certeiras em mãos, ficará mais fácil para o gestor e os profissionais pensarem em ações estratégicas que melhorem a eficiência interna e o posicionamento da empresa no mercado.

Quer conhecer ferramentas que podem contribuir para aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada? Leia estes artigos:

12 ferramentas para ajudar na gestão do seu hotel ou pousada
7 ferramentas on-line gratuitas para controle de orçamento
Como escolher a melhor ferramenta de gestão de reservas para o seu hotel ou pousada
5 formas de usar CRM na hotelaria para melhorar a experiência do hóspede

4 – Foque no que o seu público quer e precisa

aumentar a eficiência do seu hotel

A cada dia surge uma tendência, uma pesquisa ou uma nova tecnologia que indica informações e mudanças importantes sobre o mercado de hospedagem. Muitas vezes, pode parecer difícil saber qual direção tomar. Por isso mesmo, muitos gestores acabam “atirando para todos os lados”.

No entanto, ao invés de seguir cada novidade que aparece, leve em conta, em primeiro lugar, aquilo que o seu público quer e precisa. Do contrário, você irá desenvolver estratégias e investir em ferramentas que não apenas não ajudam a aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada, como também não atraem mais hóspedes e não aprimoram os resultados do seu negócio.

Não é isso que você quer, certo?

Então, crie processos e estratégias para estar sempre coletando a opinião de seus clientes e observando o comportamento e as preferências deles. Por exemplo:

Incentive seus hóspedes a deixarem feedback sobre a experiência deles em seu estabelecimento. Depois, avalie os comentários para identificar necessidades de melhorias.
Estude as principais reclamações dos clientes para verificar qual área merece maior atenção e investimento em termos de ajustes de processos e utilização de novas tecnologias.
Verifique quais são os canais mais utilizados pelo seu público e crie estratégias para estar presente nessas plataformas.
Faça pesquisas direcionadas com seus clientes para levantar sugestões do que pode ser melhorado tanto em termos de atendimento quanto de hospedagem.
Liste as principais dúvidas dos seus hóspedes para entender de que forma tornar sua interação com os clientes mais clara e objetiva – diminuindo, assim, barreiras nos processos de reserva e comunicação.

Por fim, a partir das informações coletadas por meio dessas ações, você estará muito mais equipado para entender o que realmente irá fazer diferença na eficiência do seu negócio e na satisfação do seu público.

Leia os artigos abaixo para aprender ações e estratégias que o ajudarão a conhecer melhor as preferências dos seus clientes:

Entenda o seu público e saiba como criar as personas do seu hotel ou pousada
4 formas de medir a satisfação de seus hóspedes
Como conseguir mais feedbacks dos hóspedes
Sites de avaliação que o seu hotel ou pousada precisa monitorar
Como gerenciar e responder as avaliações dos hóspedes na internet
Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes
Como usar o TripAdvisor e o Booking.com para melhorar a satisfação de seus hóspedes

Então, recapitulando…

As quatro ações que ajudarão a aumentar a eficiência do seu hotel são:

1 – Preparar e motivar sua equipe.
2 – Aprimorar a comunicação interna.
3 – Adotar ferramentas digitais para agilizar processos.
4 – Focar em ações e estratégias alinhadas às necessidades do seu público.

Agora, é com você!

Aplique esse conhecimento na prática e tenha um 2019 mais produtivo, eficiente e lucrativo!

Imagens: Rawpixel

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