fbpx

Nossas Sugestões

Dicas para aproveitar a Black Friday + guia com dicas práticas para vender mais nessa data

Dicas para aproveitar a Black Friday + guia com dicas práticas para vender mais nessa data

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/10/18

A Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. O feriado, que tem origem norte-americana, consolidou-se no Brasil e atualmente ajuda a movimentar o comércio físico e online no final de novembro.

Olha só o que estudos recentes apontaram:

— 69% dos consumidores online afirmaram já ter comprado na Black Friday. Fonte: Google
— De acordo com o mesmo levantamento, entre os que não compraram na Black Friday em anos anteriores, 78% afirmaram que pretendem aproveitar as ofertas desta ocasião este ano.
— Este ano, a Black Friday deve movimentar cerca de R$ 2,4 bilhões. Isso representa um aumento de 15% em relação ao ano passado. Fonte: e-bit|Nielsen

black friday

Boas perspectivas, não é mesmo?

Sua loja está preparada para aproveitar as oportunidades dessa época – não apenas para vender mais, mas também para conquistar os consumidores? Ainda não? Nós podemos ajudá-lo!

Siga a leitura deste artigo e confira dicas práticas que o ajudarão a montar estratégias eficientes para aumentar suas vendas sem prejudicar o relacionamento com os clientes!

Vamos lá?

Origem e objetivos da Black Friday

A Black Friday é uma ação que nasceu no varejo norte-americano e está relacionada ao feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças).  O Thanksgiving acontece toda 4º quinta-feira do mês de novembro. No dia seguinte, com o objetivo de limpar o estoque de produtos para chegada de novos itens para o Natal, as lojas físicas e virtuais fazem grandes promoções.

Aqui no Brasil, apesar de não termos o feriado de Thanksgiving, diversas lojas se apropriaram da Black Friday. O objetivo é o mesmo do dos lojistas americanos: vender produtos parados no estoque dando grandes descontos.

black friday

MAS, CUIDADO! Aí há uma pegadinha e uma dica importante sobre como aproveitar de forma eficiente a Black Friday:

O objetivo não é apenas vender, e sim, vender e estreitar o relacionamento com o cliente.

Lembre que a origem da Black Friday está associada ao Dia de Ação de Graças. Neste feriado, os norte-americanos reúnem a família e agradecem pelo o que têm. Então, o espírito de fraternidade e união também deve estar aliado às ações da Black Friday.

Para efetuar estratégias nesse sentido, sua loja precisa:

1 – Aliar as ofertas a ações que ajudem a fortalecer o relacionamento com os clientes. Você pode, por exemplo, associar os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre ele.
2 – Preocupar-se em fazer o cliente voltar no futuro. Quando alguém realizar suas compras na Black Friday, dê descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de Natal, por exemplo.

Aprenda mais! 
7 dicas para aproveitar a sexta-feira negra para vender mais

A importância da transparência

No estudo do Google, 38% dos consumidores entrevistados disseram que não compram na Black Friday porque não confiam nos descontos ou ofertas oferecidas pelas lojas nesta data.

black friday

Fica claro que muitos clientes se recusam a participar da Black Friday por conta da desconfiança em relação aos chamados “descontos maquiados” – quando as lojas aumentam o preço no período anterior ao desconto, dando a impressão de que o desconto é maior do que realmente é.

Inclusive, o alto número de denúncias e reclamações nesse sentido resultou na abertura de uma investigação do Ministério Público para verificar se as lojas realizaram tal prática em 2017.

Por isso, para se destacar nessa data, sua loja precisa ser honesta e transparente em relação aos descontos oferecidos.

Lembre-se: um desconto alto pode até atrair mais clientes temporariamente. No entanto, a falta de credibilidade resultará em danos muito maiores e de longo prazo para o seu negócio.

Além disso, de maneira alguma tente igualar os seus descontos aos descontos oferecidos pela concorrência. É fundamental levar em conta as reais condições do seu negócio. 

Aprenda mais! 
Quando e como dar desconto de maneira estratégica

Veja a data como parte das estratégias de fim de ano

black friday

Ao planejar as ofertas que sua loja irá oferecer na Black Friday, é importante enxergar a data não de maneira isolada, mas sim considerando outras ações que seu negócio irá promover no final de ano.

Isso evita, por exemplo, que você “queime” as promoções e os produtos de Natal durante a Black Friday.

Se o cliente perceber que a promoção do Natal é igual à da Black Friday, sua loja vai perder a credibilidade e deixar de provocar nele o sentimento de urgência para que ele aproveite suas promoções antes que acabem.

Nesse sentido, uma dica interessante é distribuir as promoções com focos diferentes.

Neste sentido, você pode, por exemplo, oferecer promoções que aliam desconto a relacionamento na Black Friday e, no Natal, trabalhar com foco na venda de valor – ou seja, com menos descontos.

Leia também! 
Como fazer promoções para o Natal

Analise e adapte os processos da loja

Preparar promoções e descontos é apenas uma parte do planejamento para a Black Friday.

Para efetivamente ter sucesso nessa data, sem deixar os clientes insatisfeitos, você também precisa preparar seus processos e sua estrutura para o aumento do movimento nessa época.

experiência do cliente

Algumas questões a serem analisadas nesse sentido:

— Seu estoque está preparado para o aumento da demanda?
— A equipe da sua loja é suficiente? Talvez seja necessário contratar temporários para este dia.
— Seus processos atenderão ao alto movimento? Pode ser necessário avaliar processos de cadastro e pagamento para agilizar o check-out nessa data e evitar a formação de longas filas de espera.
— Se você tem uma loja online, seu site está apto a receber um grande número de visitas?

Cuidar desses “detalhes” é fundamental para oferecer uma experiência de compra positiva. Isso, por sua vez, aumentará as chances de os clientes da Black Friday voltarem em outras ocasiões.

Aprenda mais! 
A Black Friday está chegando! Sua loja está pronta?

Baixe nosso Guia para a Black Friday

black friday

No nosso Guia, você aprenderá:

4 dicas para vender mais na Black Friday e fazer os clientes voltarem o ano todo.
4 erros cometidos pelos lojistas na Black Friday e como evitá-los.
Como pequenos lojistas podem se destacar nessa data.

Faça o download gratuito deste material. Depois, compartilhe as informações com sua equipe!

Clique aqui para baixar este guia.

Gostou das dicas? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário. Queremos ajudá-lo cada vez mais oferecendo um conteúdo alinhado ao que você precisa!

Boas vendas!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Dicas para aproveitar a Black Friday + guia com dicas práticas para vender mais nessa data"

Comentar