fbpx

Nossas Sugestões

Bleisure – o que é essa tendência e como aproveitá-la em seu hotel

Bleisure – o que é essa tendência e como aproveitá-la em seu hotel

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/01/17

Você já sabe que as viagens de negócio são uma grande oportunidade para o seu hotel ou pousada, certo? Pois é, pesquisas nacionais apontam que o turismo corporativo cresce a cada ano no Brasil e que esse tipo de viajante gasta quase o dobro do que aqueles que viajam a lazer!

Mas existe uma outra categoria dentro desse segmento que também vem se destacando cada vez mais. A ela dá-se o nome de bleisure.

Quer saber mais sobre esse conceito e como você pode aproveitar essa tendência para aumentar a ocupação do seu estabelecimento? Então, está no lugar certo! Veja a seguir informações e dicas sobre como as viagens do tipo bleisure podem ser benéficas para o seu hotel ou pousada.

O que é bleisure

Bleisure é uma união de uma viagem de negócios com uma viagem a lazer (a expressão tem origem no inglês: business + leisure). Ou seja, é quando alguém vai para algum lugar porque tem negócios a tratar lá, mas acaba estendendo a estadia para aproveitar e fazer turismo no mesmo local.

Os viajantes bleisure podem ser:

Pessoas que amam viajar e aproveitam os destinos relacionados a seus negócios para conhecer novos lugares.

Ou pessoas que não têm tempo para viajar e, já que estão se ausentando para fazer uma viagem de trabalho, aproveitam a oportunidade para fazer turismo também.

Estatísticas sobre essa tendência:

  • De acordo com pesquisas da Phocuswright, 64% dos viajantes a negócios incluem pelo menos uma extensão livre durante suas viagens – a média é de quatro dias de extensão.
  • 60% desse público fazem a extensão da viagem acompanhados por outra pessoa.
  • Outro estudo internacional mostrou que um em cada cinco viajantes corporativos realizam viagens de bleisure, representando 7% de todas as viagens desse segmento.
  • Em aproximadamente metade desse tipo de viagem os dias a lazer ocorrem ao final do período viajando – em 30% dos casos ocorre no início e para 20% o lazer acontece tanto no início como no final da viagem.

Como aproveitar a tendência bleisure em seu hotel ou pousada

Os dados comprovam: os viajantes corporativos estão estendendo suas viagens para fazer turismo – sozinhos ou acompanhados com amigos ou familiares. Mas o que o seu hotel ou pousada pode fazer em relação a isso para movimentar o seu estabelecimento? As informações a seguir irão dar alguns caminhos para isso:

1) Atraia viajantes a trabalho

Antes de tudo, seu hotel precisa estar entre as melhores opções para as empresas e profissionais que buscam estadia durante suas viagens de trabalho.

Para isso, você pode fazer parcerias com as próprias empresas ou com agências de turismo, pode promover eventos corporativos para atrair esse público ou oferecer serviços especialmente voltados para esse tipo de viajante.

Nós já escrevemos um artigo explicando todas essas dicas e mostrando como seu estabelecimento pode aproveitar o turismo corporativo. Clique aqui para ler.

2) Ofereça pacotes especiais de bleisure

Uma maneira de se destacar e atrair a atenção desse público é oferecendo pacotes especiais para viajantes a negócio que pretendem prolongar a estadia para aproveitar o turismo local. Isso mostra que o seu estabelecimento se preparou para ajudá-lo nessa viagem especial.

Sugestões para colocar em prática:

  • Dê descontos para empresários que quiserem ficar uns dias a mais no hotel para conhecer a região.
  • Ofereça café da manhã grátis nos dias de folga do hóspede que tem a viagem a negócios como seu objetivo principal.
  • Empresas que quiserem dar uns dias a mais para o profissional descansar durante a viagem podem ganhar condições especiais de pagamento.

3) Incentive o viajante corporativo a trazer uma companhia

Muitos profissionais aproveitam as viagens de negócios para curtir os destinos com seus familiares – para aqueles que viajam muito a trabalho, por exemplo, essa é uma forma de estar mais perto. Ao oferecer serviços especificamente para esse tipo de público, seu hotel pode atrair mais hóspedes.

Sugestões para colocar em prática:

  • Ofereça café da manhã grátis para empresários que quiserem trazer alguém da família.
  • Dê desconto para os cônjuges que quiserem acompanhar os seus parceiros na viagem deles a trabalho.
  • Quando receber algum empresário que está viajando a trabalho, ofereça condições especiais para que ele possa trazer a família da próxima vez.

4) Envie informações sobre a região

Quer convencer os viajantes a negócio a ficar uns dias a mais em seu hotel? Além de oferecer condições especiais para isso – como citamos nas dicas anteriores –, você também pode mostrar que vale a pena aproveitar a viagem para conhecer a região.

Sugestões para colocar em prática:

  • Envie a agenda de atividades culturais que estarão acontecendo na cidade nos dias próximos à estadia do viajante a trabalho. Se ele achar algo interessante, pode ser que adiante ou estenda a viagem para aproveitar tal oportunidade.
  • Envie informações turísticas sobre o que fazer na cidade. Da mesma forma, ele pode se encantar por algo e decidir aproveitar a viagem para conhecer a região.

5) Faça uma comunicação específica para esse público

Uma ação importante para incentivar um viajante a trabalho a estender sua estadia no hotel é mostrando a ele que existe essa possibilidade. Por isso, quando seu hotel conseguir identificar que determinado hóspede estará viajando a trabalho, mostre a ele a possibilidade de ficar uns dias a mais para conhecer a cidade.

Sugestões para colocar em prática:

  • Envie e-mails com as informações de pacotes e serviços especiais (citados nas dicas 2 e 3).
  • Sugira à empresa que ela ofereça essa extensão da viagem como um bônus para o funcionário.
  • Faça um kit com todas as informações sobre as oportunidades de bleisure em seu hotel e envie para empresas e profissionais que já se hospedaram em seu estabelecimento em viagens corporativas no passado.

6) Tenha um programa de fidelidade especial

Programa de fidelidade é uma ferramenta excelente para conquistar a lealdade dos hóspedes e fazê-los voltar sempre. E ela pode ajudar aumentar a frequência de viagens bleisure em seu estabelecimento! Para isso, basta oferecer condições especiais para estadia prolongada aos viajantes corporativos que são fiéis ao seu hotel.

Sugestões para colocar em prática:

  • A cada diária de viagem a trabalho, o hóspede ganha x% de desconto para ficar um dia a mais e trazer um familiar.
  • Viajantes a negócio que trouxerem a família na sua próxima estadia ganham café da manhã grátis.
  • X hospedagens relacionadas a viagens de trabalho dão direito a uma diária gratuita para estender a estadia.

Ajudar esse público a adicionar lazer em suas viagens de trabalho vai fazer com que esses clientes sejam mais fiéis ao seu estabelecimento, que voltem em outras oportunidades com a família e/ou amigos e também que indiquem seu hotel ou pousada para seus conhecidos.

Gostou das dicas? Você já pratica alguma dessas estratégias? Deixe abaixo um comentário com suas considerações e dúvidas sobre esse tema e nos ajude a ajudar você e seus colegas do setor hoteleiro!

Sucesso!

Informações: Diário do Turismo; CWT   |   Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


8 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

8

comentários em "Bleisure – o que é essa tendência e como aproveitá-la em seu hotel"

Comentar