Você já sabe que as viagens de negócio são uma grande oportunidade para o seu hotel ou pousada, certo? Pois é, pesquisas nacionais apontam que o turismo corporativo cresce a cada ano no Brasil e que esse tipo de viajante gasta quase o dobro do que aqueles que viajam a lazer!
Mas existe uma outra categoria dentro desse segmento que também vem se destacando cada vez mais. A ela dá-se o nome de bleisure.
Quer saber mais sobre esse conceito e como você pode aproveitar essa tendência para aumentar a ocupação do seu estabelecimento? Então, está no lugar certo! Veja a seguir informações e dicas sobre como as viagens do tipo bleisure podem ser benéficas para o seu hotel ou pousada.
Bleisure é uma união de uma viagem de negócios com uma viagem a lazer (a expressão tem origem no inglês: business + leisure). Ou seja, é quando alguém vai para algum lugar porque tem negócios a tratar lá, mas acaba estendendo a estadia para aproveitar e fazer turismo no mesmo local.
Os viajantes bleisure podem ser:
→ Pessoas que amam viajar e aproveitam os destinos relacionados a seus negócios para conhecer novos lugares.
→ Ou pessoas que não têm tempo para viajar e, já que estão se ausentando para fazer uma viagem de trabalho, aproveitam a oportunidade para fazer turismo também.
Estatísticas sobre essa tendência:
Os dados comprovam: os viajantes corporativos estão estendendo suas viagens para fazer turismo – sozinhos ou acompanhados com amigos ou familiares. Mas o que o seu hotel ou pousada pode fazer em relação a isso para movimentar o seu estabelecimento? As informações a seguir irão dar alguns caminhos para isso:
Antes de tudo, seu hotel precisa estar entre as melhores opções para as empresas e profissionais que buscam estadia durante suas viagens de trabalho.
Para isso, você pode fazer parcerias com as próprias empresas ou com agências de turismo, pode promover eventos corporativos para atrair esse público ou oferecer serviços especialmente voltados para esse tipo de viajante.
Nós já escrevemos um artigo explicando todas essas dicas e mostrando como seu estabelecimento pode aproveitar o turismo corporativo. Clique aqui para ler.
Uma maneira de se destacar e atrair a atenção desse público é oferecendo pacotes especiais para viajantes a negócio que pretendem prolongar a estadia para aproveitar o turismo local. Isso mostra que o seu estabelecimento se preparou para ajudá-lo nessa viagem especial.
Sugestões para colocar em prática:
Muitos profissionais aproveitam as viagens de negócios para curtir os destinos com seus familiares – para aqueles que viajam muito a trabalho, por exemplo, essa é uma forma de estar mais perto. Ao oferecer serviços especificamente para esse tipo de público, seu hotel pode atrair mais hóspedes.
Sugestões para colocar em prática:
Quer convencer os viajantes a negócio a ficar uns dias a mais em seu hotel? Além de oferecer condições especiais para isso – como citamos nas dicas anteriores –, você também pode mostrar que vale a pena aproveitar a viagem para conhecer a região.
Sugestões para colocar em prática:
Uma ação importante para incentivar um viajante a trabalho a estender sua estadia no hotel é mostrando a ele que existe essa possibilidade. Por isso, quando seu hotel conseguir identificar que determinado hóspede estará viajando a trabalho, mostre a ele a possibilidade de ficar uns dias a mais para conhecer a cidade.
Sugestões para colocar em prática:
Programa de fidelidade é uma ferramenta excelente para conquistar a lealdade dos hóspedes e fazê-los voltar sempre. E ela pode ajudar aumentar a frequência de viagens bleisure em seu estabelecimento! Para isso, basta oferecer condições especiais para estadia prolongada aos viajantes corporativos que são fiéis ao seu hotel.
Sugestões para colocar em prática:
Ajudar esse público a adicionar lazer em suas viagens de trabalho vai fazer com que esses clientes sejam mais fiéis ao seu estabelecimento, que voltem em outras oportunidades com a família e/ou amigos e também que indiquem seu hotel ou pousada para seus conhecidos.
Gostou das dicas? Você já pratica alguma dessas estratégias? Deixe abaixo um comentário com suas considerações e dúvidas sobre esse tema e nos ajude a ajudar você e seus colegas do setor hoteleiro!
Sucesso!