Nossas Sugestões

Blog: um aliado da hotelaria para atrair, conquistar e fidelizar clientes

Blog: um aliado da hotelaria para atrair, conquistar e fidelizar clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/08/19

Recentemente, falamos aqui no Blog da Hotelaria sobre a importância de hotéis e pousadas construírem uma presença online forte. Hoje, dando continuidade a esse debate, falaremos sobre como criar um blog para seu hotel ou pousada. Afinal, como revelamos no artigo anterior, um bom trabalho de marketing de conteúdo é essencial nessa jornada.

Porém, antes de falarmos especificamente sobre como criar um blog, precisamos falar sobre a importância desse canal e sobre como um blog pode ajudá-lo a atrair e conquistar mais clientes para o seu estabelecimento.

Vamos lá?

O que estabelecimentos hoteleiros ganham ao criar um blog?

Uma forma de cativar pessoas e gerar empatia é compartilhando histórias – sejam as suas próprias ou as dos seus clientes. E o blog é uma plataforma excelente para isso!

Pode parecer que possuir um blog seja uma tarefa cansativa e que exija muito, mas o lado positivo é que você estará gerando um conteúdo útil para seus hóspedes, sem falar na possibilidade real de atrair novos clientes.

Com um blog, você aumenta a sua chance de criar uma presença online forte e, quando o conteúdo é bem feito, também as chances de seu hotel ser encontrado em pesquisas online e de sua marca ser reconhecida pelos clientes e pelo mercado também aumentam.

Já está convencido de que criar um blog pode ser algo extremamente positivo para o seu estabelecimento? Então vamos as dicas de como fazê-lo!

Leia também!

O que é storytelling e como utilizá-lo para divulgar seu hotel ou pousada

5 dicas para você criar um blog para seu hotel ou pousada
e conquistar bons resultados a partir disso

Como criar um blog para seu hotel ou pousada

Dica #1 para criar um blog para seu hotel ou pousada:
Defina seu público-alvo

customer first no varejoA definição do público-alvo é o ponto de partida do planejamento de qualquer ação de marketing. E não poderia ser diferente quando o papo é criar um blog para seu hotel ou pousada.

Portanto, a primeira missão antes de começar a produzir o conteúdo do blog é definir com quem você deseja conversar!

Para isso, você pode, por exemplo, criar suas “personas”. Esta, aliás, é a maneira mais eficaz de decidir quem é o visitante ideal do seu blog.

Para definir quem é essa “persona”, você precisa saber alguns aspectos como: faixa etária, profissão, classe social e o que essa pessoa procura em um hotel. Falamos sobre tudo isso, em detalhes, neste artigo: Entenda seu público e saiba como criar as personas de seu hotel ou pousada. Não deixe de ler!

Além disso, pesquisas online também ajudam a reunir mais informações específicas de quem é o seu cliente. E, é claro, os dados que você coleta sobre os seus clientes também são valiosos na etapa de planejamento e criação do seu blog. Portanto, use-os a seu favor nessa jornada!

Leia também!

Cadastro dos hóspedes: por que é importante e como fazer
4 dicas para administrar dados dos hóspedes de maneira eficiente

Dica #2 para criar um blog para seu hotel ou pousada:
Preocupe-se com a qualidade do conteúdo publicado

marketing para dispositivos móveisNa hora de pensar no conteúdo de seu blog, tenha em mente que seu principal objetivo deve ser oferecer aos visitantes as respostas que eles procuram. Isso mesmo, não queira apenas “vender” seu hotel ou pousada. Isso será consequência de um trabalho bem feito.

Neste sentido, você pode, por exemplo, produzir conteúdos sobre:

– A região em que seu estabelecimento fica;
– Atividades que os turistas que visitam sua região costumam fazer;
– Curiosidades sobre sua região.
– E assim por diante.

Nestes conteúdos, encaixe chamadas criativas para divulgar seu estabelecimento e despertar no leitor o interesse para saber mais sobre seu hotel ou pousada.

Além disso, lembre-se que para que seu post tenha mais acessos, é importante focar no uso das palavras-chave. Um post bem estruturado, com bom conteúdo e a utilização de palavras-chave tem uma possibilidade maior de aparecer nas pesquisas feitas pelo Google.

Leia também!

O que é SEO e como isso pode ajudar a destacar seu site
Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
Como atrair mais turistas para a sua região fazendo marketing de conteúdo
Viajantes brasileiros querem ajuda no planejamento das viagens
Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem

Dica #3 para criar um blog para seu hotel ou pousada:
Estabeleça um cronograma

Como criar um blog para seu hotel ou pousadaDe (quase) nada adianta produzir um post magnífico, com belas imagens e um ótimo conteúdo e não manter o blog atualizado!

Definir – e respeitar – a periodicidade das postagens do seu blog é fundamental para fazê-lo crescer e se tornar uma importante ferramenta de relacionamento (e de vendas!). Afinal, blogs que não são atualizados frequentemente tendem a não aparecer no topo das páginas de pesquisas do Google. E, consequentemente, perdem valor!

Por isso, é fundamental que você defina quantos conteúdos irá produzir por mês e que respeite essa definição.

Lógico que a qualidade dos conteúdos é mais importante do que a quantidade. Porém, ao manter uma certa rotina de produção, além possibilitar que seu blog tenha mais acessos, você também fideliza o visitante que gosta e se interessa pelos seus posts.

Neste sentido, o ideal é que você não comece “acelerado”. Ou seja, não se proponha a produzir, por exemplo, cinco conteúdos por semana logo de cara. Afinal, as chances de você começar a falhar com seu planejamento serão muito menores se sua meta for menor. Começar com um texto por semana, ou até mesmo um a cada 15 dias, pode ser uma saída melhor.

Leia também!

O poder das imagens na hotelaria
Especialista dá dicas de fotografia para a hotelaria
O que evitar ao fotografar seu hotel ou pousada

Dica #4 para criar um blog para seu hotel ou pousada:
Posicione seu hotel como um especialista local

marketing local na hotelariaBoas parcerias podem trazer excelentes resultados a todos os envolvidos. Na hotelaria não é diferente.

Existem atrações locais, restaurantes ou praias nas proximidades do seu hotel ou pousada que seus hóspedes merecem conhecer? Valorize tudo isso em seu blog!

Além disso, associe-se a empresas que podem ajudar a tornar a estadia em seu estabelecimento ainda mais interessante aos seus futuros clientes, e fale sobre isso em seus conteúdos online. Afinal, assim, o visitante do seu site perceberá que se hospedar em seu h0tel ou pousada é mais do que simplesmente ter um bom lugar para dormir, é contar com a ajuda de experts na região para viver uma experiência inesquecível.

Leia também!

Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região
Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes
4 exemplos de parcerias na hotelaria que deram muito certo

Dica #5 para criar um blog para seu hotel ou pousada:
Tenha em mente que todo acesso é uma oportunidade de venda

Com seu blog bem organizado e estruturado, e com bons conteúdos sendo publicados periodicamente, os acessos começarão a acontecer naturalmente. A próxima etapa, então, é garantir que esses visitantes se tornem clientes do seu estabelecimento! Para isso, é fundamental possibilitar a reserva direto pelo blog. 

Além disso, também é importante aproveitar este canal para cadastrar os visitantes. Afinal, assim, mesmo que um determinado visitante não faça uma reserva imediatamente, você poderá passar a se comunicar com ele por outros canais, e, quem sabe, conquistá-lo em uma próxima oportunidade.

Em troca do cadastro, você pode oferecer descontos em diárias, café da manhã gratuito e assim por diante.

Leia também!

Transforme os visitantes do seu site em hóspedes do seu hotel ou pousada
Como usar e-mail marketing na hotelaria
10 ideias de promoções na hotelaria

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de divulgar os conteúdos do seu blog nas redes sociais do seu hotel ou pousada, em newsletters enviadas aos cadastrados na sua base, em áreas comuns do estabelecimento (sim, offline mesmo!) etc. Isso ajudará a manter o blog sempre movimentado e vivo!

Sucesso!

E aí, já está pronto para criar um blog para o seu hotel ou pousada e atrair mais cliente para o seu estabelecimento?

Você já possui um blog? O que funciona e o que você acha que precisa melhorar? Deixe um comentário compartilhando sua experiência e inspire outros gestores hoteleiros.

Imagens: freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Blog: um aliado da hotelaria para atrair, conquistar e fidelizar clientes"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo