Campanhas de vendas podem ajudar a potencializar seus resultados neste Natal. Mas, para isso, você precisa saber como criá-las. Está na hora de aprender!
Você já sabe que o Natal é uma das melhores épocas para potencializar os resultados de vendas da sua loja, certo?
Mas para aproveitar ao máximo esta data, além de preparar a loja com estoque extra e ofertas especiais, é fundamental motivar a equipe. Afinal, quanto mais os vendedores estiverem motivados a vender, melhor eles irão atender seus clientes. Consequentemente, mais satisfeitos os consumidores sairão da sua loja.
Neste sentido, realizar uma campanha de vendas pode ser uma excelente ideia para motivar a equipe a vender mais em dezembro.
Pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir um passo a passo detalhado sobre como criar uma campanha de vendas para o Natal. Acompanhe e anime-se para desenvolver uma campanha de vendas que fará a diferença no seu caixa este ano!
Campanhas de vendas são ações realizadas para incentivar os vendedores a baterem metas. Para isso, benefícios e prêmios são oferecidos para a equipe e/ou para os profissionais que alcançarem os objetivos propostos.
A ideia central das campanhas de vendas é fazer o time comercial se engajar em uma missão. Isso, por sua vez, ajuda aumentar a produtividade dos profissionais e a melhorar o trabalho em equipe, o que potencializa as chances de bons resultados serem conquistados.
Para trazerem bons resultados, as campanhas de vendas precisam de planejamento, acompanhamento e revisão.
Saiba o que deve ser feito em cada uma das três fases de uma campanha de vendas e comece a planejar as ações que vão fazer deste o melhor Natal em vendas da história da sua loja!
Campanhas de vendas geralmente possuem um tema específico, pois isso ajuda a dar um tom mais lúdico e divertido às ações.
Para uma campanha de Natal, você pode escolher temas envolvendo essa data ou definir um tema que esteja alinhado ao perfil do seu time. Algumas ideias:
– Temas relacionados a filmes;
– Temas relacionados a jogos;
– Temas envolvendo personagens;
– Etc.
Como o nome sugere, campanhas de vendas visam fazer sua equipe vender mais. Mas saber isso não é o suficiente! É importante esclarecer os objetivos específicos a serem alcançados.
Avalie questões como:
– Quanto (em porcentagem ou valores financeiros) as vendas devem crescer em dezembro?
– Existe alguma linha de produtos que precisa ser trabalhada mais, ou o objetivo é trabalhar o mix como um todo?
– Quais são as metas individuais e quais são as metas coletivas da campanha de vendas?
– O crescimento das vendas será medido em relação aos meses anteriores ou ao Natal do ano passado?
Além de definir objetivos e metas, é crucial esclarecer o prazo da campanha e também as regras de funcionamento.
Por exemplo:
– Pode dar desconto para bater a meta? Se sim, qual é a porcentagem máxima? Se não, o que é possível fazer – oferecer garantia estendida com preço especial, não cobrar pela entrega, estender o prazo de troca?
– Como o desempenho dos profissionais será monitorado e como funcionará o sistema de avaliação?
– As compras à vista garantem uma pontuação maior em relação às compras a prazo?
Ainda no planejamento, é preciso definir quem serão os participantes da campanha e, quando necessário, criar metas de acordo com a área do profissional.
Digamos, por exemplo, que sua loja tenha uma central de vendas por telefone e uma área de e-commerce. Como são categorias diferentes, é mais justo criar metas específicas para esses setores, diferente das metas estabelecidas para a equipe comercial que atua no estabelecimento físico.
Campanhas de vendas podem utilizar diferentes sistemas de avaliação e premiação. Estes são alguns modelos possíveis:
– Premiação para os vendedores que mais venderem.
– Premiação para a equipe que vender mais.
– Premiação para as equipes e/ou os profissionais que alcançarem as metas.
– Sorteio de prêmios entre os profissionais que atingirem as metas.
Cabe a você analisar as possibilidades e escolher o modelo que mais se encaixar na realidade da sua empresa. Se preferir, você pode misturar sistemas que premiem os profissionais e a equipe para incentivar, ao mesmo tempo, o aumento de vendas individuais e o trabalho em equipe.
Na hora de escolher os incentivos da sua campanha de vendas para o Natal, nada de pensar naquilo que você acha interessante. O foco deve estar na sua equipe. Portanto, questione-se: o que é interessante para os colaboradores da sua loja?
Neste sentido, lembre que, além de produtos ou bônus financeiro, é interessante oferecer prêmios na forma de experiências, como: viagens; dias extras de folga; cursos; atividade culturais ou recreativas etc.
Conversar previamente com os vendedores e pedir a opinião deles pode ser interessante para garantir que as suas decisões agradem – e, de fato, motivem – os seus colaboradores. Pense nisso!
Faça uma divulgação interna bem forte para chamar todos os profissionais e incentivá-los a participar da campanha de vendas. Para isso, envie e-mails, espalhe cartazes, faça uma reunião ou confraternização e dê o pontapé inicial.
De nada adianta fazer muito barulho no lançamento e nunca mais tocar no assunto. É muito importante continuar se comunicando com os profissionais para incentivá-los a se empenharem na campanha.
Uma das formas de fazer isso é criando uma plataforma para reunir as informações sobre a campanha e manter toda a equipe atualizada sobre o desempenho geral.
Você pode, por exemplo, fazer isso pela intranet da empresa, em um site criado especialmente para a campanha, no blog da equipe, por e-mail, em um grupo em uma rede social ou no WhatsApp.
Para não ter surpresas desagradáveis no final, é fundamental acompanhar diariamente a performance da campanha.
Imagine a seguinte situação:
Você lança a campanha e deixa para verificar os resultados apenas um dia antes de ela terminar. Ao verificar o placar, percebe que nenhum vendedor está perto de alcançar as metas… Aí, já será tarde demais para tentar reverter a situação.
Acompanhando de perto o desempenho da equipe durante a campanha de vendas para o Natal, você poderá identificar as necessidades de ajustes, tais como:
– Se ninguém estiver evoluindo nas vendas, pode ser que você precise melhorar os incentivos, que as metas não estejam realistas ou que as regras não estejam claras.
– Se há apenas resultados individuais positivos, mas a meta coletiva está longe de ser alcançada, pode ser que a campanha esteja incentivando mais a competição do que a colaboração entre os profissionais.
Uma maneira interessante de manter os vendedores motivados durante a campanha de vendas é criando minimetas – que marcam a evolução dos resultados a caminho do alcance do objetivo final.
– Digamos que sua loja definiu que o objetivo é vender 20% a mais do que no Natal do ano anterior. Você pode criar minimetas de 5% ou 10%.
Informe e comemore com a equipe o alcance dessas vitórias parciais para incentivar os vendedores a irem além! Uma ideia bacana nesse sentido é oferecer brindes surpresas a cada minimeta alcançada.
Leve estas dicas em consideração, planeje, execute e avalie os resultados da sua campanha de vendas edição Natal. Você provavelmente vai ficar satisfeito e querer repetir a dose em outras datas comemorativas no ano que vem.
Sucesso e boas vendas!
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