Nossas Sugestões

Quer alavancar sua carreira? Saia da zona de conforto!

Quer alavancar sua carreira? Saia da zona de conforto!

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/08/19

Pelo simples fato de você estar por aqui, dá pra dizer que você não gosta de ficar estagnado na carreira. Estamos certos? Afinal, este é um canal de conteúdo útil justamente para quem quer o contrário: alavancar sua carreira.

Além disso, o título deste artigo entrega sobre o que vamos falar a seguir. Portanto, se você começou a ler estas linhas, com certeza se interessa pelo que temos a dizer, não é mesmo?

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa: o segredo para alavancar sua carreira no varejo. Ou, melhor, o caminho para alavancar sua carreira no varejo!

Leia também!

5 atitudes dos vendedores de alta performance
Como construir uma carreira de sucesso no varejo

O perigo da zona de conforto para quem quer alavancar sua carreira

Carter Cast – Como alavancar sua carreiraDe acordo com Carter Cast, professor clínico de inovação e empreendedorismo da Kellogg School, indivíduos que se sentem confortáveis ​​demais podem não se sentir seguros e protegidos por muito tempo. Pelo contrário, podem estar no caminho certo para se atrapalhar profissionalmente!

Ou seja, o principal alerta dele para quem quer alavancar sua carreira é: “Não deixe a complacência desviá-lo de seus objetivos”.

Mas o que vem a ser complacência?

Neste sentido, complacência significa resistência à mudança – seja por medo, insegurança e por excessiva preocupação com o meio ou com outras pessoas. Significa se acostumar tanto com uma rotina de trabalho a ponto de o “conforto” se transformar em complacência.

No livro The Right (and Wrong) Stuff: How Brilliant Careers Are Made — and Unmade*, Cast refere-se a pessoas que se tornaram complacentes e resistentes à mudança em seu papel de funcionários “Versão 1.0”. Estes, tendem a não serem curiosos, evitam assumir riscos e querem que tudo fique exatamente do jeito que está.

Segundo o autor, a incapacidade de se adaptar às mudanças pode ser letal!

“Você tem que encontrar maneiras de se manter fresco, especialmente nos dias de hoje, com a enorme taxa de mudança na tecnologia”, diz Cast. “A ruptura está em todo lugar”, conclui.

*As coisas certas (e erradas): Como carreiras brilhantes são feitas – e desfeitas (em tradução literal, ainda não lançado no Brasil)

Como alavancar sua carreira e a de sua equipe e fazer seu negócio prosperar

Como alavancar sua carreira

Estudar, aceitar novos desafios, dar e receber feedback e estar atento às mudanças do mercado. 

Essas são algumas das práticas recomendadas por Cast para quem quer sair da zona de conforto e alavancar sua carreira. Juntamos a elas nossas próprias dicas e, a seguir, apresentamos algumas orientações para ajudá-lo a cumprir com sucesso essa missão.

Acompanhe!

Quer sair da zona de conforto e alavancar sua carreira?
#1 Identifique suas resistências e aceite novos desafios

Você sabia que aprender a lidar com assuntos ou pessoas com as quais se tem resistência pode ser uma ótima forma de alavancar sua carreira? É a tal da resiliência, que nos torna mais fortes e, consequentemente, nos leva mais longe!

Por isso, busque constantemente descobrir maneiras de aprender novas funções e adquirir novos conhecimentos – seja para lidar com processos ou pessoas que fazem parte do seu dia a dia.

Além disso, Carter Cast alerta que a aversão ao risco pode ser paralisante em um contexto de negócios. Por isso mesmo é importante ter em mente que experimentar coisas novas – e fracassar – é inerente a qualquer trabalho.

Portanto, se você deseja alavancar sua carreira e seus negócios, lute contra a aversão ao risco e aceite novos desafios!

Leia também!

8 habilidades que todo vendedor precisa ter para ser um campeão de vendas

Quer sair da zona de conforto e alavancar sua carreira?
#2 Solicite feedback sobre sua atuação aos seus líderes e colegas

Por mais que você desempenhe uma determinada função há bastante tempo, com certeza há coisas que você poderia fazer melhor. E uma ferramenta que pode ser muito útil neste sentido é o feedback. Ou seja, a opinião dos outros – seus colegas, líderes e até mesmo clientes – sobre o que você faz.

Portanto, se você quer sair da sua zona de conforto e alavancar sua carreira, esteja aberto a receber feedback sobre o seu trabalho. Além disso, entenda que mesmo que você não concorde com tudo o que é dito, saber ouvir críticas é essencial para construir uma rede de contatos que faça a diferença na sua carreira.

Ah, e entenda também que lidar com feedbacks, especialmente quando há críticas envolvidas, exige preparo e conhecimento – tanto por parte de quem dá como de quem recebe a orientação. Assim, para que o feedback seja uma verdadeira ferramenta de motivação e de desenvolvimento, ele deve focar no problema, não na pessoa, dar abertura para o outro falar, e, principalmente, mostrar o caminho para evolução!

Leia também!

7 grandes erros na hora de dar feedback
Como dar feedback a seus vendedores
Perguntas que todo líder deveria fazer à sua equipe
Roteiro de feedback para gestores comerciais

Quer sair da zona de conforto e alavancar sua carreira?
#3 Faça benchmarking e fique atento ao mercado

Outra dica importante para quem quer sair da zona de conforto e alavancar sua carreira é buscar informações e dicas com colegas e profissionais mais experientes ou com trajetórias parecidas com as suas. Afinal, as experiências deles podem lhe ajudar a construir sua própria carreira.

Além disso, fazer uma análise do mercado em que atua por meio de visitas a sites, redes sociais e à própria loja é uma ótima forma de benchmarking.

Neste sentido, você pode, por exemplo, definir um dia na semana ou no mês para fazer essas visitas, analisar com calma o trabalho dos concorrentes e listar o que eles fazem de melhor e que também pode ser feito pela sua empresa. Você com certeza tirará boas ideias dessas “visitas técnicas”.

Leia também!

Pesquisa de mercado no varejo: como e o que analisar em lojas concorrentes
Como se diferenciar da concorrência

Quer sair da zona de conforto e alavancar sua carreira?
#4 Estude sempre e acompanhe novas tecnologias

Quem almeja construir uma carreira de sucesso precisa estar aberto ao aprendizado constante e, especialmente, ter agilidade na aquisição de novos conhecimentos e capacidade de desenvolver e aplicar rapidamente novas habilidades.

De acordo com Cast, a maioria dos gerentes de sucesso está constantemente experimentando novas ideias, aprendendo com os clientes e com a concorrência. 

Mas, fique atento, pois é muito comum que esse traço diminua à medida que as pessoas chegam ao meio da carreira e se sentem confortáveis com os cargos que ocupam e, então, caem na rotina. Dessa forma, é essencial sempre forçar-se a adquirir novas habilidades. 

Leia também!

Livros e autores que todo varejista deveria conhecer
8 maneiras de aprender sobre varejo com a Gazin Atacado
Treinamentos gratuitos para profissionais do varejo
10 sites com cursos online gratuitos para varejo

Se você é líder de uma equipe, tenha em mente que treinamentos são ótimos para tirar os vendedores da zona de conforto. E a Gazin pode ser sua aliada nesse processo. Baixe nosso guia gratuito Manual prático de treinamento em vendas no varejo e saiba como treinar sua equipe!

Como começar?

Boas dicas, não é mesmo?

Porém, sabemos que a tarefa de sair da zona de conforto não é nada fácil!

Portanto, comece aos poucos. Estabeleça metas ESMART e procure cumpri-las nos prazos determinados. Além disso, não crie objetivos muito ousados, para não desistir com facilidade da jornada da evolução. Por último, lembre-se de que cada pequeno passo vale muito. O importante é não se sentir confortável e buscar sempre um novo aprendizado!

E você, de que forma busca alavancar sua carreira? Tem alguma dica adicional? Compartilhe sua opinião deixando um comentário, e nos ajude a produzir conteúdos com cada vez mais qualidade para você!

Sucesso e boas vendas!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Quer alavancar sua carreira? Saia da zona de conforto!"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo