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Como aproveitar o turismo corporativo para movimentar o seu hotel ou pousada

Como aproveitar o turismo corporativo para movimentar o seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/05/16

Para garantir a satisfação dos seus hóspedes é preciso pensar nas necessidades específicas de cada um deles. Para começar, é importante que você tenha em mente que enquanto alguns se hospedam no seu hotel ou pousada com o intuito de aproveitar a cidade, as atrações e o turismo local, uma parcela significativa visita sua cidade a trabalho.

Segundo o Ministério do Turismo (MTur), as atividades ligadas ao segmento de turismo corporativo cresceram 7,8% em 2015.  Além disso, o ministério revelou que turistas corporativos gastam quase o dobro do que aqueles que viajam a lazer.

Agora pare e pense: seu hotel ou pousada está preparado para receber esse tipo de cliente?

Pensando em ajudá-lo a garantir que os hóspedes do turismo corporativo sejam bem atendidos no seu estabelecimentos, indicamos a seguir algumas ações para atrair esse tipo de hóspede, mostrando como atender as necessidades específicas dos profissionais que realizam viagens de negócios. Acompanhe.

Como atrair hóspedes do turismo corporativo

Existem dois tipos de viagens corporativas:

  • As individuais, em que os profissionais viajam sozinhos para alguma reunião ou encontro com cliente.
  • E aquelas destinadas à participação em eventos, tais como feiras, exposições e congressos.

Sejam viagens individuais ou em grupo, seu hotel tem muito a ganhar atendendo as necessidades desse segmento. Veja as dicas para conseguir atrair esse público:

turismo corporativo (5)1) Faça parcerias com empresas

São as empresas que escolhem o hotel em que seus funcionários irão se hospedar. Por isso, é importante entrar em contato com as organizações para apresentar o seu negócio e oferecer pacotes exclusivos para elas.

Em empresas maiores, é comum haver um setor específico para o gerenciamento das viagens dos colaboradores. Mas, no geral, é a área de Recursos Humanos que fica responsável por essa tarefa. Mire nesses setores para conversar diretamente com os responsáveis pela escolha do hotel.

turismo corporativo (6)2) Faça parcerias com agências de viagens

Muitas vezes, as empresas contratam os serviços de uma agência de viagens para cuidar do transporte e da estadia de seus colaboradores. Esse trabalho geralmente é feito no sentido de atender as necessidades específicas da organização.

Por isso, é interessante também que seu hotel faça parcerias com agências de viagens, para que elas o incluam no pacote que será oferecido à empresa. Ofereça condições especiais para os viajantes corporativos, atraindo a atenção desse público.

turismo corporativo (1)3) Faça parcerias com eventos corporativos

Como citado no início do artigo, existe um tipo de viagem corporativa relacionada a eventos tais como feiras e congressos. Essa é uma grande oportunidade de conseguir vários hóspedes, já que, geralmente, nesse tipo de situação, diversos profissionais de uma mesma empresa se deslocam para participar de tal evento.

Para aproveitar essa oportunidade, você pode entrar em contato com as empresas organizadoras dos eventos corporativos de sua cidade para que seu hotel possa ser parceiro delas. Vale a pena, por exemplo, patrocinar o evento em troca de exclusividade da marca do seu hotel nos materiais de divulgação. Esse é um investimento que poderá render bons frutos.

turismo corporativo (2)4) Ofereça pacotes de reservas exclusivos para viajantes corporativos

As necessidades dos profissionais que viajam a trabalho são, muitas vezes, bem diferentes e não se encaixam nos padrões da maioria dos hotéis. Um exemplo refere-se ao tempo das diárias. Muitos profissionais precisam descansar apenas uma ou duas horas, ou mesmo só tomar um banho e trocar de roupa. No entanto, mesmo ficando tão pouco tempo no hotel, para fazer isso, eles precisam pagar uma diária completa – o que muitas vezes os impede de procurar os hotéis nessas ocasiões.

Que tal, então, oferecer um serviço de reserva exclusivo para quem precisa passar apenas duas ou três horas em seu hotel?

Exemplo: o hóspede que passar três horas no quarto, pagará 40% do valor da diária. Com certeza isso vai chamar a atenção de muitos executivos que precisam descansar entre um voo e outro ou trocar de roupa para uma reunião importante.

turismo corporativo (3)5) Tenha um programa de fidelidade

Se um profissional viaja a trabalho para uma cidade, é bem provável que ele retorne para esse mesmo local em outras ocasiões. Por isso, os viajantes corporativos têm alto potencial de se tornarem clientes fiéis do seu hotel, caso sintam-se satisfeitos com a estadia.

Além de cuidar para garantir a satisfação máxima destes hóspedes, para incentivá-los a voltar, seu hotel pode oferecer um programa de fidelidade, que dá vantagens e benefícios para os clientes frequentes. Exemplo de recompensa: depois de três vezes hospedado em um mesmo ano, o cliente ganha a quarta estadia de graça; clientes que se hospedarem mais de cinco vezes ganham um jantar.

→ Clique aqui e confira mais dicas sobre como conquistar a lealdade dos hóspedes.

Seu hotel tem muito a ganhar cuidando especialmente dos viajantes corporativos. Esse público, além de ter grande potencial de retorno, pode também atrair mais novos hóspedes. Afinal, se o profissional fica satisfeito na estadia da viagem a negócios, é bem provável que ele queria voltar durante as férias com a família e que também recomende o seu hotel para os amigos. Por isso, dê o seu melhor para cuidar deles. Siga as dicas listadas aqui, planeje ações específicas, esforce-se. A recompensa virá!

Imagens: Freepik e Iconfinder

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