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Como atender mais de um cliente ao mesmo tempo

Como atender mais de um cliente ao mesmo tempo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/04/17

O número de consumidores no estabelecimento nem sempre vai ser igual ao número de vendedores na loja. Por isso, é normal que os profissionais, muitas vezes, tenham que dar atenção para mais de uma pessoa simultaneamente. O segredo para não deixar que isso se torne um problema está em treinar os vendedores para que eles saibam como atender mais de um cliente ao mesmo tempo sem prejudicar a experiência de compra do consumidor.

Quer saber como fazer esse treinamento e descobrir o que o time de vendas precisa saber para agir com eficiência nessas situações? Leia este artigo até o fim. Ele irá ajudá-lo a preparar os profissionais e a estrutura da sua loja para lidar atendimentos simultâneos.

10 dicas sobre como atender mais de um cliente ao mesmo tempo

Ter muitos clientes na loja é um problema bom de se ter, não é mesmo? No entanto, seus vendedores devem tomar cuidado para que cada pessoa que entra em seu estabelecimento receba a atenção necessária. Do contrário, essa “boa maré” pode ser temporária e logo sua loja ficará vazia.

Jogo de cintura, agilidade, conhecimento e boa comunicação são fundamentais para você que quer saber como atender mais de um cliente ao mesmo tempo. Seguindo as dicas a seguir, sua loja estará mais preparada para essas situações, evitando que algum cliente fique sem o devido atendimento. Acompanhe!

1 – Deixe o cliente a par do alto movimento na loja

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoQuando o vendedor estiver conversando com o cliente, ele deve comentar naturalmente sobre o alto movimento na loja. Assim, quando surgir a necessidade de ele ter que sair por um instante para atender outro consumidor, o cliente já vai estar a par da situação.

2 – Avise quando tiver que sair

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoAo notar que alguém entrou na loja e ainda não foi atendido, o vendedor deve avisar o cliente que irá cumprimentar o outro consumidor e que já retorna em seguida. É interessante fazer isso de uma forma como se estivesse pedindo a autorização. Por exemplo: “Você pode me dar licença só um instante? Preciso cumprimentar aquele cliente, mas já volto aqui. Tudo bem?

Pode ter certeza de que o consumidor vai apreciar essa conduta.

3 – Confirme as necessidades do cliente antes de sair

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoPorém, antes de sair, o profissional de vendas precisa confirmar as necessidades daquele cliente para mostrar que ele está a par do que o cliente precisa e que estava prestando atenção no que ele estava dizendo. Por exemplo: “Mas antes, só confirmando: você está procurando um novo aparelho de celular, que suporte jogos de videogames e vídeos, certo?”

4 – Dê algo para ele fazer e/ou pensar enquanto você atende outro cliente

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoSe o atendimento já está na fase em que o cliente está decidindo entre um ou mais produtos, antes de sair para o outro atendimento, o vendedor pode deixar o consumidor experimentando os itens em questão, para ele ver como funcionam na prática.

Ou ainda, pode deixar algum catálogo ou outro material com mais informações sobre o produto que ele está considerando levar. Assim, quando o atendente voltar, é provável que cliente já tenha tomado a decisão ou já tenha dúvidas mais pontuais.

5 – Informe o segundo cliente que você está atendendo outro consumidor

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoQuando for atender o segundo cliente que acaba de entrar na loja, o vendedor deve informar que ele já está em outro atendimento, mas que em breve o cliente será atendido por ele ou por outro profissional. É interessante já fazer algumas perguntas iniciais para direcionar o cliente para o setor dos produtos que ele está procurando e deixá-lo olhando os itens enquanto retorna para o atendimento anterior. Sempre, claro, avisando o cliente que irá ficar esperando.

6 – Faça perguntas objetivas

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoNessas horas, é importante que o vendedor saiba conduzir o atendimento para dar mais agilidade ao processo. Não se trata de apressar o cliente, mas, sim, de fazer as perguntas de forma mais objetiva, e não tão aberta. Por exemplo: em vez de perguntar “O que você achou desse celular?”, diga “Esse aparelho é o mais vendido entre os clientes que gostam de ver vídeos. Era isso que você buscava, certo?”. Assim, há menos espaço para o cliente ficar em dúvida.

Dica: clique aqui e aprenda como acelerar o fechamento da venda.

7 – Tenha conhecimento profundo sobre a loja e os produtos

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoPara ter agilidade na hora do atendimento, é imprescindível que o vendedor tenha profundo conhecimento sobre a loja e sobre os produtos vendidos nela. Assim, quando identificar a necessidade do consumidor, o profissional saberá qual produto se encaixa no que ele busca e também exatamente onde esse produto está na loja ou no estoque.

8 – Prepare um local confortável, caso o cliente tenha que esperar

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoMuitas vezes, não dá para evitar que o cliente tenha que ficar esperando por atendimento. Para lidar com essas situações, prepare um espaço na loja onde o cliente possa esperar de forma confortável, com lugares para sentar. Um local para as crianças fazerem pinturas ou brincadeiras também vai ajudar os clientes que estiverem com seus filhos.

Além disso, ofereça água, suco, chá ou café para os consumidores que estiverem aguardando atendimento. Esses cuidados mostram que a loja se importa com o bem-estar do cliente e que não está deixando ele de lado.

9 – Faça simulações para treinamento

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoPara deixar os vendedores verdadeiramente preparados, é interessante fazer um treinamento específico para essas situações. Uma simulação de atendimento simultâneo pode ajudá-los nesse sentido. Além disso, crie alguns procedimentos padrões para esses casos. Por exemplo: caso um vendedor tenha terminado o atendimento, qual cliente ele deve dar atenção primeiro? Como a equipe deve atuar nesses casos? Quanto mais alinhados e organizados eles estiverem nesse sentido, mais rápido e eficiente será o atendimento em dias de alto movimento.

10 – Entenda quando a demanda está muito alta

como atender mais de um cliente ao mesmo tempoPor último, é importante ficar atento para identificar quando os vendedores estão com muita demanda. Por mais que eles sigam essas dicas e saibam como atender mais de um cliente ao mesmo tempo, lidar com três ou quatro consumidores de uma vez só é muito complicado e pode acabar prejudicando a experiência do cliente e, consequentemente, a reputação do seu estabelecimento.

Em alguns casos, a melhor saída para manter a qualidade da experiência de compra em sua loja é contratação de novos profissionais para a equipe ou, se for algo sazonal, apenas alguns vendedores temporários, dependendo da época do ano.

Como os seus vendedores são orientados para essas situações? Quais são as táticas utilizadas em sua loja para atendimentos simultâneos? Se você tem alguma dúvida ou opinião sobre como atender mais de um cliente ao mesmo tempo, deixe um comentário aqui embaixo. Sua visão vai deixar esse conteúdo mais completo!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: FreepikFlaticon

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comentários em "Como atender mais de um cliente ao mesmo tempo"

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  1. Alexandre disse:

    Olá!
    Muito bom as suas dicas!
    Vou utilizar-las para treinar meus vendedores para o Black Fiday e Natal!
    Muito obrigado!

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou, Alexandre. Ficamos felizes em saber. Agradecemos a visita e o comentário. Volte sempre!

      Sucesso e boas vendas!

      Abraço,
      Equipe Editorial Blog do Varejo

  2. Dida nunes disse:

    Muito interessante este artigo dicas válidas, onde algumas mansão usadas mais talvez não de forma assertiva, neste momento de recessão onde temos que fazer “mais com menos” é bom treinarmos os colaboradores na area de venda e administrativo para sim conseguir deixar que o cliente se sinta em casa se sinta valorizado em estar em uma empresa que cuida e de atenção ao mesmo.
    Com certeza as conversões serão muito maior gerando um resultado positivo ao negócio.
    Parabéns pelo artigo.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Olá, Dida. Tudo bem?
      Que bom que gostou do artigo. Ficamos felizes em saber.
      Esperamos que as dicas que reunimos nele e em todos os outros conteúdos do Blog do Varejo o ajudem no seu dia a dia em vendas.
      Sucesso!