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Como atrair novos clientes: 7 táticas para ampliar seu mercado em 2018

Como atrair novos clientes: 7 táticas para ampliar seu mercado em 2018

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/02/18

Para garantir a rentabilidade das suas vendas e manter a saúde dos seus negócios, você pode aumentar o valor do tempo de vida do cliente e/ou atrair novos clientes.

Se seu objetivo é aumentar o valor do tempo de vida do cliente, você precisa cuidar do atendimento e do relacionamento com seus clientes. Os materiais linkados abaixo podem ajudá-lo nesse sentido!

Mas a nossa conversa hoje é sobre a segunda forma de manter o crescimento do seu negócio. Vamos falar sobre como atrair novos clientes. Vamos lá?

Por que você deve sempre buscar atrair novos clientes?

dicas de vendas - como atrair novos clientes

Considerando o contexto atual de mercado altamente competitivo e as mudanças no comportamento do consumidor, esperar que os novos clientes venham até sua loja pode ser bastante arriscado. Por isso, o primeiro motivo para você buscar constantemente atrair novos clientes é manter o fluxo de clientes positivo. Ou seja, ter sempre mais clientes entrando na sua base do que saindo dela.

A segunda razão é o custo de oportunidade. Você pode estar perdendo por não conhecer novos públicos e novos nichos de mercado que podem ser muito rentáveis para o seu negócio. Você percebeu como, tanto a Coca-Cola como o McDonald’s, vêm inserindo bebidas e comidas mais saudáveis no seu mix de produtos? Eles estão fazendo isso para expandir sua base de clientes e atrair consumidores mais preocupados com a saúde e o bem-estar. Inteligente e importante, não?

Sabendo disso, preparamos este guia que reúne algumas táticas e dicas práticas de como você pode atrair novos clientes e expandir seu negócio. Preparado?

1) Promova o espaço da sua loja

Com o crescimento do comércio eletrônico, o varejo físico passou a desempenhar um papel de proporcionar experiências. Isto é, as pessoas vão às lojas para interagir com marcas, produtos e vendedores. A experiência “humanizada” ainda é o diferencial das lojas físicas, frente à comodidade das compras on-line.

Assim, promover cursos, workshops e exposições em sua loja pode trazer um público que ainda não está pronto para comprar de você, mas que pode vir a ser seu cliente no futuro.

Essas iniciativas podem beneficiar seu negócio de muitas formas. Seja trazendo um público em estágio de descoberta sobre seus produtos, seja fortalecendo a sua marca na lembrança dessas pessoas, ou ainda despertando nelas uma necessidade.

Imagine, por exemplo, uma floricultura que oferece cursos e workshops de Ikebanas e confecção de arranjos. O fato de fazer o curso gera nos participantes a necessidade de adquirir produtos que eles encontram ali mesmo na loja. Que tal? 

Este é um case real, de uma floricultura situada em Curitiba. Bacana, não?

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2) Faça campanhas segmentadas de publicidade on-line

blog do varejo

Publicidade on-line é um mundo à parte, que proporciona não só o poder de alcance em níveis globais, mas também a assertividade, o poder de impactar as pessoas que pertencem ao público-alvo que você está procurando. Uma campanha on-line bem segmentada pode atrair as pessoas certas para a sua loja.

A plataforma de publicidade do Facebook é uma das ferramentas que podem ajudá-lo neste sentido.

O Facebook permite que você crie campanhas que ele chama de lookalike – algo que se traduz como “campanha de público semelhante”. Isso quer dizer que você mostra o perfil de clientes seus reais e o sistema procura na base pessoas com características semelhantes. Para saber mais detalhes sobre como funciona esse formato de campanhas veja o guia do próprio Facebook.

Outra forma de fazer campanhas segmentadas de publicidade on-line é utilizando o Google Adwords. Nessa plataforma, você pode criar os anúncios que aparecem nas páginas de resultados de pesquisa do Google, ou ainda na rede de sites parceiros. Essa ferramenta pode ajudá-lo a ampliar sua base de clientes de duas formas:

  • Mostrando o seu anúncio para usuários pesquisando por palavras que pertençam ao contexto do seu negócio e ao seu mix de produto.
  • Mostrando seu anúncio para usuários que estejam lendo sobre um determinado assunto, sejam de uma determinada localização ou até mesmo se pareçam com o perfil de seus clientes.

Dessa forma, você levará sua marca para pessoas navegando na internet que precisam dos seus produtos ou que ainda não perceberam a necessidade, mas são seus clientes em potencial.

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3) Atraia mais clientes com marketing de conteúdo

O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos. Hoje, quando o cliente chega à loja, ele já passou pelo estágio de informação sobre sua necessidade e as opções de compra. Uma pesquisa realizada pelo Google, mostrou que 90% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar na loja física.

O que você está fazendo para ajudar seus clientes em potencial antes mesmo de eles entenderem sua necessidade?

O marketing de conteúdo pode ser seu aliado nessa missão!

O marketing de conteúdo tem o objetivo de transmitir informações, gerar conhecimento, tirar dúvidas, entreter, despertar curiosidade e desejo. Como consequência, desperta a confiança dos consumidores e um lugar em sua memória, alavancando suas vendas ou ampliando suas oportunidades de negócios.

Recentemente, publicamos um guia completo de marketing de conteúdo para varejo. Para ler clique aqui.

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4) Invista nas indicações

NRF 2018

De acordo com a consultoria Nielsen, 92% das pessoas confiam e buscam indicações de amigos e parentes para a tomada de decisão de compra. Ou seja, atualmente, uma recomendação já tem mais peso na decisão do que uma propaganda!

Por isso mesmo, indicações são outra excelente tática para atrair novos clientes.

O que você faz ou pode fazer para incentivar que seus atuais clientes sejam aliados para atrair novos clientes para sua base?

A loja “Rei do iPhone”, por exemplo, consertou o aparelho de um cliente e, em vez de cobrar pelo serviço, pediu que ele compartilhasse a história com seus amigos. O cliente postou no Facebook, o que rendeu várias mensagens de apoio e possíveis clientes. Simples e eficiente!

Como você pode criar um programa para incentivar que seus atuais clientes recomendem sua loja e seus produtos?

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5) Conte com influenciadores digitais para alcançar novos públicos

começar a vender na internet

Já falamos um pouco sobre como a internet mudou a maneira como nos comunicamos, impactando também na forma como consumimos informação e tomamos decisões. Nesse contexto, a disputa por atenção é cada vez mais difícil. Em meio a isso, os influenciadores digitais têm se mostrado como uma excelente alternativa para atrair novos clientes.

Influenciadores digitais são pessoas comuns, que têm uma presença forte nas redes sociais e utilizam esses canais para exprimir opiniões sobre diversos assuntos. Por conta disso, acabam estabelecendo uma conexão com um público de seguidores específico, sobre quem passam a exercer certa influência.

Como um influenciador fala com um grupo de pessoas de determinadas características em comum, contar com o apoio deles é uma excelente forma de ampliar sua base para um público que você ainda não conseguiu atingir.

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Marketing de influência no varejo

6) Envolva sua equipe de vendas

conquistar a confiança da equipe

Mas não são apenas os influenciadores digitais que podem influenciar seus consumidores. Seus vendedores também podem exercer esse papel! Afinal, eles conhecem os produtos e entendem as necessidades dos clientes como ninguém.

Existem várias formas de transformar vendedores em “evangelistas” da sua marca. Eles podem gerar conteúdo e compartilhar nas redes sociais, criar canais de comunicação para se conectar com a audiência, responder dúvidas de clientes em fóruns e grupos do Facebook relacionados ao universo do seu segmento e assim por diante.

Pense em formas de incentivar sua equipe e faça-a sentir-se parte dessa estratégia!

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7) Aposte em parcerias e colaborações

parcerias no varejo

Uma outra forma de atrair novos clientes é pensando fora da caixa.

Você já pensou que seus clientes, além de comprar seu produtos, têm outras necessidades, interesses, hobbies, preferências?

Marcas de diferentes segmentos compartilham um público-alvo em comum. Ou seja, você pode atrair novos clientes criando parcerias e colaborações com outras empresas! Esse foi o tema deste artigo.

E aí, pronto para atrair novos clientes?

Esperamos que este guia o ajude a colocar em prática formas de atrair novos cliente e expandir seu negócio para outros públicos.

Se você tiver outras dicas a acrescentar, deixe um comentário. Sua experiência pode ajudar outros profissionais a aprimorarem a forma como atraem clientes.

Sucesso e boas vendas!

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