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Como aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras

Como aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/11/17

Quando o objetivo é aumentar a receita do hotel, muita gente logo pensa em subir o preço da diária ou agir para atrair mais hóspedes. De fato, essas estratégias ajudam a fazer o faturamento crescer, mas esses não são os únicos caminhos para isso.

Vender serviços extras para os seus hóspedes pode ser uma solução muito eficiente para aumentar a receita do hotel e, ao mesmo tempo, aprimorar a experiência de seus clientes.

Quer saber como fazer isso? Confira as dicas a seguir!

Leia também: Guia para melhorar a experiência dos hóspedes

4 serviços extras para aumentar a receita do hotel

Antes de qualquer coisa, é importante entender que os serviços básicos de seu estabelecimento precisam ter o máximo de excelência, pois, assim, todos os hóspedes terão uma experiência positiva.

Leia também: Checklist para garantir a satisfação dos hóspedes

Mas se você quer ir além e não só aumentar a receita do hotel, como garantir a satisfação dos viajantes que buscam um atendimento premium, pode oferecer a possibilidade de os clientes terem acesso a serviços adicionais por um valor extra.

Estes são alguns exemplos de ações interessantes neste sentido:

1 – Serviço de transporte

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Esse tipo de serviço pode ser muito útil para os viajantes que não querem se preocupar em alugar um carro ou depender de meios de transporte como ônibus ou táxi. Se o seu hotel ajudar a atender essa necessidade, certamente ganhará muitos pontos com os hóspedes.

Você pode oferecer esse serviço com um valor extra, de acordo com a utilização, ou incluí-lo dentro de um pacote, deixando o transporte disponível para o viajante durante toda a estadia.

Exemplos de serviços de transporte:

  • Transporte entre o hotel e o aeroporto (ou entre o hotel e a rodoviária).
  • Transporte noturno para bares e restaurantes.
  • Transporte para os principais pontos turísticos da cidade e da região.

2 – Cardápio diferenciado

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Para muitos viajantes, a experiência gastronômica é o ponto principal de uma viagem (seja para ter acesso a iguarias locais ou para ter uma refeição diferenciada). Além disso, há pessoas que possuem restrições alimentares ou optam por não comer determinados alimentos (como os veganos, por exemplo). Para atender a demanda desses hóspedes, seu hotel pode oferecer um cardápio especial.

Exemplos de cardápios diferenciados:

  • Menu degustação, com as especialidades do chef ou da cultura local.
  • Degustação de vinho/cerveja – com quitutes que melhor acompanham cada tipo de bebida.
  • Jantar sem glúten/vegetariano/vegano.
  • Menu com cesta para piquenique.
  • Café da manhã ou jantar no quarto.

3 – Mimos extras

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Existem duas situações nas quais o viajante estaria disposto a pagar mais para ter mimos extras na estadia:

a) Quer aproveitar ao máximo e ter uma experiência premium.

b) Deseja presentear alguém com esses mimos durante a hospedagem.

Em ambos os casos, é possível aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras direcionados aos hóspedes que querem ter acesso a uma experiência diferenciada.

Exemplos de serviços nesse sentido:

  • Sessões de massagem relaxante.
  • Serviços estéticos.
  • Atividades especiais para crianças.
  • Guia turístico.
  • Amenidades premium.

Leia também: Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes

4 – Quartos para necessidades específicas

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Viajantes com necessidades especiais merecem atenção especial. Essa é uma grande oportunidade para o seu estabelecimento mostrar que se preocupa em fazer o máximo para que o seu hóspede tenha uma estadia agradável.

Muitas pessoas deixam de viajar porque acreditam que os hotéis não poderão atender suas necessidades especiais – seja porque têm alguma limitação física ou porque estão acompanhadas de crianças, por exemplo. Se o seu negócio oferecer serviços que atendam a essas demandas específicas, vai sair na frente e se destacar.

Exemplos de serviços nesse sentido:

  • Quartos adaptados para cadeirantes e/ou idosos.
  • Quartos especiais para receber pessoas com bebês.
  • Quartos com temas lúdicos e brinquedos para crianças.
  • Quartos especiais para pessoas com alergias.

Quando e como oferecer esses serviços extras

Além de avaliar quais serviços seu estabelecimento poderia oferecer, é importante pensar em como aplicar essas estratégias.

Em relação a quando oferecer esses serviços extras, existem três períodos apropriados:

1 – Entre a reserva e o momento do check-in

*Estudos apontam que:

aumentar a receita do hotel

  • Se a reserva é feita de um a sete dias antes da hospedagem, os hóspedes estão três vezes mais propensos a comprar serviços extras.
  • Se a reserva é feita de sete a 21 dias antes da estadia, os viajantes estão cinco vezes mais propensos a comprar serviços extras. 

*Fonte: Little Hotelier Resource Hub

Então, após a confirmação da reserva, sempre envie um e-mail oferecendo os serviços extras disponíveis em seu estabelecimento. Nesse caso, quanto mais cedo você fizer a oferta, maiores serão as chances de os viajantes se interessarem.

Leia também: Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem

2 – Na hora do check-in

aumentar a receita do hotelSe o hóspede não respondeu ao e-mail com a lista dos serviços extras, é interessante lembrá-lo novamente durante o check-in.

Avise que ele pode adquirir aqueles serviços em qualquer momento da estadia, indicando quais precisam ser reservados com antecedência. Para os serviço que precisam ser agendados, não se esqueça de informar com quanto tempo de antecedência a reserva precisa ser feita.

Além disso, é importante atentar-se ao número de pessoas que estão viajando juntas. Grupos com mais de três pessoas estão mais dispostos a comprar serviços extras, especialmente quando as despesas podem ser divididas. Sempre que apropriado, faça essa oferta para o grupo durante o check-in.

3 – Durante a hospedagem

aumentar a receita do hotelDeixar um folheto com os serviços extras do hotel é uma boa maneira de relembrar o hóspede sobre as possibilidades oferecidas pelo seu estabelecimento.

Disponibilize o máximo de informações e crie processos para facilitar a compra dos serviços caso o hóspede queira adquiri-los durante a hospedagem.

Já em relação a como oferecer os serviços extras, considere as seguintes opções:

  • Contratar profissionais especializados nos serviços que você deseja oferecer. Assim, os serviços podem se tornar um diferencial permanente do seu estabelecimento. Seu hotel pode, por exemplo, ficar conhecido pelo ótimo pacote relaxante com massagem diária.
  • Fazer parcerias com outras empresas para prestar os serviços. Dessa forma, você pode ter uma variedade maior de serviços e, sempre que possível, até diversificar os serviços oferecidos para entender quais estão mais alinhados ao seu público.

Leia também: Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes

Ao colocar essas ações em prática, tenha em mente que, além de aumentar a receita do hotel, você também poderá aprimorar a experiência dos seus hóspedes. Por isso, os serviços precisam estar alinhados às necessidades dos viajantes que frequentam seu estabelecimento. Faça pesquisas e analise os feedbacks dos clientes para identificar os serviços mais adequados.

Leia também: Como conseguir mais feedbacks dos hóspedes

E aí, pronto para agir?

Sucesso!

Aprenda mais sobre como aumentar a receita do hotel:

Imagens: Freepik; Flaticon

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