Quando o objetivo é aumentar a receita do hotel, muita gente logo pensa em subir o preço da diária ou agir para atrair mais hóspedes. De fato, essas estratégias ajudam a fazer o faturamento crescer, mas esses não são os únicos caminhos para isso.
Vender serviços extras para os seus hóspedes pode ser uma solução muito eficiente para aumentar a receita do hotel e, ao mesmo tempo, aprimorar a experiência de seus clientes.
Quer saber como fazer isso? Confira as dicas a seguir!
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Antes de qualquer coisa, é importante entender que os serviços básicos de seu estabelecimento precisam ter o máximo de excelência, pois, assim, todos os hóspedes terão uma experiência positiva.
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Mas se você quer ir além e não só aumentar a receita do hotel, como garantir a satisfação dos viajantes que buscam um atendimento premium, pode oferecer a possibilidade de os clientes terem acesso a serviços adicionais por um valor extra.
Estes são alguns exemplos de ações interessantes neste sentido:
Esse tipo de serviço pode ser muito útil para os viajantes que não querem se preocupar em alugar um carro ou depender de meios de transporte como ônibus ou táxi. Se o seu hotel ajudar a atender essa necessidade, certamente ganhará muitos pontos com os hóspedes.
Você pode oferecer esse serviço com um valor extra, de acordo com a utilização, ou incluí-lo dentro de um pacote, deixando o transporte disponível para o viajante durante toda a estadia.
Exemplos de serviços de transporte:
Para muitos viajantes, a experiência gastronômica é o ponto principal de uma viagem (seja para ter acesso a iguarias locais ou para ter uma refeição diferenciada). Além disso, há pessoas que possuem restrições alimentares ou optam por não comer determinados alimentos (como os veganos, por exemplo). Para atender a demanda desses hóspedes, seu hotel pode oferecer um cardápio especial.
Exemplos de cardápios diferenciados:
Existem duas situações nas quais o viajante estaria disposto a pagar mais para ter mimos extras na estadia:
a) Quer aproveitar ao máximo e ter uma experiência premium.
b) Deseja presentear alguém com esses mimos durante a hospedagem.
Em ambos os casos, é possível aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras direcionados aos hóspedes que querem ter acesso a uma experiência diferenciada.
Exemplos de serviços nesse sentido:
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Viajantes com necessidades especiais merecem atenção especial. Essa é uma grande oportunidade para o seu estabelecimento mostrar que se preocupa em fazer o máximo para que o seu hóspede tenha uma estadia agradável.
Muitas pessoas deixam de viajar porque acreditam que os hotéis não poderão atender suas necessidades especiais – seja porque têm alguma limitação física ou porque estão acompanhadas de crianças, por exemplo. Se o seu negócio oferecer serviços que atendam a essas demandas específicas, vai sair na frente e se destacar.
Exemplos de serviços nesse sentido:
Além de avaliar quais serviços seu estabelecimento poderia oferecer, é importante pensar em como aplicar essas estratégias.
Em relação a quando oferecer esses serviços extras, existem três períodos apropriados:
*Estudos apontam que:
*Fonte: Little Hotelier Resource Hub
Então, após a confirmação da reserva, sempre envie um e-mail oferecendo os serviços extras disponíveis em seu estabelecimento. Nesse caso, quanto mais cedo você fizer a oferta, maiores serão as chances de os viajantes se interessarem.
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Se o hóspede não respondeu ao e-mail com a lista dos serviços extras, é interessante lembrá-lo novamente durante o check-in.
Avise que ele pode adquirir aqueles serviços em qualquer momento da estadia, indicando quais precisam ser reservados com antecedência. Para os serviço que precisam ser agendados, não se esqueça de informar com quanto tempo de antecedência a reserva precisa ser feita.
Além disso, é importante atentar-se ao número de pessoas que estão viajando juntas. Grupos com mais de três pessoas estão mais dispostos a comprar serviços extras, especialmente quando as despesas podem ser divididas. Sempre que apropriado, faça essa oferta para o grupo durante o check-in.
Deixar um folheto com os serviços extras do hotel é uma boa maneira de relembrar o hóspede sobre as possibilidades oferecidas pelo seu estabelecimento.
Disponibilize o máximo de informações e crie processos para facilitar a compra dos serviços caso o hóspede queira adquiri-los durante a hospedagem.
Já em relação a como oferecer os serviços extras, considere as seguintes opções:
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Ao colocar essas ações em prática, tenha em mente que, além de aumentar a receita do hotel, você também poderá aprimorar a experiência dos seus hóspedes. Por isso, os serviços precisam estar alinhados às necessidades dos viajantes que frequentam seu estabelecimento. Faça pesquisas e analise os feedbacks dos clientes para identificar os serviços mais adequados.
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E aí, pronto para agir?
Sucesso!