Nossas Sugestões

6 dicas para aumentar as reservas diretas no site do seu hotel ou pousada

6 dicas para aumentar as reservas diretas no site do seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/05/19

Além de proporcionar economia com comissões para canais como Booking e Decolar, por exemplo, as reservas diretas fortalecem o relacionamento entre hotel/pousada e viajantes e possibilitam a coleta de dados sobre os clientes, o que é fundamental para o sucesso de um estabelecimento hoteleiro no longo prazo.

Porém, a tarefa de fazer os clientes reservarem diretamente no seu site não é das mais fáceis. Afinal, as OTAs (online travel agencies) ganham cada vez mais espaço no mercado de viagens e turismo.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a aumentar as reservas diretas em seu site, apresentamos a seguir seis dicas que são ótimas para isso. Acompanhe!

Leia também!

Como driblar as OTAs e atrair visitantes direto para o seu site
Por que seu hotel ou pousada deve estar no Booking e no TripAdvisor?
Como melhorar a taxa de conversão do seu site inspirando-se nas OTAs
Como transformar o hóspede de OTA em cliente fiel

6 dicas para aumentar as reservas diretas em seu hotel ou pousada

Como aumentar as reservas diretas

1) Tenha um site adequado aos mais diversos tipos de dispositivos

Ter um site responsivo – ou seja, que se adapta aos mais diversos tipos de dispositivos – é mais do que essencial atualmente. Afinal, ficou para trás o tempo em que reservas de viagens pela web eram feitas apenas por meio de computadores.

Aliás, um estudo realizado pelo Google com a PhocusWright constatou que, atualmente, mais da metade dos viajantes de alguns mercados considera mais fácil planejar e reservar toda a viagem em dispositivos móveis.

Neste sentido, o carregamento do seu site precisa ser ágil em todos os dispositivos, já que a rápida acessibilidade exerce grande influência para transformar os visitantes do seu site em hóspedes do seu hotel ou pousada. Inclusive, de acordo com estimativas do Google, os usuários esperam que um site carregue dentro de dois segundos!

Como deixar seu site mais rápido?

O Page Speed Insights, do Google, é uma ferramenta útil para isso. Afinal, ele analisa o conteúdo de uma página e, em seguida, apresenta sugestões para torná-la mais rápida.

Além disso, é importante se preocupar com a otimização de imagens. Ou seja, lembre-se de utilizar técnicas que reduzem o tempo de carregamento e o tamanho de uma foto, sem que ela perca sua qualidade.

Quer saber mais sobre este assunto? Leia estes artigos:

Erros de design que prejudicam a experiência do cliente na web
Como tornar o site do seu hotel ou pousada mais atrativo para os visitantes
7 erros em sites de hotelaria – e como corrigi-los

2) Aposte em conteúdo otimizado com técnicas de SEO

como os viajantes buscam informações na webPara aumentar as reservas diretas também é importante aumentar o tráfego do seu site. E, para isso, é preciso melhorar a qualidade dele!

A produção de conteúdo otimizado com a ajuda de técnicas de SEO é uma das técnicas que podem ser utilizadas com este objetivo. Afinal, quanto mais efetiva for a aplicação desta técnica, maiores as chances do seu site aparecer nas primeiras páginas de resultados dos mecanismos de busca. Isso, por sua vez, potencializa o tráfego.

Por onde começar?

Por meio do uso de ferramentas gratuitas, como, por exemplo, o Planejador de palavras-chave do Google, é possível pesquisar os termos que seus potenciais hóspedes estão usando. Depois de definir as palavras-chave do seu negócio, assegure-se de que elas estejam espalhadas por URLs do site, em títulos de artigo e descrições de páginas, nomes de imagem etc. Essa construção cuidadosa do conteúdo do seu site é fundamental para torná-lo um canal de vendas efetivo.

Já falamos sobre SEO em outras oportunidades. Para saber mais sobre o assunto, leia estes artigos:

Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
O que é SEO e como isso pode ajudar a destacar seu negócio na web

3) Produza conteúdo capaz de engajar sua audiência

No entanto, só atrair visitantes para o seu site não basta para aumentar as reservas diretas!

Além disso, é fundamental engajar esta audiência.

Para isso, o viajante precisa encontrar o que está procurando sempre que visitar seu site! Ou seja, produza informações detalhadas sobre seu estabelecimento e o que ele oferece, deixe preços de diárias claros, apresente pacotes, ofertas e assim por diante.

Mas ainda não é “só” isso!

A criação de um blog dentro do site, com conteúdos como dicas de viagem, notícias do setor, eventos locais, atrações e histórias de clientes também é uma estratégia que ajuda tanto no posicionamento do site no Google, como no engajamento com o público.

Ou seja, quanto mais informações de qualidade você disponibilizar, maiores as chances do seu próximo hóspede fazer uma reserva direta.

Para saber como utilizar o marketing de conteúdo a favor de suas reservas diretas, leia estes artigos:

Marketing de conteúdo na hotelaria
Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
4 exemplos de campanhas multimídia na hotelaria

4) Utilize boas imagens e design atrativo

Um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu site é em fotos de qualidade. Isso porque o uso de imagens favorece exponencialmente a possibilidade de reservas.

Ah, e também é importante priorizar um layout limpo e conciso, e, especialmente, ter botões de ação bem visíveis para os viajantes, pois a solicitação de mais informações e a possibilidade de reserva direta precisam ser de fácil acesso.

Leia os artigos abaixo e saiba mais sobre este assunto! 

O poder das imagens na hotelaria
O que evitar ao fotografar seu hotel ou pousada
Especialista dá dicas de fotografia para a hotelaria

5) Use e abuse do marketing nas redes sociais

A criação de campanhas em redes sociais como Facebook e Instagram é muito importante para atração de usuários para o seu site. E há muito que pode ser feito neste sentido. 

Você pode, por exemplo, aproveitar para compartilhar o conteúdo produzido para o blog, e depois se preocupar em garantir que nas páginas de destino o cliente tenha acesso a botões de reserva, contato e informações extras sobre hospedagem em seu estabelecimento. Dessa forma, você não apenas marca presença nestes canais que fazem parte da rotina de viajantes, como também utiliza-os para aumentar suas reservas diretas. Nada mau, não é mesmo?

Além disso, outra estratégia que deve ser levada em consideração é a integração da sua página do Facebook com o seu mecanismo de reservas on-line, visando a facilidade do processo de reserva.

Quer mais ideias de como usar as redes sociais para potencializar suas reservas diretas? Leia estes artigos:

Como interagir com os viajantes nas redes sociais
Como utilizar as redes sociais para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes
4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais
Instagram na hotelaria: 7 perfis para você se inspirar

6) Estimule o feedback e mantenha um bom relacionamento após a estadia

Por último, mas não menos importante, tenha em mente que as reservas diretas podem ser estimuladas mesmo depois da estadia de um hóspede!

O envio de e-mails com pedidos de avaliação e a interação constante com seus clientes por meio de conteúdos interessantes e promocionais, por exemplo, podem estimular indicações e também uma nova reserva direta. Além disso, compartilhar os comentários mais positivos que você receber também é uma ótima forma de incentivar reservas diretas. Por isso, use e abuse desse tipo de conteúdo!

Por fim, lembre-se: viajantes costumam voltar a lugares em que tiveram boas experiências. Por isso, ofereça recompensas ou descontos por estadias repetidas para incentivar o retorno. Afinal, quanto melhor e mais próximo for seu atendimento junto ao hóspede, maiores as chances de conseguir conquistar reservas diretas.

Os conteúdos abaixo podem ajudá-lo a aprimorar seu trabalho no pós-estadia dos hóspedes. Não deixe de ler!

Como conseguir mais feedbacks dos hóspedes
Reviews em vídeo para conquistar novos hóspedes
3 dicas práticas para receber feedback dos hóspedes todos os dias
Guia prático do pós-venda na hotelaria

Você tem feito algo de diferente para aumentar as reservas diretas em seu site?
Deixe um comentário contando quais são suas estratégias.
Sua história pode inspirar outros profissionais!

Esperamos que essas dicas sejam muito proveitosas e que você as utilize para potencializar os negócios do seu hotel ou pousada. Sucesso!

Imagens: rawpixel.com

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "6 dicas para aumentar as reservas diretas no site do seu hotel ou pousada"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo