Atualmente, os smartphones são grandes aliados dos consumidores. Afinal, eles utilizam esses dispositivos móveis para buscar informações que os ajudem a tomar boas decisões de compra. Mas como será que seus clientes buscam inspirações e ideias na web? É o que revelamos a seguir!
Além disso, falamos, é claro, sobre o que você precisa fazer para posicionar sua loja para ajudar os consumidores durante essa pesquisa.
Acompanhe!
Na internet, é possível ter acesso a uma infinidade de informações e opções de escolha durante o processo de compra.
No entanto, mais do que informações sobre serviços, produtos e empresas, os consumidores procuram ideias e dicas para inspirá-los e ajudá-los a tomar decisões de compra mais seguras e informadas.
Segundo um levantamento realizado pelo Google, as três principais formas pelas quais os clientes buscam inspirações e ideias em dispositivos móveis são:
— Busca por ideias;
— Criação de listas;
— Indicação de marcas.
Muitas vezes uma jornada de compra se inicia com a busca de ideias que ajudem os clientes a entenderem o que eles podem/precisam comprar.
Prova disso é que, de acordo com o Google, pesquisas mobile utilizando o termo “ideias” cresceram 55% nos últimos dois anos.
Na prática, isso significa, por exemplo, que as pessoas pesquisam coisas como:
Além disso, conhecer uma lista desenvolvida por outros consumidores ajuda os clientes a entenderem melhor o que eles precisam. Assim, eles têm subsídios que os ajudam a criar suas próprias listas!
Neste sentido, segundo o Google, as buscas mobile por “listas de compras” cresceram mais de 150%.
Há pessoas, por exemplo, que procuram “lista de equipamentos para marcenaria”, enquanto outras buscam “lista de eletrodomésticos para quem está começando a cozinhar”, “lista de equipamentos básicos para fotografia” e assim por diante.
Em muitos casos, os clientes já têm uma ideia pronta do que eles querem comprar, mas precisam de dicas sobre qual marca escolher.
Tanto é que as buscas mobile no Google contendo o termo “Melhores marcas de…” cresceram 95% nos últimos dois anos.
Aqui, encaixam buscas como “melhores marcas de smartphones”, “melhores marcas de eletrodomésticos” e “a melhor marca de geladeiras”.
Saber como os clientes buscam inspirações e ideias na web é o primeiro passo para criar estratégias para alcançar os consumidores durante essa pesquisa. No entanto, não dá para parar nesta etapa. Depois disso, preocupe-se também em:
Responder às principais dúvidas dos consumidores por meio de conteúdo multimídia é uma ótima forma de fortalecer seu relacionamento com prospects e clientes e, assim, aumentar as chances de sua loja estar sempre cheia.
Para isso, você pode, por exemplo, usar como ponto de partida as indicações do levantamento do Google que listamos acima. Mas também é interessante realizar um levantamento com seus clientes para conhecer necessidades específicas deles.
→ Guia de marketing de conteúdo para lojistas
→ Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo
→ Como produzir conteúdo para sua loja gastando pouco
→ Como descobrir o que os clientes querem
Os clientes buscam inspirações e ideias na web em qualquer momento e lugar, por meio de diferentes dispositivos e plataformas. Neste sentido, sua loja precisa estar presente nos canais que eles utilizam para poder ser encontrada pelos consumidores durante a jornada de compra.
Além dos tradicionais telefone e site, pense também em posicionar sua marca nas redes sociais e em aplicativos de mensagem – como o WhatsApp, por exemplo.
→ Guia gratuito: Multicanal para pequenos varejistas
→ 6 passos para construir uma estratégia de comunicação multicanal
→ Guia: como usar as redes sociais no varejo
→ Como montar uma estratégia de comunicação e vendas no WhatsApp
Os consumidores passam por diferentes estágios durante a jornada de compra, e cada fase do processo demanda um tipo de informação diferente.
Por isso, é fundamental conhecer a fundo como funciona a jornada do seu cliente para poder oferecer o conteúdo que ele busca, no momento ideal.
→ Entenda a jornada do cliente, conecte-se com seu público e venda mais
→ Conheça a jornada de compra online e venda mais pela internet
→ Como os consumidores descobrem as marcas
Neste artigo, você entendeu como os clientes buscam inspirações e ideias durante a jornada de compra e conheceu algumas ações que irão posicionar sua marca de maneira estratégica.
Agora, é com você! Coloque essas dicas em prática para alcançar e atrair mais consumidores para a sua loja!
Sucesso!