Cobrar as dívidas dos clientes é uma tarefa que nenhum empresário gostaria de fazer. No entanto, a inadimplência é uma realidade no varejo, e os lojistas precisam estar preparados para lidar com esta questão.
Precisa de ajuda para isso? Este artigo é para você!
Inadimplência é uma palavra que todo lojista quer manter bem longe do seu vocabulário. E não é para menos! Afinal, dívidas de clientes prejudicam tanto o sucesso atual quanto futuro do seu negócio.
No entanto, por mais que você tente evitar, muitas vezes não tem jeito: alguns de seus consumidores ficarão devendo para você.
Nessa hora, é comum ficar em dúvida sobre qual é a forma ideal de cobrar as dívidas dos clientes.
Afinal, você quer receber, mas precisa cuidar para não prejudicar o relacionamento com o cliente, já que você quer que ele volte a comprar de você e recomende sua loja para os amigos.
Para ajudá-lo nesta tarefa nada agradável, apresentamos a seguir algumas dicas sobre como cobrar as dívidas dos cliente sem prejudicar o relacionamento. Confira!
Quanto mais antiga for a dívida, mais difícil que ela seja paga. Por isso, esteja sempre atento aos prazos de pagamento dos clientes e não deixe ultrapassar muito dias. Cinco dias de atraso é tempo suficiente para fazer o primeiro contato.
O primeiro contato deve ser no estilo “lembrete”, avisando o cliente sobre o pagamento em atraso. Esse contato pode ser feito de maneira impessoal – como por carta, e-mail ou mesmo gravação telefônica –, pois isso evita que o cliente sinta-se constrangido logo de cara.
Se depois de cerca de três dias, o lembrete não surtir efeito, é hora de passar a comunicação para um nível mais pessoal.
Uma ligação é suficiente para aproximar o contato. Em alguns casos, dependendo da proximidade com o cliente, é possível marcar encontros pessoais, pedindo para o devedor ir até a loja.
Veja algumas dicas de abordagem:
→ Mantenha o tom cordial e compreensivo. O objetivo não é “assustar” o cliente, e sim fazer com que ele entenda que a loja está ciente da dívida e disposta a negociar.
→ Só fale sobre a dívida com o próprio cliente. Nunca deixe recados expondo a situação dele para outras pessoas – mesmo que sejam da família.
→ Dê opções prontas de pagamento. Fale para ele quanto ele pagará se parcelar a dívida e quanto pagará se acertar à vista. Pode ser que ele esteja perdido e as opções o ajudem a se organizar.
→ Nunca termine a conversa sem alguma negociação de data e de forma de pagamento. Se o cliente não especificar quanto e quando irá pagar, instigue-o dizendo, por exemplo: “podemos acertar que sua primeira parcela será paga no dia 5 do mês que vem?”. Se ele disser não, apresente alternativas, mas deixando claro que, quanto mais ele demorar, mais alto será o valor a ser pago.
Seja a equipe de sua loja ou de uma empresa contratada, é importante que os profissionais de cobrança tenham todas as informações sobre as possibilidades de negociação. Portanto, indique dados como: número máximo de parcelas, quantidade de tentativas de contato e negociação e o limite do desconto para pagamento à vista.
Se nada disso der certo, o jeito é contratar uma empresa especializada e dar andamento aos procedimentos legais.
Mas mesmo quando chegar a esse ponto, nunca deixe de ser gentil e cordial ao cobrar as dívidas dos clientes. É muito importante que a dívida seja paga, mas também é importante que a imagem de sua empresa saia limpa.
Agora você já sabe como cobrar as dívidas dos clientes de forma mais profissional, sem prejudicar o relacionamento. Mas o que sua loja pode fazer para evitar esse tipo de situação? É o que indicamos a seguir:
Ter um crediário próprio é um vantagem importante para lojistas de pequeno e médio porte. No entanto, é crucial saber como desenvolver e oferecer esse financiamento aos clientes.
Nas lojas Gazin, por exemplo, há um controle rígido para que a inadimplência nunca ultrapasse os 15%. Isso porque quando chega a 15%, a loja começa a ter uma restrição de crédito, segurando alguns produtos, exigindo uma parcela de entrada e limitando o parcelamento de alguns itens para não mais do que 10 vezes.
“É questão de você conhecer o que mais vende, o que tem mais problema de pagamento e assim por diante. Porque, assim, você vai guiando o seu crediário conforme o perfil do seu público e do seu mercado”, aconselha Julio Silva, Gerente Geral do Varejo Gazin.
Para aprender mais sobre isso, leia:
Lições do Varejo Gazin sobre como ter um crediário próprio com segurança
8 dicas para montar o seu próprio crediário
1) Tenha um bom relacionamento com seus clientes.
2) Faça um bom trabalho de pós-venda.
3) Tenha um cadastro atualizado e completo de seus clientes.
4) Utilize boletos na cobrança.
5) Acompanhe de perto o fluxo de entrada e saída de dinheiro.
Aprenda mais lendo este artigo:
Esperamos que, com essas dicas, possamos ajudar a diminuir as dívidas de seus clientes, fazendo com que a inadimplência seja cada vez menos comum em sua loja.
Sucesso e boas vendas!
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pois nele vc cadastra a dívida e ele fica cobrando para quem esta te devendo… muito bom! 😀