Todo estabelecimento hoteleiro trabalha para proporcionar uma boa experiência para o hóspede, não é mesmo? E, verdade seja dita: esse objetivo está diretamente ligado à organização e limpeza do quarto, serviço que é realizado pelas camareiras.
Por isso mesmo, contar com profissionais capacitados para essa área é tão importante quanto garantir uma boa estrutura e um café da manhã saboroso!
Para ajudá-lo a entender como liderar sua equipe de camareiras, conversamos com Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria (ABG). Em um bate-papo repleto de boas dicas para você, Maria José, que atua no setor hoteleiro há 30 anos, revela qual deve ser sua preocupação na hora de contratar camareiras, indica como o time de camareiras deve ser capacitado, fala sobre a importância de valorizar e incentivar esses profissionais e muito mais. Acompanhe!
Segundo Maria José, a área de governança é muito desafiadora e necessita um olhar especial. Ou seja, o fato de esse serviço não ficar em evidência não significa que não precise de atenção. Pelo contrário, ele é o responsável por cuidar do principal produto que o hotel ou pousada comercializa: a hospedagem!
“É um erro minimizar a importância das camareiras. Os gestores precisam ter um olhar condizente com a importância desse departamento, que presta serviço em todas as áreas de um estabelecimento hoteleiro, não apenas na limpeza. As camareiras cuidam do bem-estar dos hóspedes e têm contato direto com eles”, explica.
Neste sentido, você precisa pensar na governança como parte de uma grande engrenagem. As camareiras devem estar ligadas com a recepção, lavanderia, restaurante, e até mesmo com a administração.
Quer saber como comandar um time tão importante como esse e garantir resultados positivos?
Para começar, siga estas dicas:
De acordo com Maria José, o mercado busca e valoriza profissionais que estão se qualificando. No entanto, ainda há uma carência de governantas executivas e operacionais com uma visão mais avançada na gestão de processos, financeira e de pessoas. “Muitas vezes quem está à frente do serviço de governança do hotel ou pousada é o próprio proprietário ou um gerente geral. Essa pessoa tem que ter esse olhar profissional, cuidar do maior patrimônio, que é o hóspede”, destaca.
Neste sentido, a presidente da ABG destaca que o gestor precisa ser um grande líder, saber e gostar de trabalhar com pessoas e ter uma grande integração com as demais áreas. E não é só isso! Precisa ter domínio sobre os processos operacionais, saber gerir custos e se manter sempre atualizado.
O sucesso de uma equipe de camareiras depende da sua capacitação. Por isso mesmo, o desenvolvimento contínuo desse time precisa fazer parte do plano de melhorias do seu estabelecimento. Para Maria José, essa é uma missão desafiadora. “Não é fácil, mas é possível, desde que você se proponha a fazer o dever de casa, preparar programas de capacitação e, principalmente, o desenvolvimento das equipes operacionais”, afirma.
Diversos tipos de treinamentos são importantes para melhorar a performance operacional da equipe. Um exemplo é a padronização dos serviços e processos e, ainda, a utilização correta de materiais químicos. De acordo com a especialista, este conhecimento promoverá redução de custos, segurança e bom desempenho. Na visão de Maria José, questões como apresentação pessoal, realinhamento de postura, motivação e atendimento também merecem ser temas de palestras e workshops.
Além de colaborar para melhorar a experiência do hóspede em seu estabelecimento, a capacitação contínua da sua equipe de camareiras também é uma forma de valorização dos profissionais, pois mostra que os gestores estão interessados no seu desenvolvimento.
Leia também!
Na hora de contratar profissionais para o seu time de camareiras, saiba que muito mais do que experiência na área, é fundamental que o candidato tenha competências humanas para a função. Comportamento, boa postura e proatividade devem ser pré-requisitos. “A pessoa tem que gostar de servir, saber se comunicar, ter percepção e refinamento. Essas qualidades são mais importantes do que a experiência, até porque o ideal é que ela seja treinada dentro da cultura da empresa e aprenda o processo”, garante Maria José.
“Se o funcionário é valorizado, certamente realizará seu trabalho com eficiência, tratando bem o cliente e prezando pela qualidade. Ele entenderá que faz a diferença”, garante Maria José.
É isso que você quer, não é? Portanto, preocupe-se em criar políticas internas de valorização e incentivo aos profissionais da sua equipe de camareiras. Plano de carreira, jornadas de trabalho justas e um bom leque de benefícios devem ser algumas de suas preocupações neste sentido.
Leia também!
Seu hotel ou pousada já tem essa percepção do quanto o setor de governança é importante? Os profissionais dessa área estão recebendo a devida valorização e capacitação para realizar o trabalho com eficiência e qualidade? Como está o cuidado com a equipe responsável pelo principal produto vendido por seu estabelecimento?
Deixe seu comentário e compartilhe com a gente suas experiências com o setor de camareiras!
Sucesso!