fbpx

Nossas Sugestões

Como comandar o time de camareiras e garantir um serviço de qualidade

Como comandar o time de camareiras e garantir um serviço de qualidade

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/05/18

Todo estabelecimento hoteleiro trabalha para proporcionar uma boa experiência para o hóspede, não é mesmo? E, verdade seja dita: esse objetivo está diretamente ligado à organização e limpeza do quarto, serviço que é realizado pelas camareiras.

Por isso mesmo, contar com profissionais capacitados para essa área é tão importante quanto garantir uma boa estrutura e um café da manhã saboroso!  

Para ajudá-lo a entender como liderar sua equipe de camareiras, conversamos com Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria (ABG). Em um bate-papo repleto de boas dicas para você, Maria José, que atua no setor hoteleiro há 30 anos, revela qual deve ser sua preocupação na hora de contratar camareiras, indica como o time de camareiras deve ser capacitado, fala sobre a importância de valorizar e incentivar esses profissionais e muito mais. Acompanhe!

Seu hotel ou pousada está dando a devida atenção para a equipe de camareiras?

Segundo Maria José, a área de governança é muito desafiadora e necessita um olhar especial. Ou seja, o fato de esse serviço não ficar em evidência não significa que não precise de atenção. Pelo contrário, ele é o responsável por cuidar do principal produto que o hotel ou pousada comercializa: a hospedagem!

“É um erro minimizar a importância das camareiras. Os gestores precisam ter um olhar condizente com a importância desse departamento, que presta serviço em todas as áreas de um estabelecimento hoteleiro, não apenas na limpeza. As camareiras cuidam do bem-estar dos hóspedes e têm contato direto com eles, explica.

Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria (ABG)

Neste sentido, você precisa pensar na governança como parte de uma grande engrenagem. As camareiras devem estar ligadas com a recepção, lavanderia, restaurante, e até mesmo com a administração.

Quer saber como comandar um time tão importante como esse e garantir resultados positivos?

Para começar, siga estas dicas:

1) Tenha gestores bem preparados

De acordo com Maria José, o mercado busca e valoriza profissionais que estão se qualificando. No entanto, ainda há uma carência de governantas executivas e operacionais com uma visão mais avançada na gestão de processos, financeira e de pessoas. “Muitas vezes quem está à frente do serviço de governança do hotel ou pousada é o próprio proprietário ou um gerente geral. Essa pessoa tem que ter esse olhar profissional, cuidar do maior patrimônio, que é o hóspede”, destaca.

Neste sentido, a presidente da ABG destaca que o gestor precisa ser um grande líder, saber e gostar de trabalhar com pessoas e ter uma grande integração com as demais áreas. E não é só isso! Precisa ter domínio sobre os processos operacionais, saber gerir custos e se manter sempre atualizado.

Leia também!

2) Preocupe-se em capacitar suas camareiras continuamente

O sucesso de uma equipe de camareiras depende da sua capacitação. Por isso mesmo, o desenvolvimento contínuo desse time precisa fazer parte do plano de melhorias do seu estabelecimento. Para Maria José, essa é uma missão desafiadora. “Não é fácil, mas é possível, desde que você se proponha a fazer o dever de casa, preparar programas de capacitação e, principalmente, o desenvolvimento das equipes operacionais”, afirma.

Diversos tipos de treinamentos são importantes para melhorar a performance operacional da equipe. Um exemplo é a padronização dos serviços e processos e, ainda, a utilização correta de materiais químicos. De acordo com a especialista, este conhecimento promoverá redução de custos, segurança e bom desempenho. Na visão de Maria José, questões como apresentação pessoal, realinhamento de postura, motivação e atendimento também merecem ser temas de palestras e workshops.

Além de colaborar para melhorar a experiência do hóspede em seu estabelecimento, a capacitação contínua da sua equipe de camareiras também é uma forma de valorização dos profissionais, pois mostra que os gestores estão interessados no seu desenvolvimento.

Leia também!

3) Entenda que competência vale mais que experiência

marketing de conteúdoNa hora de contratar profissionais para o seu time de camareiras, saiba que muito mais do que experiência na área, é fundamental que o candidato tenha competências humanas para a função. Comportamento, boa postura e proatividade devem ser pré-requisitos. “A pessoa tem que gostar de servir, saber se comunicar, ter percepção e refinamento. Essas qualidades são mais importantes do que a experiência, até porque o ideal é que ela seja treinada dentro da cultura da empresa e aprenda o processo”, garante Maria José.

Leia também!

4) Valorize e incentive suas camareiras

“Se o funcionário é valorizado, certamente realizará seu trabalho com eficiência, tratando bem o cliente e prezando pela qualidade. Ele entenderá que faz a diferença”, garante Maria José.

É isso que você quer, não é? Portanto, preocupe-se em criar políticas internas de valorização e incentivo aos profissionais da sua equipe de camareiras. Plano de carreira, jornadas de trabalho justas e um bom leque de benefícios devem ser algumas de suas preocupações neste sentido.

 

Leia também! 

Agora é hora de refletir!

Seu hotel ou pousada já tem essa percepção do quanto o setor de governança é importante? Os profissionais dessa área estão recebendo a devida valorização e capacitação para realizar o trabalho com eficiência e qualidade? Como está o cuidado com a equipe responsável pelo principal produto vendido por seu estabelecimento?  

Deixe seu comentário e compartilhe com a gente suas experiências com o setor de camareiras!

Sucesso!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 19
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Como comandar o time de camareiras e garantir um serviço de qualidade"

Comentar