Nossas Sugestões

Como conquistar a confiança da equipe

Como conquistar a confiança da equipe

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/06/17

Que confiança é algo fundamental para que os clientes decidam comprar em sua loja você já sabe, certo? Mas já parou para analisar o nível de credibilidade da sua empresa internamente? Não é só no relacionamento com seu público externo que essa é uma questão crucial. Também é preciso saber como conquistar a confiança da equipe da loja para que os profissionais possam ser mais motivados e mais eficientes.

Além disso, assim como os clientes são leais à uma marca quando confiam nela, quando os colaboradores têm mais confiança na empresa, eles também são mais fiéis. Segundo estudo da Hay Group, o fator que tem mais impacto na retenção de funcionários é a confiança na empresa.

conquistar a confiança da equipeWilliam Vanderbloemen, CEO de uma organização de pesquisa que auxilia executivos a encontrarem talentos, lista alguns aspectos comuns das equipes altamente confiantes. 

Confira a seguir quais são esses atributos, identifique se isso acontece em seu negócio e entenda como pode melhorar esses aspectos para conquistar a confiança da equipe na sua loja:

5 fatores fundamentais para conquistar a confiança da equipe

1 – Erros são permitidos

conquistar a confiança da equipeExistem equipes que acreditam que o fracasso não é uma opção, que ele deve ser evitado como uma praga. O erro, nesse cenário, é encarado como sinônimo de demissão. Trabalhar em uma equipe assim não é nada saudável. Afinal, errar é humano, não é mesmo?

Se os membros da equipe têm medo de cometer erros, então, eles não têm confiança”, explica Vanderbloemen, destacando que, quando a falha é permitida, as pessoas ficam com menos medo, ou seja, mais confiantes, e, consequentemente, vão errar menos.

2 – Os colaboradores são autogerenciáveis

conquistar a confiança da equipeUma equipe que confia na empresa em que trabalha cuida do seu próprio trabalho. Cada um é responsável por sua função e a executa muito bem. Como líder, no início do processo você precisa definir o que precisa ser feito e o que espera de cada, em seguida, deve confiar que aquilo será feito.

Atualmente, boa parte das pessoas no mercado de trabalho são da geração milllennial e, segundo Vanderbloemen, para conquistar a confiança da equipe e obter o melhor desempenho desses profissionais, é importante delegar tarefas para que eles executem com independência.

3 – Não é toda hora que o líder vai ouvir “sim”

conquistar a confiança da equipeO gerente que se cerca de pessoas que apenas concordam com sua opinião não tem uma equipe confiável. É impossível agradar a todos sempre! Se você está aberto para ouvir qualquer ideia que seja diferente da sua, todos saem ganhando.

Ao aceitar críticas e sugestões, o gerente ganha uma nova perspectiva sobre as tarefas. Ou ainda, quando o líder consegue explicar de forma simples e clara para um colaborador por que determinada ação não pode ser realizada na empresa, ele cria abre um canal para que o colaborador tenha mais confiança para compartilhar novas ideias, mesmo que nem todas sejam aceitas.

4 – Feedback construtivo e constante

conquistar a confiança da equipeUm dos principais motivos para a desmotivação dos funcionários é a falta de feedback – eles não sabem como está seu trabalho e que tipo de melhorias precisam fazer. O feedback não é para ser uma conversa temida, da qual o colaborador sai frustrado, mas, sim, o momento em que o líder consegue olhar nos olhos do funcionário e elencar seus pontos fortes e no que ele precisa melhorar.

Dessa forma, o profissional sai motivado e com vontade de lapidar sua vida profissional. E a empresa, além de conquistar a confiança da equipe, também ganha ao ter pessoas mais motivadas e que estão dando o melhor de si em suas funções, aumentando sua produtividade e eficiência.

Dicas:

5 – As pessoas riem juntas

conquistar a confiança da equipeSabe aquele ambiente de trabalho de alto controle, em que as pessoas estão constantemente ansiosas e trocam poucas palavras? Não é possível descrevê-lo como propício para relações de confiança!

Quando todos se sentem confortáveis para rir com o líder e os colegas têm um bom nível de confiança, isso vale mais do que presentes ou regalias, não há dinheiro que compre.

Outros artigos que podem ajudá-lo a conquistar a confiança da equipe:

Conquistar a confiança da sua equipe é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio. Quando os profissionais têm confiança na empresa, eles passam essa confiança na hora de atender o cliente e, consequentemente, conseguem melhores resultados em vendas.

Coloque essas dicas em prática para ter uma equipe mais eficiente, motivada e fiel!

Sucesso e boas vendas!

Informações: Forbes   |   Imagem: FreepikFlaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "Como conquistar a confiança da equipe"

Comentar

  1. Willian disse:

    Ótimo artigo! Gostaria de saber o que vocês acham de cursos de liderança, destinados a gestores de equipes, subgestores etc. São boas oportunidades de aprimoramento dessa habilidade ou é melhor estudar por conta?
    Eu achei alguns cursos que me parecem bons sobre esses temas. Queria algumas opiniões antes de comprar porque, além de ser um comprometimento, é um investimento relativamente alto.
    Agradeço desde já a ajuda 😀

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Olá, Willian. Tudo bem?
      Que bom que gostou do artigo. Ficamos felizes em saber.
      Sim, cursos são excelentes oportunidade de aprimoramento, mas precisam ser combinados com ações de autodesenvolvimento, como a leitura de livros, artigos na web e revistas.
      Sucesso!

Em destaque no Blog do Varejo