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Como atrair e conquistar os primeiros clientes no e-commerce

Como atrair e conquistar os primeiros clientes no e-commerce

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/05/17

Começar um negócio na internet pode ser assustador. Afinal, como fazer sua marca ser encontrada no meio das inúmeras opções disponíveis na web? Como convencer os primeiros visitantes da sua loja virtual a fecharem a compra? Como atrair e conquistar os primeiros clientes no e-commerce? Vamos responder todas essas questões neste artigo! Siga a leitura e conheça algumas ações para fazer sua loja na web decolar!

6 dicas para conquistar os primeiros clientes no e-commerce

1 – Produza conteúdo qualificado

primeiros clientes no e-commerceProduzir conteúdo qualificado significa oferecer informações (por meio de textos, imagens, áudios ou vídeos) que ajudem seu público a resolver uma necessidade ou problema. Essa é a melhor maneira de ser encontrado na internet e conquistar os primeiros clientes no e-commerce.

Assim, no primeiro contato entre o consumidor e sua marca, a sua empresa já estará sendo útil para ele, deixando uma excelente primeira impressão.

Além disso, ao oferecer conteúdo qualificado sua loja pode se tornar uma autoridade no seu mercado, dando mais credibilidade para o seu e-commerce – fator crucial para quem está começando a vender na web.

Gostou dessa ideia e quer saber como produzir conteúdo para sua loja? Leia estes dois artigos:

2 – Participe de eventos da sua área

primeiros clientes no e-commerceNão é porque as vendas acontecem na internet que você não pode promover a loja fora da web também.

Nesse sentido, uma maneira de atrair mais visitantes para a sua loja virtual e conquistar os primeiros clientes no e-commerce é participando de eventos relacionados à sua área.

Nessas ocasiões, você vai ter a oportunidade de conhecer de verdade seus consumidores e, assim, entender melhor as necessidades e preferências deles.

Além disso, ao participar desses eventos – seja por meio de patrocínio ou palestrando, por exemplo – você estará aumentando o alcance da sua marca e também as chances de as pessoas visitarem sua loja online.

Exemplo de ações nesse sentido:

  • Se sua loja vende máquinas fotográficas, pode patrocinar um encontro de fotógrafos e conhecer melhor o que esses tipos de clientes buscam.
  • Sua loja vende móveis e artigos para casa? Que tal ter um estande em uma feira de decoração?
  • Se o seu e-commerce vende eletrodomésticos e portáteis para cozinha, você pode patrocinar um evento de gastronomia, oferecendo seus produtos para serem utilizados nas demonstrações do encontro. Em troca, sua loja online será divulgada entre os participantes.  

3 – Alcance seu público nas redes sociais

primeiros clientes no e-commerceAssim como os eventos, as redes sociais também oferecem excelentes oportunidades para você conhecer melhor seu público e divulgar sua loja virtual para potenciais clientes.

Além de falar sobre sua nova loja online para seus contatos pessoais nessas plataformas, estas são outras maneiras de utilizar as redes sociais para conquistar os primeiros clientes no e-commerce:

  • Procure pessoas nas redes sociais falando sobre problemas que sua loja pode resolver e indique os produtos que você vende e que estão alinhados às necessidades delas.
  • Entre em um grupo do Facebook que tenha a ver com o seu negócio. Observe e aprenda mais sobre seus clientes e também interaja fornecendo informações e dicas.
  • Faça anúncios segmentados nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, oferece oportunidade de você segmentar quem vai visualizar o seu anúncio. Isso aumenta a eficácia da ação e também a possibilidade de os usuários visitarem sua loja.

4 – Faça uma oferta especial de lançamento

primeiros clientes no e-commerceDar desconto não é a melhor maneira de conquistar novos clientes. Afinal, dessa forma, você estará atraindo consumidores que priorizam apenas o preço baixo. No entanto, oferecer um brinde ou uma oferta especial de lançamento pode ser um bom incentivo para o cliente comprar em sua loja pela primeira vez.

Se for dar um desconto, deixe claro que é direcionado apenas para aqueles que estão comprando pela primeira vez. E também especifique um prazo para a ação acabar, criando um senso de urgência e incentivando a compra.

Alguns exemplos de ofertas nesse sentido:

  • X% de desconto para a primeira compra em nossa loja virtual nesse mês de lançamento.
  • No dia do lançamento da loja, entrega gratuita em todas as compras.
  • Os X primeiros compradores levam um brinde.

5 – Use influenciadores digitais

primeiros clientes no e-commercePesquisas indicam que a avaliação de clientes na loja online pode aumentar a taxa de conversão em até 58%. Porém, se você está começando suas operações de venda na web, ainda não tem nenhum depoimento, certo?

Uma maneira de utilizar a avaliação de outros consumidores para conquistar os primeiros clientes no e-commerce é por meio da parceria com influenciadores digitais – que são pessoas com um grande número de seguidores na web e que possuem alta credibilidade perante a um determinado público.

Exemplos de ação em parceria com influenciadores digitais:

  • Enviar brindes para blogueiros que fazem unboxing (divulgação dos brindes recebidos).
  • Dar desconto ou brinde para os seguidores de determinado influenciador.
  • Patrocinar um concurso ou sorteio (oferecendo o prêmio) realizado por um influenciador.

6 – Peça indicação de seus parceiros e fornecedores

primeiros clientes no e-commerceÉ possível que seus parceiros e fornecedores também façam negócios com outras lojas virtuais e empresas do seu segmento. Sendo assim, eles entendem bem sobre o mercado e sobre os clientes. Você também pode pedir a ajuda deles para conquistar os primeiros clientes no e-commerce.

Peça para que, sempre que possível, eles indiquem sua loja. Seja para os clientes comprarem ou para quando surgirem oportunidades para participação em eventos ou como fonte em reportagens, por exemplo.

Além disso, procure fazer parcerias com empresas que possam crescer junto com o seu negócio. Por exemplo: sua loja online pode se associar a uma nova empresa de transporte. Enquanto você oferece espaço para anúncio em seu site, ela pode ajudar sua loja a oferecer entrega gratuita no primeiro mês.

Aprenda mais!

Você também pode conquistar os primeiros clientes no e-commerce com a ajuda das seguintes ações:

  • primeiros clientes no e-commerceEnvio de e-mail para uma base qualificada.
  • Pedido de indicação para amigos e parentes.
  • Realização de uma campanha, um sorteio ou um concurso cultural.
  • Anúncios na web.

Para saber mais detalhes sobre essas dicas, clique aqui.

Essas ações farão sua marca se destacar na internet e atrair a atenção dos consumidores online. Coloque-as em prática para conquistar seus primeiros clientes no e-commerce e veja sua loja virtual crescer a cada dia!

Sucesso e boas vendas!

Informações: A Better Lemonade Stand   |   Imagens: FreepikFlaticon

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