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Como criar guias de presentes e aumentar as vendas em datas comemorativas

Como criar guias de presentes e aumentar as vendas em datas comemorativas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/03/18

Sua missão como varejista deve ser ajudar os clientes da sua loja a tomarem as melhores decisões de compra. Para isso, uma das suas tarefas deve ser facilitar a busca de inspiração para que eles encontrem o “presente ideal” em cada data comemorativa. Afinal, dessa forma você estará ajudando o cliente no momento em que ele mais precisa! Quer saber como fazer isso? Leia este artigo! Nele, revelamos o caminho para você criar guias de presentes para fortalecer a marca da sua loja e vender mais em datas comemorativas!

O que são guias de presentes

  • Roberto, que é diretor de uma pequena empresa, está em dúvida sobre o que comprar para sua funcionária no Dia da Secretária.
  • Camila precisa de inspiração para encontrar o presente ideal para o Dia dos Namorados.
  • Leila está pesquisando ideias de presente para dar de aniversário para sua mãe.
  • Sérgio sente que já esgotou todas as possibilidades de presentes e não sabe o que dar neste Dia dos Pais.

Apesar de fictícios, esses personagens representam muito bem situações em que seus clientes se encontram antes de uma data comemorativa. E sabe o que grande parte deles vai fazer para resolver esse problema? Abrir o Google e pesquisar “Ideias de presentes para...“.

como criar guias de presentes

Você pode aproveitar essa situação para fortalecer a imagem da sua marca e atrair e conquistar mais consumidores.

Como?

Criando guias de presentes on-line para que as pessoas possam encontrar sua loja quando realizarem suas pesquisas!

Guias de presentes são listas com sugestões para presentear diferentes públicos e em diferentes datas comemorativas. Como a ideia é fortalecer a imagem da marca, as listas devem indicar produtos que podem ser encontrados na loja e que são ótimas alternativas de presentes para diversas ocasiões.

Como criar guias de presentes

A seguir, saiba como criar listas de sugestões de presentes para ajudar as pessoas a encontrarem em sua loja o produto ideal para comemorar datas especiais e homenagear pessoas próximas.

1 – Faça uma seleção de produtos para diferentes públicos e ocasiões

como criar guias de presentes

O primeiro passo para criar um guia com sugestões de presentes é definir os temas das suas listas. Ou seja, quais são os públicos e as datas comemorativas que a sua loja atende. A partir daí, é possível montar conjuntos de produtos para diferentes perfis de pessoas e ocasiões.

Por exemplo:

  • Guia de presente para o Dia das Mães.
  • Guia de presente para adolescentes.
  • Guia de presentes para o Dia dos Namorados.
  • Guia de presentes para profissionais de TI.
  • E assim por diante.

Para definir os temas e desenvolver essas listas, você pode adotar as seguintes estratégias:

  • Identifique as datas mais relevantes para a sua loja. Dependendo do seu mix de produtos, determinadas ocasiões devem receber maior atenção. Para uma loja de eletrônicos, por exemplo, o Dia das Mães é mais relevante que a Páscoa.

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  • Defina os públicos a que as listas vão atender. Faça uma análise dos seus clientes e identifique quais são os públicos em destaque. Por exemplo: se o seu público é formado majoritariamente por homens casados e com filhos, comece elaborando as listas de Dia das Crianças, Dia da Mães e Dia das Mulheres; afinal, esse perfil de cliente provavelmente vai querer presentear essas pessoas.

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  • Peça sugestão da equipe de vendas. Seus vendedores conhecem seus clientes melhor do que ninguém. Por isso, pergunte a eles quais são os produtos que mais saem em determinadas datas comemorativas e quais são os itens mais comprados por certos públicos. Saber quais são os itens que as pessoas mais compram para adolescentes, por exemplo, o ajudará a montar a lista de sugestões de presentes para esse público.

2 – Escolha as melhores plataformas para divulgar os guias

como criar guias de presentes

Depois de formar seus guias de presentes, você precisa divulgá-los, para chamar a atenção dos consumidores. Estas são algumas plataformas e estratégias de divulgação que podem ser úteis para isso:

  • Blog/site. Se a sua loja tem um blog ou site, criar uma página especial para esses guias de presentes é uma ótima forma de divulgá-los. Crie uma aba “Guia de presentes” e inclua nessa página cada novo guia que criar.

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  • Loja on-line. Possui uma loja on-line? Esse é o ambiente perfeito para publicar seus guias de presentes! Assim, se o cliente decidir adquirir alguns dos itens das suas listas de sugestões, já estará no lugar certo para efetuar a compra.

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  • Redes sociais. Publicar as listas nas redes sociais é uma ótima forma de espalhar esse conteúdo. Como essas plataformas geralmente não suportam conteúdo muito extenso, você pode divulgar as sugestões em partes. Por exemplo: crie uma galeria de imagens no Pinterest com as sugestões de presentes para o Dia das Mães.

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  • Faça listas em vídeo. Criar guias em vídeo é outra forma inteligente de divulgar as listas de sugestões de presentes da sua loja. Essa é a mídia favorita dos internautas atualmente, e o YouTube é o segundo maior buscador da web – atrás apenas do Google. Além do YouTube, você também pode criar vídeos em redes sociais como Instagram e Snapchat.

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3 – Faça divulgações sazonais

como criar guias de presentes

Muitas vezes os clientes começam a pesquisar ideias de presentes meses antes da data comemorativa em questão. Essa é a vantagem de se ter um conteúdo nesse sentido publicado na web – onde ele ficará disponível o ano todo para os clientes que buscam inspiração.

Porém, é importante fazer uma divulgação mais acentuada dos guias de presentes quando as respectivas datas comemorativas se aproximarem. Assim, por exemplo, em meados de março e abril você já pode começar a criar ações para divulgar o guia de presentes do Dia das Mães.

Estas são algumas formas de divulgar esses guias:

  • Envie um e-mail marketing com as sugestões de presentes da loja. Crie um cronograma anual já planejando a época em que cada guia será divulgado – um ou dois meses antes da data em questão, por exemplo.

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  • Destaque os guias em evidência no site. Você pode até ter uma página especial para reunir todos os guias de presentes da sua loja, mas é interessante que, na época de determinada data comemorativa, o respectivo guia esteja em destaque – no cabeçalho da página inicial ou em um pop-up, por exemplo.

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  • Vá além do on-line. Mesmo que os seus guias estejam publicados na web, você também pode divulgá-lo na loja física. Aliás, deve! Você pode imprimir o guia completo e disponibilizá-lo na loja ou distribuir um folder com o endereço on-line em que o cliente pode encontrar a lista completa. Esse tipo de integração de conteúdo faz toda a diferença na percepção que o cliente tem da sua empresa e pode gerar resultados extremamente positivos.

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  • Faça parcerias com influenciadores para divulgar suas listas. Personalidades da internet influenciam a decisão de compra de públicos específicos. Por exemplo: uma blogueira que fala sobre maternidade pode indicar sua lista de sugestões de presentes para o Dia das Crianças. Entender quem são os influenciadores mais interessantes para a sua marca e entrar em contato com eles para ver como vocês podem trabalhar juntos pode ser uma ótima forma de divulgar seus guias de presentes.

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3 – Crie caminhos fáceis para comprar os itens da lista

como criar guias de presentes

O objetivo dos guias de presentes é ajudar os clientes a escolherem o produto ideal para determinadas ocasiões e, assim, fortalecer a imagem da sua marca e aumentar as vendas da sua loja. 

Para que isso aconteça, é importante que essas listas sejam desenvolvidas de forma estratégica. Estas são algumas preocupações que você precisa ter nesse momento:

  • Indique um link de compra. Se você possui uma loja on-line, é fundamental que, a cada item sugerido, o link do seu e-commerce em que aquele produto pode ser adquirido seja apontado. Ao invés de ter que pesquisar na loja, o cliente poderá chegar ao produto em apenas um clique – o que aumenta consideravelmente as chances de compra.
  • Indique o código do produto. Caso você não tenha uma loja on-line, lembre-se de indicar o código do produto em questão. Assim, o cliente chega na loja já com a informação necessária para que o vendedor possa encontrar rapidamente o item. Esse código é ainda mais importante se a sua loja vende por telefone.
  • Adapte a lista para dispositivos móveis. Quando estiver criando um guia de presentes, garanta que o design se adapte às telas dos smartphones e que seja fácil de ler a lista nesses dispositivos – já que grande parte dos consumidores usa essa plataforma para pesquisar e comprar.

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4 – Torne a lista colaborativa

como criar guias de presentes

Seus guias de presentes precisam ser constantemente atualizados, para incluir novidades da loja e eliminar itens que não fazem mais parte do seu portfólio.

Uma forma interessante de manter a lista atualizada é pedindo a indicação dos clientes para complementar as sugestões. Você pode fazer isso:

  • Incluindo um espaço para comentários. Lá, os clientes podem deixar seus depoimentos falando mais sobre aquela determinada sugestão.
  • Pedindo sugestões de presentes. Quando o cliente comprar em datas comemorativas, peça para ele preencher um formulário indicando para outros consumidores sugestões de presentes para aquela ocasião.

Seguindo as dicas deste artigo, sua loja criará guias de presentes que vão ajudar seus clientes a escolherem o presente ideal e, assim, o relacionamento entre sua marca e seu público ficará cada vez mais fortalecido!

Coloque essa ação em prática e seja uma referência para os consumidores quando eles buscarem por ideias de presente!

Boas vendas!

Imagens: Bigstock

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