Sua missão como varejista deve ser ajudar os clientes da sua loja a tomarem as melhores decisões de compra. Para isso, uma das suas tarefas deve ser facilitar a busca de inspiração para que eles encontrem o “presente ideal” em cada data comemorativa. Afinal, dessa forma você estará ajudando o cliente no momento em que ele mais precisa! Quer saber como fazer isso? Leia este artigo! Nele, revelamos o caminho para você criar guias de presentes para fortalecer a marca da sua loja e vender mais em datas comemorativas!
Apesar de fictícios, esses personagens representam muito bem situações em que seus clientes se encontram antes de uma data comemorativa. E sabe o que grande parte deles vai fazer para resolver esse problema? Abrir o Google e pesquisar “Ideias de presentes para...“.
Você pode aproveitar essa situação para fortalecer a imagem da sua marca e atrair e conquistar mais consumidores.
Como?
Criando guias de presentes on-line para que as pessoas possam encontrar sua loja quando realizarem suas pesquisas!
Guias de presentes são listas com sugestões para presentear diferentes públicos e em diferentes datas comemorativas. Como a ideia é fortalecer a imagem da marca, as listas devem indicar produtos que podem ser encontrados na loja e que são ótimas alternativas de presentes para diversas ocasiões.
A seguir, saiba como criar listas de sugestões de presentes para ajudar as pessoas a encontrarem em sua loja o produto ideal para comemorar datas especiais e homenagear pessoas próximas.
O primeiro passo para criar um guia com sugestões de presentes é definir os temas das suas listas. Ou seja, quais são os públicos e as datas comemorativas que a sua loja atende. A partir daí, é possível montar conjuntos de produtos para diferentes perfis de pessoas e ocasiões.
Por exemplo:
Para definir os temas e desenvolver essas listas, você pode adotar as seguintes estratégias:
Depois de formar seus guias de presentes, você precisa divulgá-los, para chamar a atenção dos consumidores. Estas são algumas plataformas e estratégias de divulgação que podem ser úteis para isso:
Muitas vezes os clientes começam a pesquisar ideias de presentes meses antes da data comemorativa em questão. Essa é a vantagem de se ter um conteúdo nesse sentido publicado na web – onde ele ficará disponível o ano todo para os clientes que buscam inspiração.
Porém, é importante fazer uma divulgação mais acentuada dos guias de presentes quando as respectivas datas comemorativas se aproximarem. Assim, por exemplo, em meados de março e abril você já pode começar a criar ações para divulgar o guia de presentes do Dia das Mães.
O objetivo dos guias de presentes é ajudar os clientes a escolherem o produto ideal para determinadas ocasiões e, assim, fortalecer a imagem da sua marca e aumentar as vendas da sua loja.
Para que isso aconteça, é importante que essas listas sejam desenvolvidas de forma estratégica. Estas são algumas preocupações que você precisa ter nesse momento:
Seus guias de presentes precisam ser constantemente atualizados, para incluir novidades da loja e eliminar itens que não fazem mais parte do seu portfólio.
Uma forma interessante de manter a lista atualizada é pedindo a indicação dos clientes para complementar as sugestões. Você pode fazer isso:
Seguindo as dicas deste artigo, sua loja criará guias de presentes que vão ajudar seus clientes a escolherem o presente ideal e, assim, o relacionamento entre sua marca e seu público ficará cada vez mais fortalecido!
Coloque essa ação em prática e seja uma referência para os consumidores quando eles buscarem por ideias de presente!
Boas vendas!