Nossas Sugestões

Como dar feedback a seus vendedores

Como dar feedback a seus vendedores

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/03/15

Um bom feedback funciona como ferramenta de motivação e de desenvolvimento e também é útil para a retenção de talentos. Por outro lado, um feedback mal feito pode detonar o clima da sua empresa e até mesmo prejudicar seus resultados em vendas (consequência, por exemplo, da desmotivação da equipe). Pensando em ajudá-lo a garantir apenas feedbacks positivos, reunimos aqui sete dicas para você colocar em prática agora mesmo. São elas:

139791) Seja positivo

Mesmo que o feedback seja para abordar uma falha de um colaborador é importante manter uma postura positiva enquanto estiver conversando com ele. Comece sempre falando as coisas boas que ele tem realizado. Primeiro elogie e parabenize, assim, fica mais fácil ganhar a atenção dele – o que não aconteceria se já começasse apontando os erros.

2) Seja claro e objetivo

15502

Nada pior do que receber uma mensagem enigmática, que no final você fica pensando: “mas o que ele quis dizer mesmo?”. Por isso, quando estiver dando feedback não deixe nada subentendido. Tenha certeza que tudo o que você falou foi claramente compreendido. Use palavras objetivas e não fique enrolando, fale exatamente o que você precisa falar. Quanto mais você estender o discurso, mais chances você tem de não ser bem entendido.

3) Foque no problema, não na pessoa

39154Você já deve ter ouvido por aí que “as pessoas não mudam”. Bem, pode ser mesmo que algumas características pessoais sejam mais difíceis de se trabalhar. Porém, o bom profissional consegue se adaptar ao ambiente do trabalho. Quando estiver dando um feedback, não fale sobre o vendedor em si, e sim sobre suas atitudes. Seja estritamente profissional e não faça comentários pessoais. O feedback deve ser composto por fatos, e não acusações.

4) Dê abertura para o vendedor falar

70761O feedback é uma conversa, não um comunicado. Você precisa dar espaço para que o profissional sinta-se à vontade também para falar. Lembre-se, não é um momento para justificativas ou para apontar culpados, mas sim para dialogar e encontrar um caminho para solucionar um problema. Até ideias inovadoras podem surgir nessas conversas.

470085) Não acumule informações

Outra dica importante é não deixar passar muito tempo para dar o feedback. Dessa forma, os fatos que for abordar não vão estar muito distantes e você também evita passar muitas informações ao mesmo tempo. O ideal é criar uma rotina de feedback. Exemplo: de 15 em 15 dias reservar um espaço para conversar com os vendedores individualmente.

6) Elogie em público, critique em particular

30588Essa é uma premissa básica, mas que muitos líderes esquecem de colocar em prática. Ninguém gosta de ser criticado em público. Se você acha que isso irá fazer seus profissionais se engajarem, saiba que o efeito é contrário. Eles se sentirão humilhados e ficarão desmotivados. Por isso, faça a crítica diretamente ao profissional que necessita do feedback, sem envolver os colegas dele.

7) Mostre o caminho

43251O feedback é uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades de seus vendedores. É errado apenas apontar o erro e esperar que o profissional se vire para corrigi-lo. Como líder, você precisa ajudá-lo, mostrar o caminho e educar o profissional. Assim, ele perceberá que você não está apenas “pegando no pé”, e sim que se importa e que está preocupado com o desenvolvimento profissional dele.

Como acontece o feedback aí em sua loja? Você tem um processo definido? Seus vendedores respondem bem ao feedbcak? Deixe um comentário falando sua opinião e dicas sobre esse tema. Talvez você inspire nosso próximo post aqui do blog! 

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 18
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "Como dar feedback a seus vendedores"

Comentar

  1. Eliza Geralda Costa Patricio disse:

    excelentes dicas, tem me acrescentado muito quanto gerente em relação com os colaboradores, vocês da Gazin estão de parabéns.

Em destaque no Blog do Varejo