Nossas Sugestões

5 ideias para dar um toque mais pessoal na estadia em seu hotel ou pousada

5 ideias para dar um toque mais pessoal na estadia em seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/10/17

Quer se destacar na hotelaria? Garanta que seus hóspedes saiam de seu hotel ou pousada levando na bagagem lembranças para a vida toda! Para fazer isso é preciso dar um toque mais pessoal na estadia!

dar um toque mais pessoal na estadiaA boa notícia é que os pequenos e médios estabelecimentos hoteleiros saem na frente dos gigantes quando se trata de personalizar a hospedagem. Por terem processos mais enxutos, fica mais fácil para negócios menores adicionar detalhes que fazem toda a diferença na percepção do viajante.

Não sabe como fazer isso? As dicas abaixo irão inspirá-lo a criar ações para dar um toque mais pessoal na estadia e, assim, promover experiências incríveis que ficarão gravadas na memória e no coração dos seus hóspedes. Vamos lá?

Como dar um toque mais pessoal na estadia

As ideias abaixo podem ser executadas facilmente por estabelecimento de qualquer porte.  Confira e coloque-as em prática, adaptando para a realidade do seu negócio e do seu público!

1 – Ofereça um lugar onde os hóspedes possam cozinhar

dar um toque mais pessoal na estadia

Quem gosta de cozinhar, quando viaja fica tentado a fazer experimentos com ingredientes locais. Nesse sentido, muitos viajantes preferem escolhem se hospedar em lugares que possibilitam a utilização da cozinha. Caso, por exemplo, dos quartos e casas disponíveis no Airbnb*!

Mesmo sendo um hotel ou pousada tradicional, seu estabelecimento também pode atrair esse público e promover experiências gastronômicas que contribuirão para tornar uma viagem inesquecível. Você pode fazer isso de duas formas:

  1. Tendo um espaço para o hóspede cozinhar dentro do quarto.
  2. Criando uma cozinha comunitária para os hóspedes. Assim, além de poderem cozinhar, os viajantes poderão compartilhar receitas e conhecimentos culinários de diversos lugares. Esse é o tipo de ambiente ideal para oferecer um aconchego familiar em seu estabelecimento.

Pense nisso!

*Dicas de leitura!

2 – Incentive os hóspedes a compartilharem experiências de viagens

dar um toque mais pessoal na estadia

Outra forma de dar um toque mais pessoal na estadia em seu hotel ou pousada, é criando um espaço para os hóspedes trocarem informações e dicas de viagens. Assim, cada novo viajante que chegar vai ver que outras pessoas viveram experiências incríveis enquanto estiveram em seu estabelecimento.

Aí vão algumas sugestões de ações nesse sentido:

  • Disponibilize um mural para os viajantes deixarem suas recomendações de atividades e restaurantes na cidade.
  • Tenha um mural com fotos dos hóspedes no hotel e/ou em algum local da cidade (sempre peça autorização para utilizar as imagens).
  • Crie o “baú de ideias”. Peça para os hóspedes colocarem um bilhetinho no baú com uma dica sobre o que fazer na região. Quando um novo viajante chegar, ele pode sortear uma recomendação direto do baú – e, antes de ir embora, deixar a dica dele também.

Dica de leitura! 

3 – Divulgue informações sobre seus fornecedores

dar um toque mais pessoal na estadia

Quanto mais o hóspede conhecer seu negócio, mais íntimo da sua marca ele irá se sentir. Por isso, compartilhar informações sobre os fornecedores do seu estabelecimento também é uma ótima alternativa para dar um toque mais pessoal na estadia – especialmente se são fornecedores locais. Assim, além de saber mais sobre o seu negócio em si, o viajante também vai conhecer melhor as empresas tradicionais da região.

Você pode fazer isso:

  • Mostrando quem são os fornecedores de alimentos. Por exemplo: a fazenda de onde vêm os legumes; a padaria artesanal que produz todos os pães servidos nas refeições; a vinícola da região que fornece os vinhos do restaurante; e assim por diante.
  • Apresentando os artesãos responsáveis pelas artes utilizadas na decoração no hotel.
  • Contando a história dos moradores da região que fabricam a geleia utilizada no café da manhã.

Dica de leitura!

4 – Conte a história dos fundadores do hotel

dar um toque mais pessoal na estadia

Além de contar histórias relacionadas aos fornecedores do seu negócio, para dar um toque mais pessoal na estadia em seu hotel ou pousada também é interessante compartilhar a história do próprio estabelecimento.

Exemplos de ações nesse sentido:

  • Fotos antigas do hotel espalhadas pelo estabelecimento.
  • Um folheto contando a história dos fundadores.
  • Um vídeo disponível no quarto narrando a trajetória do estabelecimento.
  • Uma breve narrativa sobre a história do hotel no menu do restaurante.

Dica de leitura! 

5 – Ofereça um jantar em uma mesa coletiva com todos os hóspedes

dar um toque mais pessoal na estadia

Se você não pode colocar a sugestão número 1 em prática, essa é outra forma de aproximar os hóspedes por meio de uma refeição e recriar aquele clima de “domingo em família”. Durante o fim de semana, ofereça um jantar ou almoço coletivo. Assim, em vez de sentarem em mesas individuais, os viajantes irão compartilhar a mesma mesa.

E ainda que eles peçam pratos diferentes, o fato de estarem juntos vai incentivar a conversa. E não há nada mais gratificante durante uma viagem do que conhecer novas pessoas e, quem sabe, fazer novos amigos, não é mesmo? Isso contará muitos pontos a favor do seu estabelecimento!

Essas são apenas algumas ideias. Esperamos que elas possam inspirá-lo a criar ações parecidas em seu estabelecimento. Assim, mais do que oferecer uma hospedagem, seu hotel ou pousada irá oferecer aos viajantes caminhos para a vivência de experiências incríveis.

Coloque algumas dessas sugestões em prática e depois volte aqui para nos contar o que achou. Ajudá-lo a atrair, conquistar, encantar e fidelizar clientes é nossa grande missão.

Sucesso!

Aprenda mais!

dar um toque mais pessoal na estadiaComo comentamos no início, pequenos e médios estabelecimentos têm vantagem na hora de oferecer uma estadia mais aconchegante. Use isso a seu favor! A seguir, confira outras dicas que vão ajudar a dar um toque mais pessoal na estadia em seu pequeno hotel ou pousada:

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 7
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "5 ideias para dar um toque mais pessoal na estadia em seu hotel ou pousada"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo