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Como descobrir o que os clientes querem

Como descobrir o que os clientes querem

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/08/17

Entender as preferências e os desejos dos seus clientes é fundamental para sempre oferecer a eles o que eles buscam. O problema é: como conseguir essas informações? É o que vamos explicar neste artigo! Entenda, a seguir, como descobrir o que os clientes querem e saiba como utilizar esse conhecimento para melhorar o atendimento em sua loja.  

Antes de tudo, entenda o que você tem a oferecer

Qual é o propósito da sua loja? Qual é a missão do seu negócio?

Se você não sabe responder essas perguntas, entenda que antes de descobrir o que os clientes querem, precisa definir o que sua marca tem a oferecer. Afinal, só assim você vai conseguir saber de que forma os serviços e produtos da sua empresa se encaixam nas necessidades e desejos do seu público.

descobrir o que os clientes querem

Estas são algumas perguntas que você pode se fazer para descobrir o que sua loja tem a oferecer:

  • De que forma meu negócio ajuda os clientes?
  • Quais são os problemas que minha loja ajuda a resolver?
  • Como minha loja pretende se relacionar com o público?
  • Quais são os diferenciais da minha loja em relação aos concorrentes?

Os artigos listados a seguir também podem ajudá-lo a identificar seu propósito e o seu diferencial:

5 dicas para descobrir o que os clientes querem

Quanto melhor você conhece o perfil do seu público, mais facilmente conseguirá entender como sua loja pode ajudá-lo por meio dos serviços, produtos e atendimento que oferece. Além disso, conhecer preferências e necessidades dos clientes também vai ajudá-lo a saber quais ações e processos do seu negócio estão mais alinhados ao que os consumidores buscam e o que precisa ser melhorado.

Com isso em mente, apresentamos abaixo algumas estratégias que você pode colocar em prática para descobrir o que os clientes querem e, assim, aprimorar suas operações e melhorar seus resultados. Acompanhe!

1 – Fazer pesquisas de satisfação

descobrir o que os clientes queremPara descobrir o que os clientes querem, muitas vezes tudo o que você precisa fazer é perguntar. Simples assim.

Realizar pesquisas de satisfação periodicamente é uma excelente maneira de medir o contentamento dos clientes com sua marca e descobrir o que deve ser feito para deixá-los mais satisfeitos e fiéis à sua loja.

Dica de leitura:

2 – Analisar os comentários e avaliações dos consumidores

descobrir o que os clientes queremApesar de ser uma ferramenta muito útil para descobrir o que os clientes querem, sozinha a pesquisa de satisfação não é o suficiente. Isso porque muitas vezes os consumidores não são 100% honestos e/ou precisos na hora de responder as perguntas.

Por isso, analisar os comentários e avaliações feitos pelos seus clientes nas redes sociais e em seu site pode ser uma maneira eficaz de conseguir informações genuínas e mais completas sobre a satisfação deles em relação a sua loja e aos produtos que você vende.

Dicas de leitura:

3 – Estudar as informações do SAC

descobrir o que os clientes queremA área de Serviço de Atendimento ao Consumidor de sua loja é uma verdadeira mina de ouro, cheia de informações valiosas sobre as preferências e necessidades do seu público.

Analise as principais reclamações e solicitações dos consumidores nesses canais de contato para entender o que os seus clientes gostam e do que eles não gostam no relacionamento com a loja.

Dica de leitura:

4 – Observar as interações dos clientes com outras marcas

descobrir o que os clientes queremAlém de analisar os comentários e perguntas que os consumidores deixam nos perfis da sua loja nas redes sociais, para descobrir o que os clientes querem também é importante estudar as interações deles com outras marcas nesses canais.

Saber o que eles valorizam e o que eles não gostam na relação com outras empresas vai ajudar o seu negócio a antecipar necessidades específicas do seu público.

Dica de leitura:

5 – Investir na criação de personas

descobrir o que os clientes queremPersonas nada mais são que perfis dos tipos de clientes que sua loja tem. Elas devem ser desenvolvidas com base nas informações do seu público atual e também daqueles consumidores que você deseja atrair. Por isso, ao criar as personas da loja, naturalmente você vai conseguir descobrir o que os clientes querem.

Dica de leitura:

O que fazer com essas informações

descobrir o que os clientes querem

Descobrir o que os clientes querem é apenas o primeiro passo para ter mais sucesso no relacionamento com seu público. Para que essas informações realmente o ajudem a aprimorar sua operação, é fundamental saber como utilizar esses dados.

A partir do que você descobriu em relação às preferências e necessidades do seu público, é possível:

  • descobrir o que os clientes queremEncontrar pontos de melhoria.
  • Entender melhor o fluxo de vendas.
  • Aprender mais sobre a jornada de compra dos seus clientes.
  • Tornar o processo de venda mais eficiente.
  • Oferecer atendimento, promoções e comunicação personalizadas.
  • Ajudar de maneira mais efetiva seus clientes.

Bons motivos para buscar entender o que os clientes querem, não?

Quer aprender mais sobre como analisar as informações dos consumidores e como utilizar os dados dos clientes para ajudar sua loja a melhorar os processos? Leia o artigo abaixo:

Seguindo essas dicas, você vai conseguir descobrir o que os seus clientes querem e, assim, melhorar os processos da sua loja para conquistar cada vez mais consumidores. Se tiver alguma dúvida sobre esse tema, não esqueça de deixar um comentário com sua pergunta, ok?

Boas pesquisas e boas vendas!

Imagens: FreepikFlaticon

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