Grandes profissionais e grandes líderes sempre têm, por trás de seu sucesso, um grupo de pessoas que os ajudaram a chegar até o topo. Com empresas, não é diferente! A colaboração entre diferentes negócios pode ajudar as organizações a irem mais longe. Como diz aquele velho ditado, “a união faz a força”. É por isso que parcerias na hotelaria podem trazer diversos benefícios para hotéis e pousadas, gerando mais oportunidades e atraindo mais hóspedes.
Sabendo disso, revelamos a seguir todas as vantagens de o seu estabelecimento ter aliados estratégicos, apresentamos os tipos de parceiros que o seu hotel ou pousada pode buscar e explicamos como desenvolver parcerias na hotelaria de forma eficiente. Acompanhe!
Para que seu hotel ou pousada consiga alcançar os resultados citados acima por meio da parceria com outras empresas, é fundamental que essa colaboração seja realizada de forma estratégica e profissional, para evitar futuros problemas e garantir que todos fiquem satisfeitos com a união.
Estes são os cinco passos para desenvolver parcerias na hotelaria de forma eficiente:
Primeiro, tenha claramente definido o que você quer alcançar com a parceria:
Saber onde você quer chegar vai ajudá-lo a entender qual é o tipo de parceria que seu hotel deve buscar.
Depois de entender quais são seus objetivos, faça uma lista de empresas que poderiam ajudá-lo nessa missão. Escolha aquela (ou aquelas) que mais tenham a ver com os valores do seu negócio. Muitas questões podem ser negociadas, mas diferenças de valor e cultura tornam a parceria inviável.
Na hora de escolher as empresas parceiras, não pense apenas no que elas podem proporcionar ao seu negócio, mas também o que o seu hotel ou pousada pode oferecer a elas. Faça uma lista de trocas a serem oferecidas e determine um limite de concessão, para que o seu hotel não saia perdendo nesse processo.
Depois de escolher as empresas e negociar as trocas, é imprescindível que essa colaboração seja oficializada por meio de um contrato oficial. Isso será importante para que, no futuro, todas as partes estejam protegidas contra o não cumprimento dos acordos.
Por fim, esforce-se ao máximo para manter um bom relacionamento com as empresas parceiras. Mesmo que a colaboração entre vocês seja temporária, a relação positiva pode gerar novos negócios no futuro e, ainda, ajudar a atrair mais clientes por meio da recomendação dos seus aliados.
Agora você já sabe todas as vantagens de se aliar a outras empresas na hotelaria e também aprendeu a melhor maneira de desenvolver essa colaboração. Resta, então, entender quais são os tipos de parcerias possíveis no segmento hoteleiro e como elas funcionam na prática.
Seu hotel ou pousada pode fazer parcerias com:
Ao invés de lutar contra os concorrentes, você já pensou em se unir a eles? Parece loucura, mas essa colaboração entre vocês pode ser benéfica para todos. Explicamos como:
Seu hotel ou pousada também pode se aliar a empresas que atendam e busquem o mesmo público. Se você tem diferentes públicos, tem possibilidade de fazer parcerias com empresas de diferentes segmentos.
Veja alguns exemplos de colaborações nesse sentido:
Esse é um tipo de parceria na hotelaria que ajuda a movimentar e a fortalecer a economia da sua região – o que é benéfico para as empresas da sua cidade e também para atrair mais hóspedes para o seu hotel.
Entenda como esse tipo de união pode funcionar:
Essa é uma parceria clássica e que pode trazer resultados positivos para o seu hotel ou pousada. Esse tipo de colaboração funciona muito bem porque, mesmo com toda a autonomia proporcionada pela internet, ainda há uma grande parte de viajantes que buscam agências de viagem para que possam ter acesso a um pacote completo – e isso inclui hospedagem.
Agências de eventos também são excelentes opções de parceiros para o seu hotel ou pousada. Especialmente aquelas agências que desenvolvem e são responsáveis pela realização de eventos em sua região.
Essa colaboração pode funcionar assim:
Dica: clique aqui e conheça sete ideias de eventos para atrair hóspedes na baixa temporada.
Sabe aquela frase que diz “uma andorinha só não faz verão”? Pois é, seu hotel sozinho pode não ter capital para oferecer os mesmos serviços que grandes redes. Porém, por meio de parcerias, seu estabelecimento pode competir no mesmo nível com esses “gigantes”.
Exemplos de parcerias na hotelaria que podem ajudá-lo nesse sentido:
Viu só? As parcerias na hotelaria podem trazer excelentes resultados e fazer o seu hotel ou pousada se destacar no mercado. Você já utiliza esse tipo de estratégia? Qual tipo de parceria seu hotel tem com outras empresas? Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões e nos ajude a conhecer ainda mais sua realidade e necessidades.
Sucesso!