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Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes

Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/05/17

Grandes profissionais e grandes líderes sempre têm, por trás de seu sucesso, um grupo de pessoas que os ajudaram a chegar até o topo. Com empresas, não é diferente! A colaboração entre diferentes negócios pode ajudar as organizações a irem mais longe. Como diz aquele velho ditado, “a união faz a força”. É por isso que parcerias na hotelaria podem trazer diversos benefícios para hotéis e pousadas, gerando mais oportunidades e atraindo mais hóspedes.

Sabendo disso, revelamos a seguir todas as vantagens de o seu estabelecimento ter aliados estratégicos, apresentamos os tipos de parceiros que o seu hotel ou pousada pode buscar e explicamos como desenvolver parcerias na hotelaria de forma eficiente. Acompanhe!

Benefícios gerados pelas parcerias na hotelaria

  • parcerias na hotelariaRedução de custos – quando você se alia a empresas do seu segmento para adquirir suplementos ou mídia em conjunto, vocês conseguem negociar melhores preços por comprar em maiores quantidades.
  • Maior alcance da marca – parcerias na hotelaria ajudam a aumentar a divulgação das marcas envolvidas. Além de atingir seu público, você irá também atingir o público da empresa parceira.
  • Possibilidade de competir com grandes redes – pode ser que, sozinho, seu hotel ou pousada não tenha possibilidade de oferecer o mesmo que grandes redes. Porém, ao se unir a outros hotéis ou empresas fornecedoras de serviços utilizados por seu estabelecimento, você consegue competir com concorrentes de maior porte.
  • Diferenciais turísticos – ao se unir a empresas da sua região, você irá fortalecer a imagem da cultura e da economia da sua cidade, atraindo mais turistas e, consequentemente, mais hóspedes.

5 passos para desenvolver parcerias na hotelaria de forma eficiente

Para que seu hotel ou pousada consiga alcançar os resultados citados acima por meio da parceria com outras empresas, é fundamental que essa colaboração seja realizada de forma estratégica e profissional, para evitar futuros problemas e garantir que todos fiquem satisfeitos com a união.

Estes são os cinco passos para desenvolver parcerias na hotelaria de forma eficiente:

1 – Defina um objetivo

parcerias na hotelaria

Primeiro, tenha claramente definido o que você quer alcançar com a parceria:

  • Aumentar o alcance da marca?
  • Fortalecer a fidelidade dos clientes?
  • Oferecer mais serviços?
  • Atrair mais hóspedes?

Saber onde você quer chegar vai ajudá-lo a entender qual é o tipo de parceria que seu hotel deve buscar.

2 – Escolha uma empresa

parcerias na hotelaria

Depois de entender quais são seus objetivos, faça uma lista de empresas que poderiam ajudá-lo nessa missão. Escolha aquela (ou aquelas) que mais tenham a ver com os valores do seu negócio. Muitas questões podem ser negociadas, mas diferenças de valor e cultura tornam a parceria inviável.

3 – Negocie as trocasparcerias na hotelaria

Na hora de escolher as empresas parceiras, não pense apenas no que elas podem proporcionar ao seu negócio, mas também o que o seu hotel ou pousada pode oferecer a elas. Faça uma lista de trocas a serem oferecidas e determine um limite de concessão, para que o seu hotel não saia perdendo nesse processo.

4 – Faça um contrato

parcerias na hotelariaDepois de escolher as empresas e negociar as trocas, é imprescindível que essa colaboração seja oficializada por meio de um contrato oficial. Isso será importante para que, no futuro, todas as partes estejam protegidas contra o não cumprimento dos acordos.

5 – Mantenha um bom relacionamento

parcerias na hotelaria

Por fim, esforce-se ao máximo para manter um bom relacionamento com as empresas parceiras. Mesmo que a colaboração entre vocês seja temporária, a relação positiva pode gerar novos negócios no futuro e, ainda, ajudar a atrair mais clientes por meio da recomendação dos seus aliados.

Onde buscar parcerias na hotelaria

Agora você já sabe todas as vantagens de se aliar a outras empresas na hotelaria e também aprendeu a melhor maneira de desenvolver essa colaboração. Resta, então, entender quais são os tipos de parcerias possíveis no segmento hoteleiro e como elas funcionam na prática.

Seu hotel ou pousada pode fazer parcerias com:

OUTROS HOTÉIS OU POUSADAS

parcerias na hotelariaAo invés de lutar contra os concorrentes, você já pensou em se unir a eles? Parece loucura, mas essa colaboração entre vocês pode ser benéfica para todos. Explicamos como:

  • Seu hotel ou pousada pode fazer parcerias com outros estabelecimentos da sua região para que um indique o outro em caso de lotação dos quartos.
  • Seu negócio pode fazer parcerias com hotéis e pousadas em outras cidades para recomendar os estabelecimentos e também ser recomendado pelos parceiros (gerando uma rede de hotéis parceiros).
  • Parcerias entre vários hotéis podem ser excelentes oportunidades para que eles consigam preços melhores dos fornecedores ao comprarem em conjunto e em quantidades maiores.

EMPRESAS QUE ATENDEM O MESMO PÚBLICO

parcerias na hotelariaSeu hotel ou pousada também pode se aliar a empresas que atendam e busquem o mesmo público. Se você tem diferentes públicos, tem possibilidade de fazer parcerias com empresas de diferentes segmentos.

Veja alguns exemplos de colaborações nesse sentido:

  • Se o seu estabelecimento possui um salão de festas para casamentos, pode se unir a empresas de eventos especializadas nesse tipo de festa para desenvolverem um pacote em conjunto.
  • Se o seu hotel ou pousada quer atrair hóspedes que gostam de esportes radicais e de natureza, empresas que ofereçam esse tipo de serviço e atividades podem se unir ao seu estabelecimento para atrair turistas que tenham esse perfil.

EMPRESAS DE SUA REGIÃO

parcerias na hotelariaEsse é um tipo de parceria na hotelaria que ajuda a movimentar e a fortalecer a economia da sua região – o que é benéfico para as empresas da sua cidade e também para atrair mais hóspedes para o seu hotel.

Entenda como esse tipo de união pode funcionar:

  • O hotel pode fazer parcerias com restaurantes locais para que eles ofereçam desconto ou condição especial para os hóspedes do seu estabelecimento.
  • Parcerias com cozinheiros e restaurantes tradicionais da sua região podem resultar no desenvolvimento de uma feira de gastronomia regional em seu hotel.
  • Empresas que oferecem serviços turísticos na sua região (passeios, ônibus turístico, tour pelos principais pontos da cidade) podem ser excelentes parceiros do seu hotel ou pousada. Você recomenda o serviço deles para os hóspedes e eles recomendam o seu estabelecimento para os turistas.

AGÊNCIAS DE VIAGEM

parcerias na hotelariaEssa é uma parceria clássica e que pode trazer resultados positivos para o seu hotel ou pousada. Esse tipo de colaboração funciona muito bem porque, mesmo com toda a autonomia proporcionada pela internet, ainda há uma grande parte de viajantes que buscam agências de viagem para que possam ter acesso a um pacote completo – e isso inclui hospedagem.

  • Então, se o seu estabelecimento é parceiro de empresas prestadoras de serviços turísticos, pode trabalhar em conjunto para oferecer pacotes especiais que incluam o seu hotel como local de estadia na sua região.
  • Isso pode ajudar seu hotel a alcançar hóspedes até de outros países. O que seria muito mais difícil se estivesse atuando sozinho.

AGÊNCIAS DE EVENTOS

parcerias na hotelariaAgências de eventos também são excelentes opções de parceiros para o seu hotel ou pousada. Especialmente aquelas agências que desenvolvem e são responsáveis pela realização de eventos em sua região.

Essa colaboração pode funcionar assim:

  • O seu hotel oferece condições especiais de hospedagem para os participantes do evento e, em troca, a agência de eventos divulga sua marca e indica o seu estabelecimento como opção de estadia para os participantes que vêm de longe.
  • Oum ainda, dependendo do tamanho do evento, seu hotel pode oferecer espaço para o evento em troca da divulgação da marca e indicação do estabelecimento.

Dica: clique aqui e conheça sete ideias de eventos para atrair hóspedes na baixa temporada.

PRESTADORES DE SERVIÇOS EXTRAS

parcerias na hotelariaSabe aquela frase que diz “uma andorinha só não faz verão”? Pois é, seu hotel sozinho pode não ter capital para oferecer os mesmos serviços que grandes redes. Porém, por meio de parcerias, seu estabelecimento pode competir no mesmo nível com esses “gigantes”.

Exemplos de parcerias na hotelaria que podem ajudá-lo nesse sentido:

  • Se o seu hotel não tem um spa, pode fazer parceria com uma empresa que oferece massagens e atividades relaxantes e solicitar que eles ofereçam um preço especial para os hóspedes. A empresa ganha mais clientes e o seu estabelecimento poderá oferecer esse serviço extra.
  • Seu estabelecimento pode não ter um motorista de plantão, mas que tal fazer parcerias com empresas de transporte privado, taxistas e/ou motoristas de empresas como Uber e Cabify para oferecer esse serviço premium aos seus hóspedes?
  • Se o seu hotel não tem como oferecer um cardápio diferenciado para hóspedes que tenham algum tipo de alergia ou intolerância, faça parceria com empresas de alimentação funcional que possam entregar esses tipos de pratos especiais no seu estabelecimento. Sempre pergunte ao cliente se ele tem alguma restrição alimentar e ofereça a possibilidade de ele escolher entre as opções oferecidas pelo seu parceiro.

Viu só? As parcerias na hotelaria podem trazer excelentes resultados e fazer o seu hotel ou pousada se destacar no mercado. Você já utiliza esse tipo de estratégia? Qual tipo de parceria seu hotel tem com outras empresas? Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões e nos ajude a conhecer ainda mais sua realidade e necessidades.

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

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