fbpx

Nossas Sugestões

Como engajar os consumidores sem incomodá-los

Como engajar os consumidores sem incomodá-los

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/09/17

Engajar os consumidores é uma missão de todo varejista! Para ajudá-lo nessa missão, revelamos a seguir estratégias que cumprem esse papel e outras que têm o efeito oposto. Antes, porém, vamos conceituar o que é engajar os consumidores e o que é incomodá-los…

Engajar os consumidores X Incomodá-los

Você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto não é lembrado”, certo? Mas engajamento não precisa ser sinônimo de incômodo para o cliente! Pelo contrário.

E para gerar engajamento de verdade é preciso pensar suas ações de marketing de maneira estratégica.

engajar os consumidoresPor exemplo:

Fazer ligações de telemarketing de vez em quando não é inoportuno e pode ajudar a manter sua marca na memória do cliente! Mas exagerar na dose pode queimar completamente o seu filme. Por fazer 62 ligações em 12 dias para um cliente, uma empresa de telefonia no Brasil sofreu até um processo!  

Ao realizar as ações de marketing para engajar os consumidores, é importante planejar quando você vai entrar em contato com os clientes e quais serão os meios utilizados para isso.

Assim, você evita enviar mensagens repetidas, em um período muito curto e em um mesmo canal – como aconteceu com a empresa citada acima.

Portanto, o problema não é fazer a ligação ou enviar e-mail! O problema é quando essas ações não são planejadas para o momento e o canal mais convenientes.

engajar os consumidores

O que acontece muitas vezes é que, no fim do mês, com a pressão por atingir metas, a empresa começa a utilizar todos os meios possíveis para se comunicar com seus clientes para que eles venham até a loja.

Dessa forma, em vez de engajar os consumidores, a marca estará apenas incomodando os clientes!

Dicas para engajar os consumidores de maneira eficiente

Para que sua loja consiga engajar os consumidores sem incomodá-los, além do planejamento das ações de comunicação, é fundamental entender a melhor maneira de interagir com seu público. As dicas a seguir podem ajudá-lo. Acompanhe!

1 – Priorize as necessidades dos clientes

engajar os consumidores

Para demonstrar verdadeiro interesse nos consumidores, é preciso conhecer as necessidades deles antes de oferecer qualquer produto. Nesse sentido, analisar os dados dos clientes pode evitar que sua loja envie mensagens inconvenientes.

Digamos que um consumidor comprou um celular em sua loja. Se você enviar uma promoção do mesmo aparelho na semana seguinte, ele não só vai se sentir incomodado, como também “traído” – porque agora o produto está mais barato.

Para engajar de verdade este cliente, seria mais útil:

  1. Enviar um e-mail com dicas de utilização do novo aparelho ou com sugestões de acessórios.
  2. Fazer uma ligação para conferir se está tudo certo com o novo produto.

Leia também! 

Como utilizar os dados dos clientes para tornar sua loja mais eficiente

2 – Não sobrecarregue com muita informação

engajar os consumidores

É interessante trazer informações e diferenciais ao cliente, mas quando há exagero no volume de conteúdo, a empresa pode se tornar irritante. Para engajar os consumidores, é preciso oferecer informações objetivas e relevantes..

Por exemplo:

  • No e-commerce, se o site é poluído, cheio de informações e pop-ups, o cliente logo fechará a página.
  • Quando uma marca envia muitos e-mails em uma mesma semana, há grandes chances de o cliente bloquear as mensagens dessa empresa.
  • Muitas ligações ou mensagens de textos têm um poder imenso de irritar o consumidor – e prejudicar a imagem da sua loja.

Para evitar isso, além de conhecer profundamente o cliente analisando seus dados, é importante fazer um planejamento do conteúdo que será compartilhado. Priorize a qualidade da comunicação, e não a quantidade!

Leia também! 

Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo

3 – Utilize diferentes ferramentas para se comunicar com os clientes

engajar os consumidores

Você já ouviu falar na Regra dos 7? De acordo com esse conceito de marketing, sua marca precisa interagir, no mínimo, sete vezes antes de verdadeiramente engajar os consumidores.

Isso não quer dizer que você tenha que ligar sete vezes para um cliente ou mandar sete e-mails seguidos. O ideal é abordá-lo de maneiras diferentes. Pode ser com e-mail marketing, um anúncio no Google, panfletagem, anúncio em rádio e onde mais sua marca possa ser vista de maneira criativa.

Nesse sentido, é importante conhecer a jornada do cliente. Ou seja, o caminho que ele percorre entre conhecer sua marca e decidir comprar dela até se tornar um consumidor fiel. E aí você poderá interagir com o cliente de diferentes maneiras, por diferentes canais e nas diferentes fases da compra. Assim, as chances de sua marca ser repetitiva diminuem consideravelmente!

Leia também! 

Entenda a jornada do cliente, conecte-se com seu público e venda mais

Boas dicas, não é mesmo? Seguindo-as, sua loja vai promover uma comunicação mais eficiente com seu público. Isso ajudará a aumentar o engajamento e fortalecer o relacionamento com os consumidores.

Mãos à obra!

Sucesso e boas vendas!

Saiba mais!

Informações: Blog Kiss Metrics   |   Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Como engajar os consumidores sem incomodá-los"

Comentar