Você já ouviu a expressão “a união faz a força“? Pois é, isso também se aplica ao seu negócio! Aliar-se a outras empresas pode fortalecer o seu posicionamento no mercado. Não sabe como fazer isso? Leia este artigo, entenda como essa união pode ser benéfica para sua marca e saiba como fazer parcerias no varejo de forma segura e eficiente.
Quando sua loja une forças com outras empresas, todos saem ganhando, especialmente se for uma parceria entre pequenos e médios negócios. Estes são alguns dos benefícios mais claros:
Ou seja, bons motivos não faltam para sua loja investir em parcerias no varejo – com empresas do mesmo segmento ou de setores diferentes!
Conheça a seguir algumas maneiras de fazer aliança com outras empresas e, assim, aumentar o alcance da sua marca e suas possibilidades de atuação no mercado.
O consumidor da atualidade valoriza as experiências proporcionadas pelas marcas com as quais ele se relaciona. Sua loja pode oferecer uma experiência marcante no atendimento e na comunicação. Mas para ir além e oferecer momentos marcantes, fazer parceria com empresas de serviços pode ser uma ótima alternativa.
Procure fazer alianças com empresas que possam proporcionar serviços que estejam alinhados às necessidades, desejos e preferências dos seus consumidores.
Exemplos:
As possibilidades são inúmeras! Em troca, sua loja pode oferecer às empresas parceiras espaço para divulgação da marca delas ou condições especiais para compra de produtos. Que tal?
Quando a empresa se envolve com a comunidade em que atua, ela fortalece sua marca perante os moradores daquela região. Nesse sentido, uma maneira de contribuir com a economia local é fazendo parcerias entre as empresas do mesmo bairro.
Esse é um tipo de aliança em que um deve ajudar o outro a impulsionar seu negócio, seja por meio de facilidades ou com ações em conjunto.
Exemplos:
Pode parecer estranho, mas acredite: fazer parceria com concorrentes traz grandes oportunidades de negócios para todos. Sua loja e o estabelecimento “rival” têm mais coisas em comum do que você imagina! Ao unirem suas forças, vocês podem crescer juntos.
Exemplos:
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Um marketplace é um site em que se vende produtos e serviços de diversas empresas. Sua loja tem muito a ganhar ao fazer parceiras no varejo para atuar nesse modelo de comércio. É uma oportunidade e tanto de chamar a atenção de consumidores de outras lojas. Afinal, o cliente entra no site para comprar determinado produto de uma empresa parceira e, assim, fica conhecendo também o seu negócio.
Exemplos:
Um programa de fidelidade é um sistema em que os clientes adquirem certo tipo de pontuação pelas compras que realizam. Esses pontos podem ser trocados por vantagens, brindes ou produtos da loja.
Se você quer expandir as vantagens oferecidas pelo seu programa de fidelidade, pode unir-se a outras empresas para criar um sistema de pontuação em conjunto. Assim, as compras realizadas em empresas parceiras vão para o mesmo esquema de pontuação.
Além de expandir as possibilidades oferecidas pelo seu programa de fidelidade, dando incentivos extras para os clientes participarem, esse tipo de parceria também vai atrair novos consumidores, já que consumidores de outros negócios vão conhecer sua marca por meio do programa.
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Ao realizar qualquer tipo de aliança com outras empresas, é importante que sua loja escolha negócios que estejam alinhados com os valores que sua loja defende. Do contrário, essa união pode acabar prejudicando a imagem da sua marca e os resultados do seu negócio.
Além disso, é fundamental criar um documento por escrito e assinado por todos com as regras e os acordos firmados entre as partes. Mesmo que seja uma união informal, essa documentação vai dar mais credibilidade à parceria, mostrando que todos estão comprometidos para que a união seja positiva e duradoura.
Então, inspirado a fazer alianças com outros negócios?
Esperamos que essas dicas o motivem a criar parcerias no varejo que ajudem a expandir o alcance da sua marca, atrair novos clientes e, consequentemente, vender mais!
Boas parcerias e bons negócios!
Muito bom
Gostei de mais das dica tanto das vendas diretas e a parcerias no varejo. Vou analisar pra ver qual a opção vou escolher. Obrigado pelas dicas.