fbpx

Nossas Sugestões

Como fazer promoções para o Natal

Como fazer promoções para o Natal

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/12/19

Saiba como desenvolver promoções para o Natal de forma efetiva e confira boas ideias de promoções natalinas lendo este artigo.

Em dezembro, os consumidores estarão em busca da melhor oportunidade para adquirir os presentes de Natal.

Para que sua loja seja escolhida por eles, você precisa pensar em ofertas e promoções que atraiam e convençam o cliente de que vale a pena comprar em seu estabelecimento. As dicas a seguir irão ajudá-lo nesse sentido. Confira!

Como desenvolver promoções

Para que suas promoções tenham o efeito desejado, elas precisam ser feitas da forma correta. É importante saber que não basta apenas dar desconto e achar que isso resolverá tudo.

como-fazer-promocoes-para-o-natal-7As promoções não devem ter apenas o objetivo de vender mais, mas também o intuito de conquistar de verdade seus consumidores.

Quer saber quais são as etapas que você deve seguir para criar promoções de sucesso e como utilizar essas campanhas para fortalecer o seu relacionamento com o cliente? CLIQUE AQUI e leia um artigo que traz dicas práticas para você fazer promoções memoráveis. 

A seguir, listamos algumas ideias de promoções para o Natal que podem fazer sua loja se destacar. Acompanhe!

Ideias de promoções para o Natal:
#1 Promova um concurso ou sorteio

como-fazer-promocoes-para-o-natal-4A troca de presentes é uma tradição natalina, certo?

Então, que tal a sua loja presentear os seus clientes e, de quebra, fortalecer o relacionamento com eles?

Para isso, a realização de sorteios ou concursos é a melhor opção nesse Natal.

Por exemplo:

  • Compartilhe sua história de Natal e concorra a uma viagem.
  • Nas compras acima de X reais, você recebe um cupom para concorrer ao prêmio X.
  • Compre seu presente em nossa loja e concorra a um presente especial.

Esse é um tipo de ação simples, mas que pode ter muito efeito para chamar a atenção do consumidor.

Uma ideia interessante é fazer parcerias com outras empresas para oferecer o presente. Sua loja pode, por exemplo, aliar-se a uma agência de turismo para oferecer uma viagem – e, em troca, divulgar a marca da agência durante a campanha da promoção.

Leia também!

7 dicas para realizar concursos e sorteios em sua loja 

Ideias de promoções para o Natal:
#2 Valorize seus clientes fiéis

como-fazer-promocoes-para-o-natal-6O Natal é uma ótima oportunidade de valorizar seus clientes mais fiéis e recompensá-los pela preferência e fidelidade durante todo o ano que passou. Oferecer condições e descontos especiais para esse público é uma maneira de fazer isso.

Além disso, você pode antecipar determinadas promoções com exclusividade para os clientes que já compram com você. Assim, eles terão acesso às condições especiais de Natal antes de todo mundo.

Outra maneira de valorizar a fidelidade dos clientes é oferecendo brindes ou serviços extras – como, por exemplo, uma embalagem exclusiva, uma cesta com chocolates e vinhos etc.

Leia também!

 Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos 
Por que e como criar um programa de fidelidade em sua loja 

Ideias de promoções para o Natal:
#3 Venda produtos em conjunto

Uma promoção de sucesso não só atrai os clientes para sua loja como também aumenta o número de vendas e o ticket médio. Nesse sentido, é importante incentivar as vendas adicionais no Natal, e você pode fazer isso por meio de ofertas estratégicas.

como-fazer-promocoes-para-o-natal-3Ao invés de simplesmente dar desconto em um produto, imponha a compra de outro item como condição para que o desconto aconteça. Por exemplo: na compra de um celular, ganhe x% de desconto no tablet.

A maioria dos consumidores estará em busca de presentes para mais de uma pessoa. Fazendo esse tipo de oferta em conjunto, você irá ajudá-lo a comprar os presentes que ele precisa. O cliente sai satisfeito e sua loja também sai ganhando!

Uma dica para fazer essas promoções é se reunir com os vendedores e pedir a ajuda deles na criação desses grupos de produtos que podem ser vendidos juntos. Eles conhecem os clientes melhor do que ninguém e poderão apontar as possíveis combinações. Pense em kits para cada um dos setores de sua loja para cobrir todas as possibilidades.

Leia também!

 Dicas para aumentar as vendas com Upselling e Cross Selling 
 4 dicas para fazer venda adicional 

Ideias de promoções para o Natal:
#4 Dê cupons de descontos para os clientes voltarem

Uma promoção inteligente é aquela que não foca apenas no momento atual, mas também pensa no futuro. Ou seja, de nada adianta fazer o cliente comprar uma vez e só, o interessante para sua loja é que as ofertas incentivem os clientes a voltarem no futuro.

E uma das maneiras mais efetivas de fazer isso no Natal é oferecendo cupons de descontos para os consumidores utilizarem dentro de um prazo determinado – até o próximo mês, por exemplo, ou até a próxima data comemorativa. Isso criará um senso de urgência para que ele volte e aproveite a oportunidade o quanto antes.

como-fazer-promocoes-para-o-natal-1Mas, atenção!

Nenhuma oferta de desconto irá fazer o consumidor voltar se a primeira experiência dele na loja não for positiva. É fundamental que o atendimento seja excelente para deixar o cliente com vontade de voltar.

Leia também!

⇒ Dê motivos para os clientes continuarem comprando em sua loja 

Ideias de promoções para o Natal:
#5 Ofereça algum brinde para ser retirado na loja

Se você tem o objetivo de atrair mais clientes para sua loja neste Natal, uma maneira de fazer isso é distribuir – por meio de flyers e/ou e-mail – brindes para que os consumidores retirem na loja.

Mesmo que ele nunca tenha comprado nada com você, mesmo que ele não conheça a loja, o ato de ir até o seu estabelecimento vai fazê-lo conhecer o local, ver os produtos que você vende e, quem sabe, aproveitar para levar algo.

E mesmo que ele não compre nada nessa primeira vez, tudo bem! Esse primeiro contato, em que ele ganhou o brinde, já foi uma experiência positiva, o que vai contribuir para que ele se lembre de sua loja quando precisar de algo que ela venda.

O brinde oferecido pode ser:

  • Um acessório de algum produto que sua loja vende – como, por exemplo, suporte para tablet, capa para celular.
  • Algo associado aos produtos da loja – como, por exemplo, um folheto com receitas de Natal, divulgando os eletrodomésticos que sua loja vende.
  • Uma condição especial para a compra com o voucher – como, por exemplo, “vale uma entrega grátis”; “vale 10% de desconto”.
  • Um ingresso para um evento que ensine a utilizar produtos da loja – como, por exemplo, aula de fotografia, mostrando as câmeras da loja; aula de culinária, mostrando os eletrodomésticos da loja.

3 ideias de promoções e ações de marketing para o Natal

Seguindo essas dicas, as promoções para o Natal na sua loja farão você vender mais em dezembro e também garantir que os clientes retornem o ano inteiro.  

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 19
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "Como fazer promoções para o Natal"

Comentar