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Como transformar as vendas de Dia das Mães em semente para um ano de bons resultados

Como transformar as vendas de Dia das Mães em semente para um ano de bons resultados

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/05/19

Saiba como fidelizar os clientes do Dia das Mães e, assim, ter bons resultados de vendas o ano todo!

Como você já sabe, o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo. Afinal, no período que antecede o segundo domingo de maio, lojas de todo o Brasil ficam lotadas de consumidores em busca de presentes que ajudem a demonstrar o amor que sentem pelas figuras maternas de suas vidas.

Porém, estes consumidores não são apenas filhos, maridos, netos etc. Cada um deles tem suas próprias necessidades, e também desempenham outros papéis em relações interpessoais. Por isso mesmo, você precisa aproveitar que eles estão na sua loja agora para conquistar a lealdade deles e garantir que eles voltem sempre.

Para ajudá-lo nessa missão, revelamos a seguir algumas estratégias importantes para você fidelizar os clientes do Dia das Mães e, assim, ter um bom fluxo de vendas constante. Acompanhe!

guia como vender mais no Dia das Mães

4 dicas para fidelizar os clientes do Dia das Mães

Preocupar-se apenas com as vendas sazonais e negligenciar as chances de conquistar a fidelidade dos consumidores durante as datas comemorativas é um erro estratégico que muitas lojas cometem.

Ocasiões como o Dia das Mães são momentos especiais para os consumidores. Ao ajudá-los a aproveitar essa data da melhor maneira, sua loja ganhará muitos pontos, e poderá se tornar a favorita dos clientes.

Lembre-se: uma venda nunca é apenas uma venda. Em cada interação com o cliente sua loja tem a chance de encantá-lo e de mostrar que vale a pena ser fiel ao seu negócio.

Quer saber como aproveitar ao máximo as oportunidades do Dia das Mães e fazer essa data render resultados ao longo de todo o ano? Siga as dicas abaixo!

Dica #1 para fidelizar os clientes do Dia das Mães:
Prepare e motive a equipe de vendas

Como fidelizar os clientes do Dia das Mães

Não importa se a sua loja tem ofertas incríveis e a decoração é a mais linda da rua. Se o atendimento dos vendedores não for satisfatório, pode ter certeza de que, além de não comprar, os consumidores sairão do estabelecimento para nunca mais voltar!

Oferecer um bom atendimento é uma das principais maneiras de fidelizar clientes – seja no Dia das Mães ou em qualquer data do ano. Nessa época especificamente, em que as pessoas buscam presentes para alguém tão especial, contar com a ajuda de vendedores simpáticos e bem preparados vai fazer com que a imagem da sua loja fique gravada na memória e no coração delas.

Para que isso aconteça, sua equipe precisa estar preparada e motivada para aproveitar ao máximo as oportunidades de conquistar novos clientes no Dia das Mães. Aqui vão algumas para ajudá-lo nesta missão:

>> Oriente os vendedores sobre os diferentes perfis de mães

É importante ter em mente que o papel de mãe pode ser desempenhado não somente pela genitora de alguém. Muitos clientes chegarão à sua loja em busca de presentes para avós, pais, tios madrinhas e outras pessoas que representam a figura materna para eles, e também precisam ser bem atendidos.

Ter essa sensibilidade na hora do atendimento, fazendo as perguntas certas antes de assumir qualquer coisa, pode fazer toda a diferença para conquistar o cliente.

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O que perguntar para os clientes para vender o presente ideal no Dia das Mães

>> Ajude os vendedores a entenderem os clientes em foco no Dia das Mães

Da mesma forma que “mãe não é tudo igual”, os clientes dessa data também não possuem um perfil único. Os filhos e os maridos são os clientes mais óbvios. No entanto, noras e genros, avós, irmãos, compadres, netos, colegas de trabalho também aparecerão muito em sua loja até o segundo domingo de maio.

Entender isso pode ajudar a direcionar o atendimento da melhor maneira e, assim, ajudar os clientes de forma mais assertiva e personalizada.

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Entendendo e atendendo os verdadeiros clientes do Dia das Mães

>> Capacite a equipe para vender os produtos em destaque nessa época

Você está preparando promoções especiais para essa data? Então, é crucial treinar os vendedores para trabalharem essas promoções e os produtos em destaque durante os atendimentos para o Dia das Mães.

Ao demonstrar que sua loja está preparada para atender diferentes necessidades, com uma variedade de produtos e ofertas especiais para essa época, as chances de conquistar os consumidores aumentam.

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Como treinar sua equipe para o Dia das Mães

Dica #2 para fidelizar os clientes do Dia das Mães:
Proporcione uma experiência de compra marcante

Como fidelizar os clientes do Dia das Mães

A experiência do cliente é a percepção que o consumidor tem em relação à sua marca, ao seu estabelecimento, ao seu site, aos produtos e serviços que você oferece e ao atendimento prestado pela sua equipe.

Quanto mais positiva for a interação do cliente com uma marca, maiores serão as chances de ele voltar a comprar dela no futuro. E é por isso que, se você quiser fidelizar os clientes do Dia das Mães, precisa se preocupar em promover uma experiência marcante.

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Como promover uma experiência marcante em sua loja

Para oferecer uma experiência positiva e conquistar os consumidores no Dia das Mães, você deve:

a) Eliminar os atritos no atendimento

“Muitas vezes, a melhor forma de oferecer um atendimento nota 10 é começando pelo mais básico, pelo mais simples. Faça uma lista de questões que você sabe que irritam os clientes e trabalhe em conjunto com sua equipe para eliminar esses irritadores”, destaca Raul Candeloro, diretor da revista VendaMais e especialista em alta performance em vendas.

Estes são alguns dos irritadores citados pelo especialista:

– Falta de atenção quando o cliente entra na loja;
– Vendedores que não sabem responder perguntas;
– Atendimento lento e demorado.

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Dinâmica de grupo: como eliminar os irritadores que afastam os clientes

b) Surpreender os clientes

“Em datas especiais, é preciso surpreender o cliente oferecendo algo que ele não imaginava. Para fidelizar você precisa criar um motivo”, reflete Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo e diretor da consultoria Tekoare. Segundo o especialista, estas são algumas formas de surpreender e cativar os clientes do Dia das Mães:

– Ajude o cliente a personalizar o presente. Com um cartão para ele incluir no presente ou a possibilidades de ele escrever uma mensagem na embalagem, por exemplo.
– Torne o presente mais especial. Que tal oferecer uma embalagem marcante e diferenciada ou incluir uma rosa junto com o item que o cliente comprou?
– Presenteie a mãe do seu cliente. Você também pode conquistar a pessoa presenteada. Incluir um desconto especial para ela utilizar em sua loja é uma maneira de fazer isso.
– Ofereça brindes extras. Incluir um brinde da loja para as mães presenteadas pode deixar seu cliente mais feliz com o atendimento.

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7 formas de utilizar as embalagens para aumentar a fidelidade dos clientes

Dica #3 para fidelizar os clientes do Dia das Mães:
Ofereça incentivos para os clientes voltarem

Como fidelizar os clientes do Dia das Mães

Oferecer um atendimento qualificado e uma experiência de compra marcante já irá aumentar as chances de os clientes do Dia das Mães retornarem em outras ocasiões. Mas para dar uma forcinha a mais para que isso aconteça, sua loja pode oferecer alguns incentivos para os consumidores.

Para isso, você pode, por exemplo:

– Apresentar seu programa de fidelidade e mostrar todas as vantagens de ser um cliente fiel do seu estabelecimento.
– Oferecer cupons de desconto para a próxima compra.
– Dar um voucher que dá direito a um brinde na próxima compra.
– Oferecer garantia gratuita para o próximo item eletrônico que ele adquirir na loja.

Leia também!
Tipos de programas de fidelidade e como escolher o melhor para sua loja

Dica #4 para fidelizar os clientes do Dia das Mães:
Colete informações dos clientes e realize ações de pós-venda

Como flidelizar os clientes do Dia das Mães

Quer que o relacionamento entre sua loja e os clientes do Dia das Mães continue após o dia 12 de maio? Invista em ações focadas para que vocês continuem em contato!

Para isso, antes mesmo de o Dia das Mães chegar, você já deve começar a pensar nas ações pós-venda que irá realizar ao longo do ano com os clientes dessa época. Aqui vão algumas dicas importantes para isso:

Colete as informações gerais e os dados de contato dos clientes. Além disso, anote os produtos que ele comprou, para quem ele comprou e outros detalhes sobre o perfil dele. Isso irá orientar suas interações futuras com este consumidor.
Envie uma mensagem agradecendo a compra dele no Dia das Mães e aproveite para fazer uma pesquisa sobre o atendimento recebido por ele. Essa ação simples vai mostrar ao cliente que sua empresa se importa com a experiência dele. Isso, por sua vez, vai contribuir para que ele entenda que vale a pena ser fiel à sua loja.
Envie ofertas personalizadas. Baseando-se nas informações coletadas durante o Dia das Mães, crie ofertas e campanhas de marketing direcionadas às preferências do cliente. Se ele comprou um celular para dar de presente, que tal, por exemplo, oferecer uma oferta para ele atualizar o aparelho dele também?

Leia também!
7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

Coloque essas quatro dicas em prática e aproveite ao máximo o potencial do Dia das Mães, conquistando a lealdade dos clientes nessa época e fazendo essa data render bons frutos o ano todo!

Vídeo: 3 dicas para fidelizar os clientes do Dia das Mães

Quer conduzir uma reunião de vendas com a sua equipe usando este conteúdo como ponto de partida?

Inicie apresentando o vídeo abaixo! Ele é uma excelente ferramenta para iniciar o debate.

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Nele, você lerá sobre:

– A importância de preparar sua loja para as datas comemorativas.
– Como planejar as ações para as datas comemorativas no varejo.
– Técnicas de merchandising para vender mais no Dia das Mães.
– Como criar promoções para o Dia das Mães.
– Exercícios práticos para treinar a equipe para vender mais no Dia das Mães.
– Como fidelizar clientes do Dia das Mães e fazê-los voltar o ano inteiro.

Além disso, terá acesso a um checklist de ações para vender mais no Dia das Mães. Clique aqui e faça o download!

Dessa forma, você e sua equipe estarão muito mais preparados para aproveitar as oportunidades de vendas que o Dia das Mães trará.

Sucesso!

Reportagem publicada originalmente na Revista da Gazin Atacado.

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