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Como fortalecer o relacionamento com o cliente inserindo serviços na venda de produtos

Como fortalecer o relacionamento com o cliente inserindo serviços na venda de produtos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/05/15

academiaO oferecimento de serviços aos clientes já não é exclusividade de empresas desse segmento. Até mesmo indústrias estão cada vez mais buscando fornecer serviços a seus consumidores. O motivo, de acordo com Edgard Natacci Junior, especialista em Marketing, Vendas e Gestão de Logística, é que o serviço fortalece o relacionamento com o cliente, garantindo não apenas a compra atual, como também aquisições futuras.

No curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo, Edgar é professor no módulo de “Gestão de Produtos”. Em suas aulas, ele ensina como você, lojista, pode oferecer serviços por meio da venda de seus produtos.

Confira a seguir quais são os tipos de serviços que sua loja pode fornecer aos clientes:

Serviços pré-compra

São aqueles serviços que têm o objetivo de facilitar para o processo de busca e seleção de alternativas de compras para os clientes. Exemplos:

  • 47963Estacionamento de fácil acesso
  • Horário de funcionamento compatível com a disponibilidade do público
  • Informações para compra (preços à vista e a prazo, formas de pagamento disponíveis, etc.)
  • Disposição dos produtos e organização da vitrine
  • Promoções e merchandising de produtos
  • Facilidade de contato e experiência com o produto

Serviços para a compra efetiva

São os serviços que vão facilitar o caminho do cliente para encontrar a alternativa correta para suas necessidades e efetivamente efetuar a compra. Exemplos:

  • 47028Oferecimento de crédito
  • Formas de pagamento variadas
  • Atendimento especializado (equipe com conhecimento sobre o produto)
  • Demonstração/teste
  • Entrega em domicílio

Serviços pós-compra

Esses serviços irão ajudar o cliente a solucionar problemas que possam ocorrer depois da compra, ou também ajudar o cliente a sugerir alguma coisa importante que possa ser melhorada em sua loja. Exemplos:

  •  46010Instalação
  • Assistência técnica da loja ou do fabricante
  • Garantia estendida da loja ou do fabricante
  • SAC para reclamação
  • Troca e devolução
  • Pós-venda – contato com o cliente
  • Pesquisa de satisfação

Você fornece alguns desses serviços para o seu cliente aí em sua loja? E, mais importante: será que seus concorrentes estão oferecendo mais serviços que vocês?

Avalie essas questões que podem fazer sua loja se destacar e ainda fortalecer seu relacionamento com os clientes. “Quando você vende só o produto, depois que o cliente efetua a compra, o relacionamento acaba. Agora, se você vende um serviço, uma assistência, por exemplo, está vendendo também a promessa de que vai ajudá-lo caso alguma coisa aconteça com o produto. E isso prolonga o relacionamento com os consumidores”, explica Edgar.

Para aprender mais sobre como gerenciar melhor os produtos de sua loja, inscreva-se no curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo. Lá, além de Gestão de Produtos, você irá aprender sobre Estratégia, Comunicação, Marketing, Processos e muito mais para se tornar um líder acima da média. Não perca essa oportunidade de se desenvolver profissionalmente. CLIQUE AQUI e faça sua inscrição (gratuita!) agora mesmo.

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