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Como fortalecer o relacionamento com o seu público

Como fortalecer o relacionamento com o seu público

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/06/15

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

A frase acima é de Philip Kotler (guru do marketing) e explica claramente a importância de se ter um bom relacionamento com seus consumidores. Construir uma relação forte com seu cliente é importante não apenas para que ele volte a comprar com você, mas também para que ele traga mais pessoas para sua loja. 

Sabendo disso, apresentamos a seguir seis maneiras para fortalecer o elo entre sua marca e o seu público. São elas:

1. Conheça muito bem seu cliente

Male_job_search_symbol_256Quando você começa a namorar a alguém, quer conhecer bem a pessoa para que possam se conectar e se comunicar melhor, certo? Com seu cliente, essa lógica também se aplica. É importante que você conheça muito bem seus clientes para poder oferecer a eles justamente o que eles buscam e o que ele gostam. Mostrando que você sabe quem são seus clientes e o que eles precisam, sua loja vai conquistando-os e fortalecendo o elo entre vocês.

Dica: uma boa maneira para entender qual caminho deve seguir, é medir a satisfação de seus clientes. Clique aqui e saiba como fazer isso de maneira prática.

2. Promova uma comunicação direcionada

Standing_persons_salutation_talking_one_to_each_other_256A comunicação é a chave de qualquer relacionamento. Seja seu amigo, sua mãe, seu cônjuge ou seu cliente. Sem diálogo, sem informações, não há como construir uma relação forte e duradoura. Por isso, entender como o seu cliente se informa, quais canais ele utiliza – e estar presente lá – é um grande passo para se aproximar de seu público e fortalecer o vínculo com ele.

Dica: Clique aqui para ter acesso a sete dicas sobre como melhorar a comunicação com seu público. E para saber quais são os erros que você precisa evitar ao se comunicar com os clientes, clique aqui.

3. Ofereça conteúdo qualificado

Online_class_256O cliente atual é digital. Mesmo que ele não compre na internet, ele sempre vai procurar na web informações sobre o produto que deseja comprar, antes mesmo de ir até sua loja. Por isso, é importante que a sua marca ofereça esse conteúdo que ele busca. Para isso, você pode produzir um guia com dicas de utilização, um texto falando dos benefícios que seus produtos trazem ou mesmo vídeos mostrando como funcionam.

Dica: Quer entender melhor o conceito de Marketing de Conteúdo e saber como ele pode lhe ajudar? Então, clique aqui e leia nosso post sobre o tema.

4. Ofereça um atendimento personalizado

Crown_256Voltando ao exemplo dos namorados, a pessoa amada sempre quer que o outro lhe trate como alguém especial, quer se sentir única. O seu cliente também! Mostrar que você o conhece bem, sabe do que ele gosta e oferecer um atendimento direcionado ao perfil e às necessidades dele vai fortalecer o relacionamento entre vocês. Não fale com seu cliente de forma genérica, fale diretamente para ele.

Dica: Nós já escrevemos aqui no blog um artigo explicando o que significa oferecer um atendimento personalizado e como aplicar isso na prática. Para ler e aprender mais sobre o tema, clique aqui.

5. Disponibilize serviços adicionais

Hand_carrying_a_tea_cup_of_restaurant_service_256Você pode oferecer diversos tipos de serviços para facilitar a vida do cliente. Dessa forma, ele vai se sentir grato à sua loja e, consequentemente, vai fazer com que valorize mais a sua marca. Você pode oferecer estacionamento gratuito, pagamento facilitado, garantia estendida ou mesmo um cafezinho durante o atendimento. Todos esses serviços contribuem para fortalecer a relação com o público.

Dica: Clique aqui para saber quais são os tipos de serviços que sua loja pode oferecer em diferentes momentos: antes da compra, durante a compra e depois da compra.

6. Cuide do cliente depois que ele sai da loja

Businessman_clients_portfolio_256Quando você sai da casa de seus pais, a relação com eles termina? Não… Você continua se comunicando com eles, conversando com eles, entendendo o que eles estão passando, do que estão precisando. O mesmo deve acontecer entre sua loja e seu público. Não é porque o cliente saiu da loja com um produto na mão que você deve achar que a missão está cumprida. Realizar um pós-venda eficiente é fundamental para fortalecer o relacionamento com seu público.

Dica: Existem algumas formas de realizar um pós-venda que contribua para construir uma relação forte com seu público – clique aqui para conhecer algumas delas.

Seguindo essas dicas, certamente você conseguirá criar “um caso de amor” com seus clientes. É importante entender que o processo de venda não está restrito entre clientes e produtos. O que mais influencia na decisão de compra do consumidor é a relação que ele tem com a sua loja!

E lembre sempre que um relacionamento não é construído de um dia para o outro – leva tempo! Por isso, invista na construção de um elo forte com seu público. Mesmo que alguns dos consumidores ainda não comprem com você, manter uma relação com eles vai contribuir para que, no futuro, eles virem os seus clientes mais fiéis.

Imagens: freepik

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