Liderar a equipe de vendas, fazer a gestão da loja, pensar e acompanhar estratégias da empresa. Todas essas são tarefas comuns na rotina dos líderes de vendas, e todas elas demandam um recurso cada vez mais escasso: TEMPO
Perdido entre e-mails, reuniões e relatórios, você sente que seu trabalho não rende e que precisa de um dia com mais horas? Você não está sozinho! A falta de tempo é um problema para grande parte dos profissionais de vendas. Quando se trata de pequenos negócios, em que o líder acaba acumulando tarefas, então, esse problema é ainda maior.
Mas gerenciar melhor seu tempo não é impossível. As dicas que reunimos aqui são a prova disso. Confira, coloque-as em prática e faça seu dia render mais.
Essa é a base para gerenciar seu tempo com eficiência. Funciona assim:
Antes de tudo, liste todas as suas tarefas do período que deseja melhorar a gestão do tempo. Um dia, por exemplo. Separe as atividades por categorias e inclua, em cada uma delas, todas as ações que precisam ser realizadas. Você pode categorizar por tipo de atividade (exemplo: motivação equipe, estratégias de vendas, mensuração de resultados), ou ainda, pode separar as tarefas por projeto ou por área da empresa.
Depois de listar tudo o que você precisa fazer, é hora de priorizar as atividades. Coloque as mais importantes no topo da lista. Se achar que ajuda, crie categorias de organização, tais como: muito urgente, urgente, prioridade alta, média ou baixa, e assim por diante.
Agora que você já sabe o que precisa fazer e o que é mais importante, é hora de incluir essas atividades em sua agenda. Analise o tempo necessário para realizar cada atividade e vá encaixando em suas horas de trabalho diárias.
DICA: Você pode fazer esse esquema diariamente, semanalmente e até mensalmente. Mas como as atividades podem mudar ao longo do caminho, é interessante realizar a organização, priorização e agendamento das atividades semanalmente (toda segunda-feira, por exemplo). Ao longo da semana, todos os dias antes de começar o trabalho, vá analisando as tarefas já feitas, as pendentes e as novas que surgirem.
Manter o foco é fundamental para conseguir gerenciar melhor o tempo. Isso porque de nada adianta você organizar, priorizar e agendar suas tarefas se não conseguir ter foco para cumprir a programação de atividades. Então, aí vão alguns conselhos que podem lhe ajudar a se manter fiel à sua agenda:
Se você responder cada e-mail assim que chegarem em sua caixa de entrada, terá que parar muitas vezes durante o dia para isso, atrasando suas atividades. O mesmo vale para telefonemas. Programe um tempo determinado para responder e-mails e retornar ligações – das 9 às 11 horas, por exemplo – e, durante o restante do dia, cheque de vez em quando se não há algo importante e só responda se realmente não puder esperar.
Muitas vezes somos interrompidos não por alguém que bate na porta ou por e-mails que chegam, e sim por nós mesmos. É fácil perder o foco com o celular mostrando a notificação de mensagens no WhatsApp ou o Facebook alertando sobre um novo comentário na sua foto. Por isso, é importante bloquear telefones e redes sociais enquanto você está executando uma tarefa.
Muitas vezes você está tão atolado de tarefas que não tem tempo para estudar e planejar estratégias para melhorar seu negócio. Isso precisa mudar! Por isso, separe um tempo em sua agenda para pensar. Coloque a “pausa para pensar” como uma atividade, e não veja como “perda de tempo”. Isso é importante para que você possa, inclusive, analisar se não há uma outra forma de conduzir os processos, diminuindo suas atividades.
Se você está bloqueado em uma tarefa, por mais tempo que fique ali focado nela, não vai conseguir finalizá-la. Ou, pelo menos, não como deveria. Nessas horas, o melhor que você pode fazer é dar uma pausa para esfriar a cabeça. Tome um café, bata um papo com os colegas, leiga algo interessante. Isso pode ajudar a desbloquear sua mente e, quem sabe, encontrar a solução para o que estava prejudicando sua produtividade. “Desligar” por alguns minutos às vezes é a melhor forma de recuperar o foco.
Gostou das dicas? Acha que elas poderão lhe ajudar? Deixe um comentário dando sua opinião sobre o tema e, se tiver outras sugestões sobre como melhorar o gerenciamento do tempo, fique à vontade para incluí-las nos comentários também.
Sucesso!