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Como identificar ou provocar o momento ideal para fechar a venda

Como identificar ou provocar o momento ideal para fechar a venda

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/04/15

academiaFechamento da venda: um momento que deve ser glorioso para o vendedor e também para o cliente. Afinal, ele tem que sair da loja com a certeza de que fez a melhor escolha, e o vendedor tem que saber que, além de fazer uma venda, ele efetivamente ajudou o cliente.

No curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo, no módulo “Vendas”, o especialista Claudio Diogo explica que esse momento do fechamento da venda pode acontecer de forma natural, mas que, em alguns casos, é necessário provocar o fechamento.

A seguir, confira duas dicas que Claudio dá no curso sobre como identificar ou provocar o momento ideal para fechar a venda:

Leia os sinais do cliente

08Claudio afirma que, muitas vezes, o próprio cliente começa a dar sinais de que ele está disposto a fechar a venda. Segundo Claudio, para identificar esses momentos, basta prestar atenção no tipo de perguntas que o cliente faz. Questões que mostram que ele está disposto a levar o produto são aquelas relativas à negociação. Tais como:

  • Vocês entregam em dois ou três dias?
  • A loja dá garantia do produto?
  • Eu posso pagar em quatro vezes? 

“Quando ele começa a negociar, é um indício de que já aceitou todos os seus argumentos. Não perca mais tempo e feche a venda”, orienta Claudio.

Segundo o especialista, o líder deve verificar se os vendedores estão identificando esse momento, ou se continuam falando sobre o produto mesmo depois de os clientes darem sinais de que estão efetivamente interessados em finalizar a compra. Para isso, ele precisa acompanhar a rotina dos profissionais da sua equipe e conversar com eles sobre os processos de venda. Juntos, líder e vendedor podem encontrar boas maneiras de conduzir o cliente ao fechamento.

Estimule o fechamento com atitudes

business_16Por outro lado, Claudio Diogo ressalta que para os clientes mais indecisos, mesmo depois de o vendedor ter explicado detalhadamente os benefícios que aquele produto trará para ele, mesmo depois de ele estar convencido de que aquela é realmente uma boa escolha, ele ainda fica receoso quanto à compra.

Nesses momentos, a atitude do vendedor deve encaminhar a venda até o fechamento. Claudio aponta que são ações como:

  • Já começar a coletar informações para a entrega do produto.
  • Entregar uma caneta para o cliente preencher a ficha de compra.
  • Olhar para o cliente e dizer “neste dia, terá alguém em casa para receber o produto?”.
  • Apresentar as opções de pagamento.

 Essas são informações e atitudes que automaticamente levam ao fechamento e ajudam o cliente a dar o passo final. 

Gostou e quer mais dicas sobre como preparar sua equipe para esse e outros passos da venda? No curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo, além das aulas em vídeo conduzidas por Claudio Diogo, você aprende muito mais com outros especialistas das áreas de estratégia, liderança, comunicação, gestão de produtos, recursos humanos entre outros assuntos importantes para a sua formação como gestor. E o melhor de tudo: é gratuito. Clique aqui, inscreva-se agora mesmo e aproveite tudo que a Academia do Varejo tem a oferecer.

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