Saber interagir com os viajantes nas redes sociais é importante para que seu estabelecimento possa engajar-se com o público nas diferentes fases de sua jornada de compra. A forma como você se comunica e se posiciona nesses canais pode fazê-lo atrair novos clientes e fidelizar viajantes.
Um estudo feito pela Deloitte e pelo Facebook indica que:
Além disso, outros levantamentos apontam que:
Convencido da importância das mídias sociais para o seu negócio?
Mas saiba que apenas ter uma página nestes canais não é o suficiente! É preciso entender a maneira correta de se posicionar nessas plataformas. Além, é claro, de saber como interagir com os viajantes nas redes sociais.
E é sobre isso que falamos a seguir!
Continue lendo este artigo e aprenda dicas valiosas para destacar sua marca na web!
Para começar, você precisa definir quais são os objetivos que deseja alcançar ao usar as redes sociais de maneira profissional. Neste sentido, você pode estabelecer que quer:
Enxergar as redes sociais como um canal de atendimento (assim como o e-mail e o telefone) ajudará seu negócio a aproveitar ao máximo as oportunidades que essas plataformas oferecem.
Nesse sentido, é importante desenvolver ações e metodologias estratégicas, para que os clientes possam efetivamente se comunicar com a empresa e também realizar reservas por meio desses canais.
Algumas dicas importantes para que isso aconteça:
⇒ Aprenda mais! De quem deve ser a missão de gerenciar as redes sociais de sua empresa?
As redes sociais nada mais são do que grandes comunidades online. Pessoas com interesses em comum podem se encontrar e trocar informações virtualmente nessas plataformas. Levando isso em conta, incentivar a interação entre os viajantes é outra forma estratégica de se posicionar nas redes.
Estas são algumas maneiras de atuar nesse sentido:
⇒ Aprenda mais! 4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais
As redes sociais são uma importante fonte de informação para o viajante quando ele está pesquisando sobre possíveis destinos e hotéis.
Atuar de forma estratégica para ajudar seu público nessa fase também fará seu estabelecimento se destacar e aumentar as chances de ser encontrado (e escolhido) pelos viajantes.
Também separamos algumas sugestões de ações com este foco. Confira!
⇒ Aprenda mais! Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem
Agora que você aprendeu algumas maneiras estratégicas de posicionar sua marca nas mídias sociais, está na hora de entender como se comunicar com os clientes nesses canais.
A seguir, confira algumas informações e dicas importantes que o ajudarão a interagir com os viajantes nas redes sociais de forma eficiente.
O tom da comunicação pode ser mais descontraído ou mais sério, mais pessoal ou indireto, tudo depende da maneira como sua marca já se posiciona em outros canais.
⇒ Aprenda mais! Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes
Os consumidores da atualidade estão acostumados a ter acesso a informações de forma instantânea. Sua marca deve estar atenta a essa expectativa ao interagir com os viajantes nas redes sociais.
⇒ Aprenda mais! Como gerenciar e responder as avaliações dos hóspedes na internet
Utilizar chatbots (sistemas automáticos de mensagem) é uma maneira de garantir a rapidez no retorno aos clientes e oferecer um canal de atendimento 24 horas.
⇒ Aprenda mais! Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais
Também é importante que sua marca atue de forma ativa ao interagir com os viajantes nas redes sociais. Na prática, isso significa não apenas responder aos clientes que visitam sua página, mas também comentar em publicações nos perfis deles.
⇒ Aprenda mais! Como usar as redes sociais para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes
Esperamos que essas dicas o ajudem a direcionar a atuação do seu hotel nessas plataformas sociais de forma mais estratégica e alinhada às expectativas dos clientes.
Coloque essas ações em prática e transforme likes em reservas!
Sucesso!