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Como seu hotel ou pousada deve interagir com os viajantes nas redes sociais

Como seu hotel ou pousada deve interagir com os viajantes nas redes sociais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/04/18

Saber interagir com os viajantes nas redes sociais é importante para que seu estabelecimento possa engajar-se com o público nas diferentes fases de sua jornada de compraA forma como você se comunica e se posiciona nesses canais pode fazê-lo atrair novos clientes e fidelizar viajantes. 

Um estudo feito pela Deloitte e pelo Facebook indica que:

  • 50% dos usuários do Facebook seguem uma marca de viagem nas redes sociais.
  • 83% dos viajantes entrevistados disseram que compartilham suas experiências nas redes sociais durante uma viagem.
  • 48% publicam fotos de uma viagem nas redes sociais quando retornam para casa.

Além disso, outros levantamentos apontam que:

  • 52% dos usuários do Facebook acham as fotos de viagens de seus amigos nesta rede inspiradoras.
  • 27% dos usuários de mídias sociais utilizam essas plataformas para pesquisar sobre destinos.
  • 23% usam as redes para pesquisar sobre hotéis.

Convencido da importância das mídias sociais para o seu negócio?

Mas saiba que apenas ter uma página nestes canais não é o suficiente! É preciso entender a maneira correta de se posicionar nessas plataformas. Além, é claro, de saber como interagir com os viajantes nas redes sociais.

E é sobre isso que falamos a seguir!

Continue lendo este artigo e aprenda dicas valiosas para destacar sua marca na web!

Estratégias de uso das redes sociais para hotéis e pousada

Para começar, você precisa definir quais são os objetivos que deseja alcançar ao usar as redes sociais de maneira profissional. Neste sentido, você pode estabelecer que quer:

1 – Usar as redes sociais como canal de atendimento

interagir com os viajantes nas redes sociais

Enxergar as redes sociais como um canal de atendimento (assim como o e-mail e o telefone) ajudará seu negócio a aproveitar ao máximo as oportunidades que essas plataformas oferecem.

Nesse sentido, é importante desenvolver ações e metodologias estratégicas, para que os clientes possam efetivamente se comunicar com a empresa e também realizar reservas por meio desses canais.

Algumas dicas importantes para que isso aconteça:

  • Desenvolva diretrizes específicas sobre como os processos de comunicação e reserva devem acontecer nesses canais. Para isso, defina questões como: de que maneira direcionar os hóspedes, como responder às solicitações etc.
  • Defina quem serão as pessoas responsáveis por interagir com os viajantes nas redes sociais. Para garantir a eficiência desses canais, apenas estes profissionais (que sabem como se comunicar e realizar reservas nestas plataformas) devem comandar os perfis do estabelecimento nas redes sociais.

 Aprenda mais! De quem deve ser a missão de gerenciar as redes sociais de sua empresa?

2 – Criar comunidades de viajantes

interagir com os viajantes nas redes sociais

As redes sociais nada mais são do que grandes comunidades online. Pessoas com interesses em comum podem se encontrar e trocar informações virtualmente nessas plataformas. Levando isso em conta, incentivar a interação entre os viajantes é outra forma estratégica de se posicionar nas redes.

Estas são algumas maneiras de atuar nesse sentido:

  • Crie uma comunidade no Facebook focada em compartilhar atividades e atrações da sua região. Dessa forma, seu hotel atuará como uma referência para quem busca informações sobre sua cidade.
  • Incentive seus hóspedes a deixarem uma mensagem na página do hotel, compartilhando uma dica imperdível do que fazer na cidade.

⇒ Aprenda mais! 4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais

3 – Ajudar o viajante em sua decisão de compra

interagir com os viajantes nas redes sociais

As redes sociais são uma importante fonte de informação para o viajante quando ele está pesquisando sobre possíveis destinos e hotéis.

Atuar de forma estratégica para ajudar seu público nessa fase também fará seu estabelecimento se destacar e aumentar as chances de ser encontrado (e escolhido) pelos viajantes.

Também separamos algumas sugestões de ações com este foco. Confira!

  • Crie álbuns temáticos relacionados ao seu hotel e à sua região. Álbuns categorizados facilitam a pesquisa dos viajantes e aumentam as possibilidades de engajamento com sua marca.
  • Alguns temas que podem ser abordados: álbum com fotos e vídeos sobre os ambientes do hotel; sobre as atrações da região; um álbum com depoimentos de hóspedes etc.
  • No Instagram, é possível deixar em destaque stories relacionados a estes temas.
  • No YouTube, as playlists atuam nesse sentido.

⇒ Aprenda mais! Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem

Como interagir com os viajantes nas redes sociais

interagir com os viajantes nas redes sociais

Agora que você aprendeu algumas maneiras estratégicas de posicionar sua marca nas mídias sociais, está na hora de entender como se comunicar com os clientes nesses canais.

A seguir, confira algumas informações e dicas importantes que o ajudarão a interagir com os viajantes nas redes sociais de forma eficiente.

a) Defina um tom para a comunicação nestes canais

interagir com os viajantes nas redes sociais

O tom da comunicação pode ser mais descontraído ou mais sério, mais pessoal ou indireto, tudo depende da maneira como sua marca já se posiciona em outros canais.

  • Nas redes sociais, é interessante usar uma linguagem mais pessoal (colocando a mensagem sempre na primeira pessoa – eu ou nós –, por exemplo).
  • Além disso, as redes sociais pedem um tom mais informal e descontraído. Mas sempre na medida certa e de forma alinhada à identidade da sua marca, claro.

⇒ Aprenda mais! Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes

b) Responda o mais rápido possível

interagir com os viajantes nas redes sociaisOs consumidores da atualidade estão acostumados a ter acesso a informações de forma instantânea. Sua marca deve estar atenta a essa expectativa ao interagir com os viajantes nas redes sociais.

  • Mesmo que você não possa responder a dúvida do cliente naquele momento, é importante retornar o mais breve possível.
  • Uma mensagem dizendo que recebeu a solicitação e que está verificando a questão já ajuda muito nesse sentido.
  • Essa ação é importante para que o viajante não se sinta ignorado pela sua marca – e não busque outros estabelecimentos nesse meio tempo.

⇒ Aprenda mais! Como gerenciar e responder as avaliações dos hóspedes na internet

c) Considere o uso de chatbots

interagir com os viajantes nas redes sociaisUtilizar chatbots (sistemas automáticos de mensagem) é uma maneira de garantir a rapidez no retorno aos clientes e oferecer um canal de atendimento 24 horas.

  • O Facebook Messenger, por exemplo, possui funcionalidades para que as marcas possam instalar um chatbot em suas páginas.
  • Existem também chatbots para WhatsApp, que não é uma rede social, mas que também possui funcionalidades para compartilhamento de informações e interação com os clientes.

⇒ Aprenda mais! Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais

d) Interaja com os clientes

interagir com os viajantes nas redes sociaisTambém é importante que sua marca atue de forma ativa ao interagir com os viajantes nas redes sociais. Na prática, isso significa não apenas responder aos clientes que visitam sua página, mas também comentar em publicações nos perfis deles.

  • Crie uma rotina de, pelo menos uma vez por semana, analisar o perfil das pessoas que seguem sua marca para identificar oportunidades de interação.
  • Pode ser que um usuário tenha feito um comentário sobre a vontade de viajar para sua região ou ainda perguntando dicas de atividades em sua cidade, por exemplo. Essas são ótimas chances para o seu hotel ajudá-lo!
  • Além disso, esteja sempre atendo às menções dos usuários nas redes sociais sobre a sua região e a sua marca. Acompanhar as hashtags relacionadas o ajudará nesse sentido.

⇒ Aprenda mais! Como usar as redes sociais para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes

Esperamos que essas dicas o ajudem a direcionar a atuação do seu hotel nessas plataformas sociais de forma mais estratégica e alinhada às expectativas dos clientes.

Coloque essas ações em prática e transforme likes em reservas!

Sucesso!

Imagens: BigstockFlaticon

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