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Como medir a performance do seu hotel ou pousada

Como medir a performance do seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/10/16

Se alguém perguntasse a você como anda o desempenho do seu hotel ou pousada, você saberia responder? Baseado em que você poderia dizer que seu negócio está tendo ou não sucesso?

Para poder afirmar com certeza se um estabelecimento está tendo bons resultados, somente definindo e medindo indicadores de performance.

Nesse sentido, existem diversos parâmetros que você pode analisar para entender se a sua operação está efetivamente trazendo lucro. Para ajudá-lo a encontrar o mais adequado às suas necessidades, apresentamos a seguir alguns dos principais indicadores que precisam ser acompanhados na hotelaria. Acompanhe!

1) Occupancy (OCC) – ocupação dos quartos

indicadores-performance-hotelaria-2Esse índice mostra qual foi a média de ocupação dos quartos do seu estabelecimento em um determinado período de tempo. Para identificá-lo, faça o seguinte cálculo:

% de ocupação = nº de quartos pagos ocupados / nº de quarto disponíveis no hotel

Exemplo: 50 quartos ocupados/ 100 quartos disponíveis = 0,5 (x100) – 50% de ocupação.

Por que é importante:

Quanto maior o índice de ocupação, melhor, pois isso significa que há uma alta procura pelo hotel. É importante avaliar que os índices variam durante o ano. Então, 70% de ocupação em alta temporada pode indicar baixo movimento, no entanto, 70% de ocupação em baixa temporada é um bom sinal.

Mas, cuidado! Sozinho, o índice de ocupação não pode determinar se o hotel está tendo sucesso. Se a empresa, por exemplo, diminui muito os preços para conseguir atrair mais hóspedes, pode ser que seus quartos estejam lotados, mas não esteja lucrando tanto assim.

2) Revenue per Available Room (RevPar) – receita por quarto disponível no hotel

room-keyTão importante quanto saber se os quartos do seu hotel ou pousada estão sendo ocupados, é entender quanto de lucro esses quartos estão gerando ao negócio. Esse é justamente o objetivo desse indicador. Veja como calculá-lo:

RevPar = receita gerada pelas diárias de determinado período / nº de quartos disponíveis no hotel

Exemplo: R$ 5,000 /100 = R$ 50 RevPar

Por que é importante:

Com esse indicador, você entenderá se o movimento no hotel está efetivamente se refletindo nos resultados financeiros do estabelecimento. Altos níveis de RevPar podem indicar crescimento no índice de ocupação e/ou no valor das tarifas cobradas.

3) Average Daily Rate (ADR) – a média dos preços das diárias

indicadores-performance-hotelaria-3Outra forma de entender se o seu hotel está ganhando mais ou menos dinheiro é avaliando a média dos preços cobrados na diária. O ADR indica a média de receita gerada pelos quartos ocupados em determinado período de tempo.

% ADR = receita gerada pelos quartos / número de diárias vendidas

Exemplo: R$ 5,000 /50 = R$ 100 ADR

Por que é importante:

Se você observar que o índice de ocupação está crescendo, mas seu ADR permanece estável, é sinal de que está na hora de avaliar os preços de suas diárias. Ou seja, se a demanda é maior naquele período, pode ser o momento de aumentar o valor cobrado, aproveitando a grande procura por quartos em seu estabelecimento.

4) Marketing cost per booking (MCPB) – receita gerada por reserva

indicadores-performance-hotelaria-1Seu hotel usa diferentes canais para que os clientes façam reservas – telefone, e-mail, site, OTAs e outros parceiros, etc. O MCPB mostra quanto efetivamente cada canal está trazendo de retorno, descontando o custo que eles geram para o seu negócio.

Para calcular:

MCPB = valor pago para o canal / nº de reservas feitas por ele

Exemplo: você pagou R$2.500 para uma OTA que gerou 25 reservas. O MCPB desse canal é de R$100.

Por que é importante:

Sabendo qual o custo real por reserva que seu hotel tem em cada canal, você pode avaliar quais deles estão dando mais lucro e quais são os canais que estão custando mais caro para o seu negócio. Com essas informações, você vai pode decidir em qual canal continua investindo ou tentar negociar com os parceiros para conseguir um retorno melhor.

Mas, cuidado! Nem sempre o canal mais barato é o melhor. Avalie qual deles está dando mais alcance para sua marca. Às vezes, vale a pena investir em um canal que tem um custo maior, mas que faz com que os clientes sempre encontrem seu hotel.

Queremos saber:

  • Você mede esses indicadores em seu hotel?
  • Sentiu falta de algum indicador nessa lista?
  • Tem algum indicador que você considera como o mais importante para o seu negócio?

Em breve publicaremos um segundo artigo sobre esse tema, mostrando como trabalhar para melhorar cada uma dessas métricas. Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões, que podemos respondê-las no próximo post. Combinado?

Imagens: Freepik; Flaticon

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