fbpx

Nossas Sugestões

Como medir a produtividade dos vendedores

Como medir a produtividade dos vendedores

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/02/15

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Você concorda com essa frase do especialista em gestão William Edwards Deming? Nós acreditamos que ele tem toda razão. Pense na produtividade de sua equipe: se você não puder medi-la, como vai saber se o trabalho vai bem ou mal? Como vai saber se precisa melhorar algo?

Já até falamos aqui no blog sobre formas de medir o desempenho de sua equipe de vendas. Mas para ajudá-lo a ir além e acompanhar o rendimento de seus vendedores de maneira cada vez mais eficaz, separamos mais algumas dicas sobre como medir a produtividade de seu time. Acompanhe!

Alcance das metas

dart13

O alcance das metas é uma das maneiras mais comuns para se medir a produtividade de seus vendedores.

Quais profissionais da sua equipe estão alcançando as metas? Quais não estão conseguindo bater as metas? E quais estão superando-as?

Depois de fazer essa análise, converse com cada colaborador para identificar suas dificuldades e também o que eles podem ensinar para os outros profissionais da equipe. Porém, não se esqueça de garantir que as metas estejam bem claras e definidas, pois só assim você poderá cobrar resultados.

Ticket médio por vendedor

businessman188

Você já viu aqui no blog que no curso online Formação de Líderes do Varejo, da Academia do Varejo, um dos temas abordados é o Ticket Médio. Esse também é um indicador importante para medir a produtividade do seu time de vendas.

A conta é a seguinte: divida o valor total das vendas do dia pelo número total de vendas do dia. Faça essa conta para a loja inteira e depois calcule o Ticket Médio por vendedor. Assim, você vai conseguir identificar quais são os profissionais que estão contribuindo para que esse indicador fique mais alto ou mais baixo.

man251

Vendas de mix de produtos

É importante para o lojista que todos os produtos tenham alto giro, certo? De nada adianta ter um produto saindo e outros acumulando no estoque. Por isso, é indicado também medir a produtividade de seus vendedores avaliando se eles estão vendendo apenas um ou dois itens ou se estão trabalhando o mix de produtos da loja.

student42

Número de ideias sugeridas

A produtividade do seu time não deve ser medida apenas pelo volume de vendas. O bom vendedor está sempre atento e procurando formas de melhorar os processos da loja. Sendo assim, inclua em sua avaliação de desempenho dos profissionais a quantidade e qualidade de ideias que eles sugerem para a loja. Isso mostra que, mesmo quando não está efetivamente vendendo, o vendedor está trabalhando, pensando em maneiras de deixar suas vendas mais eficazes.

businessmen14Participação em reuniões

Vendedores que participam das reuniões, dão opiniões, sugestões e também críticas, mostram que estão interessados na evolução da empresa. Avalie a forma como os profissionais se comportam quando você se reúne com a equipe. Você vai notar que, em grande parte das vezes, aqueles que mais participam são os mais ativos da equipe e os que vendem mais.

Esses são alguns dos indicadores que você pode utilizar em sua loja para medir a produtividade de seu time de vendas. Muitas vezes, é possível criar indicadores específicos para uma campanha. Por exemplo: número de vendas de um produto X – quando esse estiver acumulado no estoque.

Gostou dessas dicas? Não deixe de ler estes outros artigos:

 Agora é com você. Mãos à obra e boas vendas!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 10
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Como medir a produtividade dos vendedores"

Comentar