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Como melhorar a comunicação interna de sua loja

Como melhorar a comunicação interna de sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/08/16

Você conhece aquela brincadeira chamada “telefone sem fio”? Nela, faz-se uma linha com os jogadores. O primeiro participante fala uma palavra ou frase no ouvido do seu colega ao lado. Depois, cada um vai repassando a mensagem até chegar ao último da fila. O resultado: raramente o que o último jogador fala é o que o primeiro comunicou.

E como a vida imita a “arte”, muitas vezes a comunicação dentro de uma empresa se parece muito com uma brincadeira de telefone sem fio: o gestor fala uma coisa, o gerente ouve outra e a equipe acaba não entendendo nada.

Só que durante a brincadeira essa dinâmica pode até ser engraçada, mas na vida corporativa esse tipo de falha na comunicação não tem graça nenhuma! Afinal, pode resultar em equipes desmotivadas, falhas constantes no processo, retrabalho e, consequentemente, até mesmo prejuízo financeiro. Não é isso que você quer, é?

Pois então está na hora de levar a comunicação interna a sério! O que está em jogo é a sustentabilidade do seu negócio.

–> Já escrevemos um artigo aqui no blog falando sobre a importância da comunicação interna. Clique aqui para ler.

Quer saber como, então, trabalhar esse importante aspecto de sua empresa? Confira a seguir sete dicas que irão ajudá-lo a melhorar a comunicação interna de sua loja e alinhar as informações entre os profissionais de todas as áreas.

1) Registre tudo por escrito

comunicação-interna-varejo-loja (2)Essa deve ser a regra número um na comunicação interna da sua loja. Afinal, sua memória pode falhar, mas um e-mail, um contrato, um detalhamento do projeto impresso darão uma forcinha extra para que o que foi combinado seja realmente cumprido.

O registro por escrito evita aquelas situações em que fica a palavra de um lado contra a palavra do outro lado. Se há um acordo ou uma comunicação por escrito, tudo pode ser esclarecido com mais facilidade e rapidez.

2) Conheça seus profissionais

comunicação-interna-varejo-loja (4)Se você alinha sua comunicação com os clientes de acordo com o perfil do consumidor, também precisa levar em conta a personalidade de seus profissionais na hora de se comunicar com eles. Alguns gostam de brincadeiras e você pode se comunicar com eles de forma mais descontraída. Outros, porém, preferem não falar de forma informal no trabalho, e merecem seu respeito. Como líder, é fundamental que você se comunique de maneira direcionada com cada um dos profissionais de sua equipe, evitando desconforto e desentendimentos.

Para saber mais sobre como direcionar a comunicação de acordo com o perfil de seus colaboradores clique aqui.

3) Esteja sempre aberto para conversar

comunicação-interna-varejo-loja (6)Para que a comunicação interna flua de maneira clara, ela precisa ser uma via de mão dupla. Ou seja, não é só o líder que se comunica com a equipe, a equipe também precisa se sentir à vontade para conversar com o líder sempre que preciso. Ter uma política de “portas abertas” é essencial para que os profissionais possam trocar ideias e tirar dúvidas com o gestor. Além de contribuir para uma comunicação interna mais eficiente, essa prática ajuda a aumentar a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho.

Clique aqui e aprenda mais sobre a importância da comunicação do líder para a retenção de talentos.

4) Compartilhe conhecimento

comunicação-interna-varejo-loja (5)Quando a comunicação interna é produtiva, não somente a mensagem chega de forma mais eficiente a todos os envolvidos, como também contribui para a geração de novas ideias. Se os profissionais se sentem à vontade para se comunicar dentro da empresa, quando eles tiverem alguma sugestão de melhoria, por exemplo, irão compartilhá-la com o time e com o líder. O líder, por sua vez, deve incentivar essa prática sempre dividindo com a equipe novas informações e ideias – assim, os profissionais do time não se sentem “por fora”, eles irão se sentir parte da empresa.

Com uma comunicação interna eficiente é possível ensinar e aprender algo novo todos os dias. Clique aqui e saiba como.

5) Dê e receba feedback regularmente

comunicação-interna-varejo-loja (1)O feedback é uma das ferramentas de comunicação interna mais poderosas. Se bem utilizado, com uma frequência estável (e não só de vez em quando ou só para falar de coisas ruins), o feedback se torna um canal importante de aprendizado e de desenvolvimento – tanto para o líder quanto para os profissionais. Dê feedbacks regulares para sua equipe e também peça para eles darem feedback sobre o seu trabalho como gestor. Com isso, muitas informações úteis podem aparecer.

Clique aqui e saiba quais são os principais erros a serem evitados na hora de dar feedback. E para saber como usar essa ferramenta de maneira eficiente clique aqui.

6) Torne as reuniões mais produtivas

comunicação-interna-varejo-loja (7)Nada mais chato do que reuniões desnecessárias, não é mesmo? Além de fazer sua equipe perder tempo, quando você realiza muitas reuniões improdutivas, os profissionais tenderão a, cada vez mais, prestar menos atenção no que você diz. Por isso, saber usar essa ferramenta de forma eficiente – para passar informações relevantes – é importante para alinhar a comunicação entre o time e também para orientar os profissionais.

Quer saber como fazer reuniões de vendas eficazes e que tragam resultados? Clique aqui e leia um artigo que apresenta cinco excelentes dicas para quem quer aprimorar suas reuniões.

7) Use a tecnologia a seu favor

comunicação-interna-varejo-loja (3)Sabemos que nada melhor do que uma reunião presencial para alinhar os ponteiros de uma equipe de vendas. No entanto, ao mesmo tempo, não há mal algum em utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a comunicação com seus vendedores. Aí vão algumas possibilidades de usar a tecnologia na comunicação interna:

  • Digamos, por exemplo, que você esteja viajando e precisa informar algo aos profissionais da sua equipe ou mesmo participar de uma reunião. Por meio de uma videoconferência, você pode estar “presente” na loja mesmo estando a quilômetros de distância.
  • Ou, ainda, que tal fazer um grupo dos vendedores no WhatsApp para repassar informações e conteúdos pertinentes ao trabalho comercial?
  • Quando você tiver que desenvolver um plano de ação e precisar da ajuda de seus gerentes, se não for possível reuni-los no mesmo horário, você pode compartilhar um documento online (via Google Drive, por exemplo). Dessa forma, vocês irão construir juntos o projeto. Não é ótimo?

DICA EXTRA

Aprenda como realizar uma dinâmica de grupo que mostra as habilidades de integração, comunicação e liderança dos participantes. Ela pode ser aplicada tanto em processos de seleção de profissionais quanto para conhecer melhor sua equipe atual: Dinâmica de grupo para integração, comunicação e liderança

Colocando essas simples ideias em prática, sua comunicação interna fluirá muito melhor. E isso, você pode apostar, fará bem para suas vendas também!

Sucesso!

Imagens: Freepik

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