Definir os itens que farão parte de seu mix não é tarefa fácil, não é mesmo? São muitos fatores que envolvem essa escolha que, se for feita de maneira errada, pode prejudicar seu faturamento e até a sobrevivência de seu negócio.
Por conta disso, esse é um dos temas abordados no curso “Formação de Líderes no Varejo”, da Academia do Varejo.
No módulo “Gestão de Produtos”, Edgard Natacci Junior – especialista em Marketing, Vendas e Gestão de Logística – apresenta informações preciosas sobre como realizar a seleção de produtos que serão vendidos em sua loja. Dentre as dicas que Edgar fornece em sua aula, destacamos estas:
Segundo Edgar, existem alguns tipos de varejo, e é importante que você entenda em qual deles o seu negócio se encaixa. Dos formatos existentes no varejo tradicional, destacam-se:
Se você é cliente Gazin Atacado, é possível que encaixe-se no grupo “loja de departamento”, e por isso oferece um mix variado de produtos. Agora, a dúvida – e tema principal do nosso debate hoje – é: como compor esse mix?
Edgar aponta que para selecionar os tipos certos de produtos para sua loja é preciso definir as seguintes questões:
DICA: sobre os fornecedores, fator importantíssimo para garantir um mix de qualidade, Edgar aconselha que sua loja tenha mais que fornecedores, tenha parceiros de negócios, que estejam realmente preocupados com o sucesso de ambas as partes (assim como é a Gazin Atacado).
O especialista ressalta ainda algumas ações fundamentais para que o mix de sua loja esteja em sintonia com seus objetivos:
Realize constantes pesquisas para entender quais são as reais necessidades, desejos e preferências dos seus clientes. O que eles gostam ou não no atendimento, quanto tempo ficam na loja e assim por diante. Conheça muito bem seu cliente para oferecer exatamente os produtos que ele busca com um atendimento personalizado.
“Você não pode se apaixonar por um produto. Você gosta do produto, mas ele não é vendido. E o que acontece? Ele fica no seu estoque, tomando espaço e fazendo você perder dinheiro”, analisa Edgar, que explica que para que isso não aconteça é necessário que diariamente seja feito um estudo dos produtos que estão saindo ou não, e tomar ações necessárias quanto aqueles itens que ficam parados no estoque. Se for preciso, tire eles do seu mix! Não se apegue demais ao que você vende. Isso pode ser prejudicial aos seus resultados.
É fundamental avaliar o que o seu concorrente está oferecendo, quais produtos ele vende mais, quais são os que estão em promoção, como ele está oferecendo esses produtos. Dessa forma, você poderá avaliar se a sua loja está em sintonia com o mercado e também irá entender o que precisa ser adicionado ao mix para que possa se destacar e oferecer o que ninguém mais oferece.
Gostou das dicas do Edgar? Todas essas informações são apenas uma pequena parcela de todo o conteúdo que ele fornece no curso Formação de Líderes da Academia do Varejo. Para conferir na íntegra tudo o que você pode aprender sobre Gestão de Produtos (e muito mais!), CLIQUE AQUI e inscreva-se gratuitamente no curso.