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Como montar um programa de fidelidade para seu hotel ou pousada

Como montar um programa de fidelidade para seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/12/16

Programas de fidelidade são uma ferramenta utilizada na hotelaria para conquistar a lealdade dos hóspedes e fazê-los voltar sempre.

Essa estratégia é comumente utilizada por grandes redes. Porém, pequenos e médios hotéis e pousadas também podem se beneficiar com essa tática. Um estudo internacional mostrou que negócios de pequeno porte tiveram um aumento de cerca de 50% no faturamento graças à utilização de um programa de fidelidade, que fez com que clientes frequentes fizessem ainda mais reservas.programa-fidelidade-hotelaria-5

Quer saber como montar e/ou aprimorar o programa de fidelidade de seu hotel ou pousada? As dicas que listamos a seguir irão ajudá-lo a recompensar de maneira eficiente a lealdade de seus hóspedes, fazendo eles voltarem sempre e falarem bem do seu estabelecimento para os amigos, o que, consequentemente, atrairá mais clientes fiéis.

Questões básicas para desenvolver um programa de fidelidade

Além de premiar a lealdado dos clientes, esse tipo de ação ajuda a aumentar o número de reservas, é um atrativo para novos consumidores, incentiva os hóspedes a fazerem reservas com mais frequência e fortalece o relacionamento entre sua marca e seu público.

programa-fidelidade-hotelaria-2Mas se você quer que o programa de fidelidade realmente traga todos esses benefícios para o seu negócio, precisa desenvolvê-lo de maneira estratégica e alinhada às necessidades dos hóspedes.

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Determine os objetivos e o público-alvo do seu programa de fidelidade.
  2. Defina o esquema de pontuação.
  3. Escolha quais serão as recompensas oferecidas.
  4. Tenha uma forma de monitorar e gerenciar o programa.
  5. Deixe as regras do programa muito claras aos participantes.

Para saber mais sobre esse processo e como seguir cada um desses passo, leia o artigo: Por que e como criar um programa de fidelidade em sua loja

Ideias para programas de fidelidade na hotelaria

Confira a seguir algumas sugestões de ações e benefícios para oferecer em seu programa de fidelidade.

1 – Vá além do básico

programa-fidelidade-hotelaria-4O viajante atual tem muitas possibilidades para pesquisar e encontrar a melhor hospedagem, de acordo com a localização e o preço que ele busca. Por isso, é cada vez mais difícil conquistar de verdade a fidelidade de um hóspede e fazer com que ele escolha sempre o seu hotel quando estiver na sua cidade. E o simples fato de oferecer um programa de fidelidade já não é um diferencial, pois muitos estabelecimentos oferecem esse tipo de benefício.

Então, para que seu hotel ou pousada possa se diferenciar e chamar a atenção dos clientes, precisa entregar mais que o básico, mais do que todo mundo já oferece. Recompensas como café da manhã e Wi-Fi gratuitos para os participantes do programa, por exemplo, são, sim, questões importantes. Mas é preciso ir além para se destacar.

Algumas ideias que podem fazer seu programa de fidelidade ser mais atrativo:

  • Benefícios para fazer compras em alguma loja local.
  • Participação em eventos especiais.
  • Oferecimento de serviços exclusivos.

2 – Faça parceria com outras empresas

programa-fidelidade-hotelaria-3Essa é uma ideia que pode complementar a primeira sugestão. Afinal, fazendo parcerias com outras empresas, você pode oferecer benefícios aos seus hóspedes fiéis que vão além das possibilidades do hotel.

Além de aumentar as vantagens do seu programa de fidelidade, essas parcerias irão ajudar o seu hotel a se aproximar mais dos negócios da sua região. Esse bom relacionamento com a comunidade pode trazer muitos frutos para todos, pois, assim, um ajuda o outro a crescer.

Ideias para colocar em prática:

  • Faça uma parceria com uma clínica de estética da cidade para poder oferecer descontos ou bônus para os seus clientes utilizarem lá.
  • Faça uma parceria com alguns restaurantes e, quando os clientes pedirem indicação de onde comer da cidade, você menciona os parceiros. Em troca, eles podem oferecer condições especiais aos clientes do seu hotel.
  • O mesmo esquema dos restaurantes pode ser feito com outras empresas, como lojas, por exemplo.
  • Você pode também fazer uma parceria com produtores locais de alimentos para oferecer comidas típicas da sua região como um presente para os hóspedes mais fiéis.
  • Alie-se a empresas produtoras de eventos em sua cidade e região. Ofereça o espaço do hotel para divulgação dos eventos em troca de ingressos, que podem ser oferecidos como brindes aos clientes fiéis.

3 – Programa de fidelidade personalizado

Outra maneira de se destacar e chamar a atenção dos hóspedes por meio do programa de fidelidade é criando benefícios personalizados. Um dos motivos que fazem com que as pessoas participem desse tipo de programa é o fato de elas poderem ter acesso a vantagens exclusivas. Ou seja, elas querem se sentir especiais.

Quer forma mais eficiente de fazer alguém se sentir especial do que mostrando que você conhece as preferências individuais do cliente? Ao ofertar algo que tenha “a cara” do hóspede, sua marca o conquistará para sempre.

As dicas a seguir irão ajudá-lo a colocar essa ideia em prática:

  • Antes de tudo, faça uma análise do perfil de hóspedes que seu hotel recebe e/ou gostaria de receber. A partir daí, você poderá identificar possibilidades de recompensas que agradariam esses públicos específicos.
  • Para viajantes a negócio, por exemplo, como eles viajam bastante, economia é um fator importante. Por isso, pontos que possam ser trocados por descontos na reserva ou mesmo por uma estadia gratuita pode ser um atrativo bem interessante para eles.
  • E para aquele viajante que sempre fica em seu hotel com a família, um benefício vantajoso para ele é algo que envolva toda a família. Ingressos para algum show ou atração, por exemplo, são ótimas recompensas para esse público.
  • É interessante também sempre oferecer “benefícios surpresa”, alinhados à preferência do cliente. Se seu cliente fiel gosta de gastronomia e você tem um vale para participar do festival gastronômico da cidade, que tal oferecer a ele – mesmo que ele não tenha ainda atingido nenhuma cota de pontos? Gestos simples como esses podem conquistar de vez a fidelidade do cliente, fazendo ele voltar sempre e se tornar um fã de sua marca.

O que achou dessas dicas? Se você pretende aplicar ou mesmo já utiliza alguma dessas estratégias em seu hotel ou pousada, deixe um comentário falando sobre sua experiência. Também queremos aprender com você!

Imagens: Freepik

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comentários em "Como montar um programa de fidelidade para seu hotel ou pousada"

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  1. Fernando disse:

    O Sistema de Gestão Hoteleira FastHotel (https://FastHotel.com.br) te ajuda, de uma forma prática e intuitiva, a conhecer e entender melhor seus clientes. Conte conosco para estrutura seu programa de fidelidade!

  2. Hotel Primavera disse:

    Adorei as dicas vou colocar algumas em pratica.
    Muito obrigado.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou. Esperamos que elas ajudem o Hotel Primavera a ter hóspedes cada vez mais fiéis.

      Abraço!