fbpx

Nossas Sugestões

Como motivar (e manter motivada) sua equipe de vendas

Como motivar (e manter motivada) sua equipe de vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/10/14

Motivar nada mais é que dar motivos a alguém. Ser for pensar, a motivação está por trás de tudo que fazemos: nos alimentamos bem, motivados a ter uma saúde melhor; compramos uma casa, motivados a dar segurança e conforto a nossa família e assim por diante.

Por outro lado, quando a motivação é fraca as ações não acontecem. Nesse sentido, pare e pense: Quais são as motivações de sua equipe de vendas para realizar um bom trabalho?

Se sua análise sobre as motivações fizer você perceber que elas não são fortes o suficiente para os profissionais da sua equipe, não se desespere. Pensando em ajudá-lo a mudar esse cenário, reunimos seis dicas para motivar e – mais importante – manter motivados os vendedores de sua loja. Vamos lá?

 1. Peça a ajuda dos vendedores para definir metas e estratégias de vendas

motivar_equipe02

Na hora de montar as metas e estratégias de vendas, não deixe sua equipe de fora. São eles que estão ali, no dia a dia, em contato direto com os clientes. Os vendedores conhecem a realidade de vendas da sua loja melhor do que ninguém. Conte com a opinião e sugestões deles para definir metas e estratégias – e também para definir motivações.

Dessa forma, além de os vendedores se sentirem mais valorizados e, consequentemente, mais motivados, você consegue também captar quais são as motivações que mais impulsionam sua equipe. Se é bônus, se são benefícios, reconhecimento, etc. Assim, acerta em cheio na hora de oferecer motivos para que eles se empenhem no alcance das metas.

 2. Capacite sua equipe constantemente

motivar_equipe03A experiência é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de aprender. Porém, nem sempre conseguimos perceber que aquilo que fazemos no dia a dia pode ser melhorado. E é aí que entra a importância da capacitação para a motivação dos vendedores. Se eles estão sempre aprendendo coisas novas, estarão sempre motivados a colocar em prática os novos aprendizados, buscando resultados cada vez melhores. Além disso, o fato de eles saberem que a empresa está investindo no desenvolvimento deles, também os motiva a dar o melhor de si.

 3. Promova o compartilhamento do conhecimento por meio de reuniões

motivar_equipe04

Outra maneira de fazer com que os vendedores sintam-se motivados a fazer seu melhor sempre é promover reuniões com objetivo de que todos dividam seus aprendizados e experiências.

Para isso, peça que cada um da equipe compartilhe com os outros um caso de algum cliente difícil, uma situação que conseguiu – ou não – reverter e pergunte ao grupo suas opiniões e sugestões quanto a isso.

Dessa maneira, além de integrar seus colaboradores você os motivará por meio da valorização de seus conhecimentos e pelo respeito a suas experiências.

 4. Incentive por meio de benefícios e bonificações

motivar_equipe05

Oferecer benefícios em troca do atingimento de metas é uma ótima forma de motivar sua equipe de vendas. Estas são algumas opções:

  1. O incentivo pode ser um benefício extra ou mesmo uma bonificação no salário.

  2. Você pode fazer essa bonificação de maneira individual, e isso cria uma certa competição entre os vendedores para ver quem vende mais, ou então a bonificação pode ser para o grupo, incentivando o trabalho em equipe.

  3. Planos de carreira também são grandes motivadores, pois mostram aos profissionais que eles podem crescer dentro da sua loja, e isso faz com que eles se empenhem para crescer.

O importante, porém, é deixar as regras para a conquista dos benefícios claras e transparentes para os vendedores. Isso ajuda a evitar encrencas entre os profissionais.

 5. Dê feedback

motivar_equipe06

Outra maneira de incentivar seus vendedores é dando feedback constantemente. Se eles estão vendendo bem, elogie e demonstre que valoriza o bom desempenho. Se alguém está com alguma dificuldade, chame esse profissional para conversar e mostre-se disposto a ajudá-lo a melhorar.

Além disso, também peça o feedback deles. Pergunte sobre sua atuação como líder ou gerente de vendas, solicite a opinião dos vendedores sobre o que acham que poderia melhorar e por quê.

Essa conversa em via dupla faz com que os membros da equipe sintam-se realmente parte de um time e isso os motiva a buscar sempre o melhor para a empresa como um todo.

6. Compartilhe objetivos e sonhos

motivar_equipe07

Converse com os vendedores, fale sobre os objetivos da loja e peça para que eles falem também sobre seus objetivos de vida. O intuito é fazê-los entender que os bons resultados nas vendas não é vantajoso apenas para loja, que eles podem alcançar os próprios sonhos com isso. Explique de que maneira ele vai ser recompensado por buscar sempre vender mais e melhor.

Esse tipo de abordagem leva a motivação para além do incentivo financeiro. Mostrando que o vendedor pode se realizar pessoal e profissionalmente por meio do seu trabalho, você faz com ele que se sinta valorizado e que tenha orgulho de sua profissão. E não há motivação maior que o amor pelo que se faz!

Você já segue algumas dessas dicas em sua loja? Os resultados têm sido positivos? Tem mais alguma dica para motivação de equipe? Deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe conosco suas dúvidas, experiências e sugestões!

Sucesso e boas vendas!

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 7
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "Como motivar (e manter motivada) sua equipe de vendas"

Comentar