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Como o design da loja virtual pode influenciar as vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/01/16

Mais do que apenas um fator estético, o design tem uma função importante: a de tornar as coisas mais fáceis. Em sua loja online, também é assim. Cada cor, cada botão, cada imagem, cada item que compõe o design tem um papel fundamental para facilitar a compra e aperfeiçoar a experiência do cliente. 

design ecommerce 1Nesse sentido, o cabeçalho, a parte de cima do seu e-commerce, é o primeiro elemento que o cliente irá visualizar quando acessar seu site. Portanto, essa parte precisa apresentar a identidade da loja e também passar as mensagens mais importantes a respeito da empresa, assim como apontar os caminhos para deixar a navegação e a compra de seu cliente mais fáceis.

Com isso em mente, apresentamos a seguir alguns elementos que não podem faltar na página principal de sua loja online para que ela conquiste seu consumidor. Vamos lá?

1. Logo

O logo é fundamental para reforçar a identidade de sua loja. É preciso cuidado para que ele fique posicionado no lugar correto, ajudando o consumidor a identificar a marca assim que entra no site. Como a leitura das pessoas acontece da esquerda para direita, é recomendável que sua marca fique no topo na página, no canto esquerdo – sem risco de escapar da visão do leitor.

2. Banner

O banner é um importantíssimo espaço do site. A partir dele, você pode espantar ou conquistar um cliente. Utilize-o para exibir as principais promoções e lançamentos, ou ainda para deixar claro condições exclusivas que sua loja oferece, tais como entrega gratuita, por exemplo.

3. Barra de pesquisa

Pode ser que seu cliente entre em sua loja online já decidido a comprar ou pesquisar por um determinado produto. Ao invés de ter que navegar pelas diversas páginas, sua loja pode facilitar a vida dele inserindo uma barra de busca logo no cabeçalho do site.

4. Login/registro

Outro item que deve ser facilitado para o cliente que está em sua loja online é o formulário de registro. Se o consumidor tiver interesse em comprar algo, é preciso tornar esse processo o mais rápido e fácil possível. Se for muito complicado, ele pode acabar mudando de ideia, não acha? Por isso, sempre coloque o botão ou link para registro em destaque na parte de cima do site.

5. Carrinho de compra

Este é outro ícone que precisa ser incluído no site com o intuito de facilitar as compras de seu cliente. Deixá-lo de fácil visualização e com acesso descomplicado é fundamental. A maioria dos sites posicionam o carrinho de compra na parte superior, no lado direito da página. Por isso, seu cliente naturalmente vai procurá-lo lá. Siga esse padrão para não deixá-lo perdido.

6. Menu com categorias definidas

Também é importante mostrar o que o cliente irá encontrar no site já no cabeçalho. Por isso, apresente um menu com as categorias dos produtos que você vende ali. Dessa forma, o consumidor já sabe se poderá encontrar o que ele precisa em sua loja online, o que tornará a navegação mais rápida, fácil e atrativa para o cliente.

7. Botão de chamada

O botão de chamada (ou, como é mais conhecido, em inglês, Call to Action) é um elemento crucial para incentivar e facilitar a venda em sua loja online. Um botão convidando o cliente a tomar uma ação pode ser o suficiente para que ele efetivamente realize essa ação. Aproveite o cabeçalho para pedir ao cliente que compre ou que participe de alguma campanha que sua loja esteja realizando. 

8. Cadastro de e-mail marketing

Se o cliente se cadastrar no seu site, significa que ele efetivamente tem interesse no que sua loja tem a oferecer. Por isso, pedir que seus consumidores se cadastrem para receber informações é uma das táticas mais efetivas de comunicação. Deixe um espaço no cabeçalho bem visível e em destaque para que ele preencha o formulário de inscrição de seu e-mail marketing. 

Na prática

O site da Gazin Atacado atende a todos os itens citados anteriormente (clique na imagem para ampliar): 

exemplo gazin

  • Quando o cliente abre o site, a primeira coisa que ele vê é o logo (item 1).
  • Depois, em destaque, estão as principais promoções do dia, evidenciando a entrega grátis (item 2).
  • design ecommerce 2Além disso, se o usuário quiser buscar por algo, a barra de pesquisa está de fácil acesso, logo após o logo (item 3).
  • O botão para registro também está em evidência para que o cliente possa se registrar sem dificuldade (item 4).
  • O carrinho está bem visível e de fácil acesso, na parte superior direita da página (item 5).
  • As categorias estão definidas e separadas de acordo com os tipos de produtos vendidos (item 6).
  • Dentro do banner há um botão de chamada “Compre agora”, convidando o consumidor a aproveitar as promoções expostas neste espaço (item 7).
  • Logo abaixo do banner o cliente já visualiza um formulário para colocar seu nome e-mail para poder aproveitar outras promoções da loja (item 8).
Agora é com você! Mãos à obra para colocar tudo isso em prática na sua loja online e arrebentar nas vendas pela internet este ano!
 
Informações: ecommerce plataforms
Imagens: Freepik

 

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