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Como o Google Analytics pode potencializar suas vendas online

Como o Google Analytics pode potencializar suas vendas online

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/01/17

Para muitas empresas, vender pela internet é como navegar em um mar extenso: as possibilidades são muitas e, por isso mesmo, às vezes é difícil ter certeza se o caminho sendo seguido é o melhor possível. Mas existe uma ferramenta que pode facilitar essa navegação. É o Google Analytics, que funciona como uma bússola para quem tem uma loja virtual e quer explorar ao máximo o oceano de oportunidades que é a web.

Sabendo disso, revelamos a seguir a importância dessa ferramenta e explicamos como sua loja pode utilizar as informações geradas por ela. Acompanhe!

O que é o Google Analytics

google-analytics-varejo-1Google Analytics é uma ferramenta do Google que cria relatórios que revelam a forma como os seus clientes utilizam o seu site ou loja virtual. Ele mostra não apenas quantas pessoas acessaram determinada página, mas também como elas se comportaram durante a visita (por onde chegaram na página, o que acessaram, quanto tempo passaram, por onde foram embora do site e assim por diante).

O Google Analytics é gratuito, tendo algumas funcionalidades específicas que são pagas ou apenas acessíveis a empresas que utilizam o Google AdWords para criar anúncios na web.

Por que é importante

google-analytics-varejo-7Conhecer a forma como os seus clientes se comportam em seu site e/ou loja virtual é extremamente importante para o seu negócio. Dessa forma, você poderá saber, por exemplo, qual página está convertendo mais vendas e qual página precisa de melhorias.

Pode ser que uma etapa específica do processo esteja dificultando as vendas e fazendo com que seus clientes desistam antes do fechamento. Tudo isso e muito mais você poderá saber a partir das informações geradas a partir do Google Analytics.

Como instalar o Google Analytics

google-analytics-varejo-9O Google Analytics funciona em qualquer site, mas a sua instalação exige certo nível de conhecimento em desenvolvimento web. Se você tem essa noção ou há algum profissional com esse conhecimento na sua loja, pode seguir os passos indicados nesta página: http://bit.ly/suporte-google-analytics.

É importante saber que há uma configuração geral para o site e outra específica para o comércio eletrônico. O desenvolvedor do seu site pode efetuar essa instalação do Google Analytics em seu site e/ou loja virtual.

Guia básico para utilizar as informações do Google Analytics

Abaixo, revelamos algumas das informações básicas que o Google Analytics oferece e indicamos como você pode utilizá-las para melhorar seu processo de vendas:

1) Canais de origem – como seus clientes estão chegando ao site

google-analytics-varejo-8Com essa ferramenta você consegue saber se seus clientes estão vindo das redes sociais, de buscas no Google, de anúncios na web, de indicações em outras páginas ou estão acessando diretamente a loja digitando o endereço URL. Com isso, você descobrirá quais canais são mais efetivos para atrair os consumidores e poderá investir em mais ações nessas plataformas – atraindo ainda mais clientes.

2) Dispositivos mais utilizados pelos clientes para acessar a loja virtual

google-analytics-varejo-6O Google Analytics também ajuda você a entender quais são os dispositivos mais utilizados pelos clientes para acessar a sua loja virtual. Ao saber, por exemplo, que grande parte dos seus consumidores visita o seu e-commerce via smartphone, você poderá pensar em formas de facilitar o processo para aqueles que acessam o site por esse canal.

3) Tempo de permanência em cada página

google-analytics-varejo-3Essa é outra informação importante para entender o comportamento do consumidor. Se você notar que os clientes estão passando mais tempo na área de eletrônicos do que na de móveis, por exemplo, isso pode indicar que: 1) seus clientes têm mais interesse em eletrônicos; 2) a forma como essa área está configurada é mais eficiente do que a de móveis.

Dessa forma, pode colocar em prática ações como divulgação de promoções nas páginas em que os clientes passam mais tempo e ajustes nas outras áreas baseando-se nas páginas que fazem mais sucesso.

4) Páginas mais acessadas e os produtos mais vendidos

google-analytics-varejo-2Saber quais são as páginas mais acessadas e os produtos mais vendidos ao longo de um período irá ajudá-lo a conhecer melhor as preferências dos clientes e também a se programar com mais eficiência.

Imagine o seguinte: você notou que toda primeira semana do mês os produtos mais vendidos são aqueles com o valor mais elevado, enquanto no final do mês os itens mais baratos fazem mais sucesso. Você pode criar ofertas específicas com base nessas informações.

5) Quem são os clientes que mais acessam o seu site

google-analytics-varejo-5Imagine se você pudesse saber quem são os clientes que mais acessam sua loja virtual, o que acessam, quanto tempo passam em cada setor e quais produtos eles buscam. Com o Google Analytics isso é possível. Esses dados irão ajudá-lo a criar ofertas personalizadas aos clientes, de acordo com o comportamento deles no site.

Por exemplo: se um consumidor passou um tempão na loja fazendo pesquisas sobre smartphones, mas não comprou nada, que tal enviar um e-mail com ofertas dos aparelhos que ele mais passou tempo pesquisando?

6) Por onde os clientes mais vão embora do site

google-analytics-varejo-10Tão importante quanto saber por onde seus clientes chegam ao seu site, é entender por onde eles vão embora – informação que também pode ser obtida por meio do Google Analytics. Por que isso é relevante? Digamos que você verifique que, nos últimos meses, um grande número de clientes abandonou o site na página de cadastro. Isso pode ser um indicador de que a página não está funcionando direito ou que ela está muito complicada.

Assim, você consegue identificar possíveis necessidades de melhorias no site que irão facilitar o processo de compra, aumentar a retenção de clientes e, consequentemente, o número de vendas.

Aprenda mais

O Google Analytics apresenta essas possibilidades básicas que apresentamos acima, mas também é possível criar algumas metas de conversão e ir além no acompanhamento do seu e-commerce. Se você tem interesse em aprender mais sobre essa ferramenta, recomendamos que procure um curso que ensine todas as possibilidades de uso do Google Analytics.

Além disso, ao procurar na web, irá encontrar diversos conteúdos educativos nesse sentido. Para ajudá-lo a dar os primeiros passos, separamos alguns materiais que explicam mais sobre as funcionalidades dessa ferramenta. Confira:

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Depois de instalar o Google Analytics e entender o funcionamento da ferramenta, defina um dia no mês – na semana, no bimestre ou na periodicidade que você preferir – e faça uma análise criteriosa dos dados levantados no período de sua preferência. Você poderá descobrir muitas informações preciosas para o sucesso da sua loja virtual no curto, no médio e no longo prazo!

Sucesso!

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Imagens: Freepik; Flaticon

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