A jornada de compra é o caminho que o cliente percorre entre identificar uma necessidade ou problema e descobrir a solução para isso. O desafio é garantir que, nesse processo, ele encontre sua loja! Para ajudá-lo nessa missão, neste artigo vamos explorar dados de uma pesquisa que mostra como os consumidores descobrem as marcas.
São informações muito úteis, pois entender como os clientes conhecem novas empresas, produtos e serviços vai ajudá-lo a criar estratégias mais eficientes para atrair mais compradores para o seu negócio.
E atenção: não deixe de conferir os artigos recomendados ao longo do texto. Eles trazem dicas e informações que vão ajudá-lo a colocar em prática ações alinhadas às descobertas do estudo.
Boa leitura!
Em uma pesquisa internacional feita com 350 mil usuários de internet na faixa entre 16 e 64 anos, a consultoria de análise de dados GlobalWebIndex conseguiu identificar os principais canais pelos quais os consumidores descobrem as marcas.
São eles:
*Vlog é o termo utilizado para conteúdos que são como um blog, mas em vídeo. Vloggers são blogueiros que fazem vídeos registrando, geralmente, alguma parte do seu dia a dia.
O estudo identificou que mais de 40% dos internautas tendem a comprar produtos que eles veem em anúncios. No entanto, a efetividade do anúncio varia de acordo com a idade.
Quanto mais jovem o público, mais propensos os consumidores estão a comprar das marcas anunciadas – seja em canais on-line ou off-line.
Entre o público mais velho, os anúncios de TV são mais efetivos.
Os consumidores descobrem as marcas de formas diferentes de acordo com sua geração. No geral, o estudo da GlobalWebIndex descobriu os seguintes padrões em relação aos canais utilizados pelas gerações:
Os consumidores baby boomers descobrem as marcas por meio de:
Os consumidores da geração X descobrem as marcas por meio de:
Os consumidores millennials descobrem as marcas por meio de:
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A recomendações – on-line ou off-line, de conhecidos ou de celebridades – é uma das principais formas pelas quais os consumidores descobrem as marcas na atualidade.
No que diz respeito às avaliações on-line, segundo a pesquisa da GlobalWebIndex:
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Apesar de as avaliações on-line serem importantíssimas para a divulgação das marcas, a recomendação boca a boca de amigos e familiares se destaca como o principal canal de descoberta de novas marcas entre todas as faixas etárias:
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As recomendações de celebridades e influenciadores digitais também é uma das formas pelas quais os consumidores descobrem as marcas na atualidade – especialmente entre a nova geração.
De acordo com o relatório da GlobalWebIndex:
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Panorama interessante, não é mesmo?
Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor como os consumidores descobrem as marcas na atualidade. Conhecendo melhor essa dinâmica, fica mais fácil criar ações efetivas para que sua marca seja encontrada na jornada de compra.
Leve tudo isso em consideração para, daqui em diante, cuidar melhor da forma como você atrai consumidores para o seu estabelecimento. O aumento nas vendas e o crescimento da carteira de clientes fiéis serão consequências naturais desse trabalho.
Sucesso e boas vendas!