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Como os consumidores descobrem as marcas

Como os consumidores descobrem as marcas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/01/18

jornada de compra é o caminho que o cliente percorre entre identificar uma necessidade ou problema e descobrir a solução para isso. O desafio é garantir que, nesse processo, ele encontre sua loja! Para ajudá-lo nessa missão, neste artigo vamos explorar dados de uma pesquisa que mostra como os consumidores descobrem as marcas.

São informações muito úteis, pois entender como os clientes conhecem novas empresas, produtos e serviços vai ajudá-lo a criar estratégias mais eficientes para atrair mais compradores para o seu negócio.   

E atenção: não deixe de conferir os artigos recomendados ao longo do texto. Eles trazem dicas e informações que vão ajudá-lo a colocar em prática ações alinhadas às descobertas do estudo.

Boa leitura!

Canais pelos quais os consumidores descobrem as marcas

consumidores descobrem as marcas

Em uma pesquisa internacional feita com 350 mil usuários de internet na faixa entre 16 e 64 anos, a consultoria de análise de dados GlobalWebIndex conseguiu identificar os principais canais pelos quais os consumidores descobrem as marcas.

São eles:

  • Sites de busca – 37%
  • Propaganda na televisão – 36%
  • Recomendação boca a boca – 31%
  • Anúncio online – 30%
  • Programas de TV/filmes – 27%
  • Sites de marcas/produtos – 25%
  • Recomendação em mídias sociais – 23%
  • Sites de avaliações de consumidores – 22%
  • Promoções e exibição de produtos na loja física – 21%
  • Sites de comparação de produtos – 20%
  • Anúncios vistos em dispositivos móveis – 19%
  • Anúncios em revistas ou jornais – 18%
  • Anúncios antes de vídeos – 17%
  • Anúncios em outdoors ou pôsteres – 16%
  • Atualização na página da marca nas redes sociais – 15%
  • Artigos no site de revistas ou jornais – 15%
  • Recomendação de compra personalizada em um site – 14%
  • Anúncio no cinema – 13%
  • Fóruns/quadro de mensagens – 13%
  • Anúncio no rádio – 13%
  • Indicação/aval de celebridades – 13%
  • Avaliação em um blog especializado – 13%
  • Artigos em revistas ou jornais impressos – 13%
  • Ofertas em sites de desconto (ex.: Groupon) – 11%
  • Vlogs* – 9%

*Vlog é o termo utilizado para conteúdos que são como um blog, mas em vídeo. Vloggers são blogueiros que fazem vídeos registrando, geralmente, alguma parte do seu dia a dia.  

Efetividade dos anúncios de acordo com a idade

consumidores descobrem as marcas

O estudo identificou que mais de 40% dos internautas tendem a comprar produtos que eles veem em anúncios. No entanto, a efetividade do anúncio varia de acordo com a idade.

Quanto mais jovem o público, mais propensos os consumidores estão a comprar das marcas anunciadas – seja em canais on-line ou off-line.

  • 47% dos consumidores que têm entre 16 e 24 anos disseram que tendem a comprar de marcas que veem em anúncios.
  • Entre os consumidores na faixa entre 55 e 34 anos, esse índice passa para 22%.

Entre o público mais velho, os anúncios de TV são mais efetivos.

  • Para os consumidores entre 16 e 24 anos, a probabilidade de descobrir novas marcas em anúncios on-line e em TV é praticamente a mesma (cerca de 30%).
  • Para o público que tem entre 55 e 64 anos, a chance de descobrir novas marcas em anúncios de TV é duas vezes maior do que a de descobrir marcas em anúncios on-line (46% e 24%, respectivamente).

Diferenças nas gerações

consumidores descobrem as marcas

Os consumidores descobrem as marcas de formas diferentes de acordo com sua geração. No geral, o estudo da GlobalWebIndex descobriu os seguintes padrões em relação aos canais utilizados pelas gerações:

Os consumidores baby boomers descobrem as marcas por meio de:

  • Anúncio em revista ou jornal.
  • Artigos em revistas ou jornais impressos.
  • Anúncios em TV.

Os consumidores da geração X descobrem as marcas por meio de:

  • Promoções e exibição de produtos na loja física.
  • Sites de comparação de produtos.
  • Anúncios em TV.

Os consumidores millennials descobrem as marcas por meio de:

  • Recomendação de celebridade ou influenciador.
  • Vlogs.
  • Avaliação em blog especializado.

→ Leia também:

O poder das recomendações

consumidores descobrem as marcas

A recomendações – on-line ou off-line, de conhecidos ou de celebridades – é uma das principais formas pelas quais os consumidores descobrem as marcas na atualidade.

No que diz respeito às avaliações on-line, segundo a pesquisa da GlobalWebIndex:

  • Mais de um terço dos consumidores dizem que avaliações online os encorajam a comprar algo online.
  • 57% afirmam que sempre buscam a opinião de um especialista antes de adquirir produtos ou serviços.
  • E 37% contam que são facilmente influenciados pela opinião de outras pessoas.

→ Veja também:

Apesar de as avaliações on-line serem importantíssimas para a divulgação das marcas, a recomendação boca a boca de amigos e familiares se destaca como o principal canal de descoberta de novas marcas entre todas as faixas etárias:

  • 26% consumidores com 16 a 24 anos descobrem novas marcas por meio da recomendação boca a boca – e 20% deles por meio de avaliações on-line.
  • Já entre o público que tem entre 45 e 64 anos, a incidência de descoberta de novas marcas por meio de recomendação boca a boca é cerca de 30% maior do que as descobertas por meio de recomendações on-line.

→ Leia também:

As recomendações de celebridades e influenciadores digitais também é uma das formas pelas quais os consumidores descobrem as marcas na atualidade – especialmente entre a nova geração.

De acordo com o relatório da GlobalWebIndex:

  • Cerca de 30% dos consumidores no mundo todo seguem celebridades ou influenciadores digitais.
  • Mais da metade dos consumidores que têm entre 16 e 24 anos dizem que assistiram a pelo menos um vlog no último mês – e cerca e 50% deles estão seguindo vloggers e blogueiros nas redes sociais.
  • Pessoas que têm conta no Instagram possuem uma probabilidade 23% maior de descobrirem marcas por meio da recomendação de celebridades e influenciadores digitais.

→ Leia também:

Panorama interessante, não é mesmo?

Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor como os consumidores descobrem as marcas na atualidade. Conhecendo melhor essa dinâmica, fica mais fácil criar ações efetivas para que sua marca seja encontrada na jornada de compra.

Leve tudo isso em consideração para, daqui em diante, cuidar melhor da forma como você atrai consumidores para o seu estabelecimento. O aumento nas vendas e o crescimento da carteira de clientes fiéis serão consequências naturais desse trabalho.

Sucesso e boas vendas!

Informações: Relatório Brand DiscoveryGlobalWebIndex

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