Nossas Sugestões

Como preparar seu hotel ou pousada para o fim do ano

Como preparar seu hotel ou pousada para o fim do ano

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/11/17

O que o seu hotel ou pousada irá oferecer para os hóspedes neste fim de ano? Quais são os atrativos que farão os viajantes de dezembro escolherem o seu estabelecimento no Natal ou no ano novo? Está na hora de começar a pensar nessas questões! A seguir, entenda o que você deve levar em conta no planejamento das ações de dezembro e saiba como preparar o hotel para o fim do ano, garantindo quartos lotados e clientes satisfeitos!

5 passos para preparar o hotel para o fim do ano

Na hora de preparar o hotel para o fim do ano, você precisa levar em conta cinco aspectos:

  1. preparar o hotel para o final de anoSeus objetivos para este período.
  2. O que você vai oferecer aos hóspedes.
  3. Como o seu estabelecimento vai entrar no clima de festas.
  4. Quais serão os processos e áreas mais impactados pelo movimento de dezembro.
  5. O que será feito para divulgar suas ações e atrair mais hóspedes nessa época.

Quer saber mais sobre cada uma dessas etapas e o que você deve levar em consideração no planejamento? Confira a abaixo mais detalhes sobre os cinco passos fundamentais para preparar o hotel para o fim do ano.

1 – Levantamento dos desafios, pontos de melhoria e objetivos

preparar o hotel para o final de ano

Antes de começar a pendurar os enfeites de Natal, é importante que você faça uma análise dos desafios e das oportunidades que essa época reserva para o seu estabelecimento. Assim, você vai conseguir direcionar melhor suas ações e preparar o hotel para o fim do ano de forma mais eficiente.

Nesse sentido, recomendamos que você avalie como foi o desempenho do seu negócio nessa mesma época no ano passado. Analise questões como:

  • Algo causou problemas?
  • Quais foram as principais dificuldades enfrentadas neste período?
  • Quais foram as reclamações dos hóspedes dessa época?

Isso vai ajudá-lo a entender o que precisa ser melhorado este ano e também quais são os objetivos a serem alcançados.

Por exemplo:

Digamos que, ano passado, os clientes reclamaram que o hotel não estava decorado e que não havia um cardápio especial. Sua missão este ano será fazer todas as áreas do estabelecimento entrarem no clima das celebrações natalinas, com decoração e jantares especiais.

2 – Planejamento das ofertas e ações especiais para o fim do ano

preparar o hotel para o final de ano

Fazer ofertas interessantes para o seu público é importante o ano inteiro. No Natal e no ano novo não deve ser diferente!

Tenha em mente que, nessa época, os cliente procuram os melhores lugares para celebrar as festas do momentoPor isso, para atrair mais hóspedes no fim do ano, seu hotel precisa oferecer atividades e serviços que os ajudem a alcançar esse objetivo. Você pode fazer isso por meio de ações no hotel ou com a ajuda de parcerias na sua cidade.

Se você está sem inspiração sobre quais tipos de ações você pode fazer, este artigo pode ajudá-lo:

10 ideias para fazer seu hotel ou pousada se destacar da concorrência no fim do ano

Lembre-se: é importante executar ações que estejam alinhadas com o seu negócio e com o seu público!

Depois de decidir as atividades que serão realizadas neste fim de ano, é preciso planejar sua execução. Para isso, responda:

  • Quanto você precisará investir?
  • Poderá fazer internamente ou precisará contar com o apoio de outras empresas?
  • Vai precisar contratar mais funcionários?
  • O que vai precisar comprar para realizar essas ações?

Quanto mais detalhado for o seu planejamento, melhor preparado você estará para colocar essas ações em prática com eficiência!

3 – Decoração do estabelecimento

preparar o hotel para o final de ano

Pode acreditar: seus hóspedes esperam que o estabelecimento esteja decorado para as celebrações de dezembro. Afinal, as decorações de Natal e ano novo são uma tradição! Por isso, pensar na decoração é um passo fundamental para preparar o hotel para o fim do ano.

Pode ser que você já tenha acessórios que foram utilizadas em ano interiores. Não há nada de errado em reaproveitá-los. Só tome cuidado para não utilizar artigos muito usados ou danificados, porque pior do que não decorar o estabelecimento, é fazer a decoração de qualquer jeito.

É importante que os hóspedes percebam que a equipe se esforçou para entrar no clima da época.

Então, antes de decidir que vai utilizar a mesma decoração do ano passado, faça uma análise dos artigos decorativos e veja o que pode realmente ser aproveitado e o que precisa ser substituído. Se puder contar com a ajuda de um profissional em decoração, melhor ainda!

  • Uma ideia interessante é fazer parceria com uma loja de decoração da sua região. Eles enfeitam o hotel e, em troca, seu estabelecimento divulga a loja para os hóspedes.

4 – Plano de marketing para o Natal e o ano novo

preparar o hotel para o final de ano

De nada adianta preparar o hotel para o fim do ano se os clientes não ficarem sabendo das atrações oferecidas. Por isso, é importante também planejar ações de marketing especiais para essa época!

Depois de decidir quais serão as ações que vai realizar, estude maneiras de divulgá-las para os públicos mais adequados.

Confira algumas dicas nesse sentido:

  • Faça um levantamento dos hóspedes que se hospedaram em seu estabelecimento em dezembro do ano passado e envie ofertas especiais para eles retornarem este ano.
  • Faça uma série de conteúdos especiais sobre o Natal e o ano novo para divulgar em seus canais (e-mail, site, redes sociais, blog).
  • Atualize informações e ofertas especiais dessa época nas OTAs (sites de agência de viagens online, como Airbnb e Booking.com). Assim, os clientes que utilizarem essas plataformas também poderão ser atraídos pelas atividades especiais de fim de ano do seu estabelecimento.
  • Faça parcerias com agências de viagens para que elas incluam o seu hotel no pacote de fim de ano para sua região.

Leia também!

5 – Análise dos processos e da equipe

preparar o hotel para o fim do ano

Outro passo crucial na preparação do seu hotel para o fim do ano é o planejamento relacionado aos processos e à equipe. Com tantas ações diferentes e com o aumento do movimento, é bem provável que muitas atividades e demandas internas acabem sendo impactadas.

Estas são algumas reflexões importantes que você deve fazer ao preparar o hotel para o fim do ano:

  • As atividades especiais de fim de ano vão adicionar mais tarefas para os profissionais do estabelecimento?
  • Eles poderão absorver esse trabalho extra ou será preciso contratar temporários ou terceiros?
  • Algum processo precisará ser modificado? Como isso impactará na gestão como um todo? (Se, por exemplo, o jantar for servido em um horário diferenciado, isso influenciará os turnos de limpeza da cozinha e o horário de trabalho dos profissionais)
  • Alguém vai estar em férias nessa época? Como essa ausência será coberta?

Agora é com você!

preparar o hotel para o fim do ano

Sabemos que o planejamento envolve muitas questões, mas ao seguir pelo menos esses cinco passos básicos, seu estabelecimento estará muito mais preparado para aproveitar ao máximo todas as oportunidades que o fim do ano traz: mais hóspedes e a possibilidades de conquistar clientes fiéis para o ano todo.

Coloque essas dicas em prática e comece hoje mesmo a se planejar para fazer seu hotel ter um feliz Natal e um ótimo ano novo!

Dica final!

Além de atrair os hóspedes no fim do ano, para garantir que a estadia deles seja positiva e que eles saiam com uma ótima impressão do seu estabelecimento, tenha muito cuidado para oferecer uma experiência impecável na hospedagem.

Este guia irá ajudá-lo a conquistar fidelidade dos seus hóspedes neste fim de ano:

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 1
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Como preparar seu hotel ou pousada para o fim do ano"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo