fbpx

Nossas Sugestões

Como produzir conteúdo para sua loja gastando pouco

Como produzir conteúdo para sua loja gastando pouco

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/05/17

Desenvolver e divulgar conteúdo qualificado e alinhado com o seu público pode ajudar a atrair e fidelizar clientes. No entanto, sabemos que talvez você não possa contratar um profissional especializado para produzir conteúdo para sua loja.

Pensando em ajudá-lo a resolver esse problema, indicamos neste artigo algumas maneiras fáceis e práticas de produzir conteúdo e que não exigem tanto investimento.

Confira as dicas a seguir e entenda que é possível usar o marketing de conteúdo nas suas estratégias de comunicação mesmo que você tenha um orçamento mais apertado.

produzir conteúdo para sua lojaO que é marketing de conteúdo

Caso você não tenha entendido muito bem o que falamos sobre o desenvolvimento de conteúdo ou sobre marketing de conteúdo em si, o primeiro passo é entender do que se trata essa estratégia. O artigo abaixo irá ajudá-lo nesse sentido, leia-o antes de continuar:

6 maneiras de produzir conteúdo para sua loja sem gastar muito

1 – Utilize sua experiência

como produzir conteúdo para sua lojaÉ provável que você tenha uma especialidade, ou que tenha um grande conhecimento em determinada área. Você pode utilizar essa experiência para produzir conteúdo para sua loja? Não só pode, como deve!

Para isso, compare o seu conhecimento com as necessidades do seu público. Por exemplo: se você entende muito sobre celulares, que tal ajudar os clientes que estão em busca de um novo aparelho? E se você gosta de fotografar, com certeza tem boas dicas para quem está pensando em comprar uma câmera, certo? A ideia é que você compartilhe seu conhecimento e, ao mesmo tempo, ajude os clientes da loja.

Aqui vão algumas dicas para apresentar esse seu conhecimento em texto:

  • Tente resumir seus textos em blocos curtos de parágrafos.
  • Seja objetivo e evite que o texto fique muito grande.
  • Inclua intertítulos para deixar o texto mais dinâmico.
  • Você tem dicas úteis? Faça o que estamos fazendo neste exato momento: apresente essas dicas por meio de listas.
  • Por fim, peça para alguém revisar o texto antes de publicar no blog, site ou redes sociais da loja.

2 – Utilize a experiência da sua equipe

produzir conteúdo para a lojaNa sua equipe, as pessoas também podem ser experts em determinadas áreas e, provavelmente, vão se sentir honradas se você pedir ajuda para escrever um texto sobre um tema específico.

Quer um exemplo? Sabe aquele vendedor que é fera na venda de produtos tecnológicos? Ele pode ser a pessoa certa para escrever um pequeno artigo com dicas para clientes que procuram esse tipo de produto.

Essa é uma maneira, aliás, de trazer mais acessos ao seu blog ou site. Quando há textos de pessoas da equipe, elas mesmas tendem a compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Resultado: você ganha audiência e novos clientes em potencial!

Quem sabe neste “rodízio” de textos de funcionários você não consegue encontrar um talento especial de alguém que possa ajudá-lo mais a fundo na produção de conteúdo?

3 – Grave vídeos

produzir conteúdo para a lojaAlém de escrever textos para o blog ou site, você e sua equipe também podem compartilhar ideias e dicas por meio de vídeos. Não precisa de equipamentos especiais, com um bom celular já é possível produzir vídeos de alta qualidade.

A lógica é a mesma: que você ajude seus clientes por meio de conteúdos que sejam úteis para eles – seja para tomar uma decisão de compra ou entender melhor como utilizar determinado produto.

Para mais dicas sobre como produzir vídeos, leia estes artigos:

4 – Utilize as ferramentas das mídias sociais

produzir conteúdo para sua lojaAs redes sociais oferecem funcionalidades muito úteis para quem quer divulgar informações de maneira rápida, prática e barata. Se você quer produzir conteúdo para sua loja sem ter que gastar muito, deve apostar nessas ferramentas.

Um dos exemplos em destaque na atualidade é a transmissão de vídeos instantâneos e ao vivo. Tanto o Instagram quanto o Facebook já possuem essa funcionalidade. Para utilizá-la a seu favor, você só precisa de um smartphone com acesso à internet.

Os artigos abaixo trazem dicas interessantes sobre como usar as redes sociais para divulgar conteúdo da loja em vídeo:

5 – Convide especialistas

produzir conteúdo para a lojaCaso seu site tenha uma seção de notícias, blog ou mesmo uma área interativa, convide pessoas de outros lugares para escreverem algo interessante ou desenvolverem algum vídeo.

Blogueiros, influenciadores digitais, pessoas recém-formadas, em início de carreira ou mesmo em meados de carreira têm potencial para aceitar desafios e podem se tornar parceiros importantes de negócio.

A troca é justa: a pessoa escreve, em primeira pessoa, sobre um tema. Em troca, ela chama o leitor para saber mais sobre ela em seu site pessoal.

No artigo abaixo falamos mais sobre a utilização de influenciadores digitais para atrair e conquistar mais clientes. Confira as dicas:

6 – Conte com a ajuda dos fornecedores

produzir conteúdo para sua lojaQuem pode falar melhor sobre os produtos que a sua loja vende que os próprios fornecedores? Sejam eles distribuidores ou fabricantes dos itens, com certeza os profissionais que trabalham nas empresas que fornecem os produtos para sua loja têm muito a ensinar para os seus clientes.

Entre em contato com o fornecedor e solicite uma entrevista com um profissional qualificado na área.

Por exemplo:

  • A fabricante de celulares pode falar sobre as principais mudanças e novidades do último modelo de aparelho lançado por eles.
  • O distribuidor de colchão pode explicar mais sobre a tecnologia utilizada no produto e quais são os benefícios gerados por isso.

Mais dicas importantes para produzir conteúdo para sua loja:

Viu só, produzir conteúdo para sua loja não demanda altos investimentos financeiros. Você vai precisar, sim, investir seu tempo no desenvolvimento desse material. Porém, garantimos que o retorno vale a pena: seus clientes estarão mais satisfeitos com as informações oferecidas pela sua loja e, com isso, sua marca e sua imagem ficarão mais fortalecidas no mercado.

Bons conteúdos e boas vendas!

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Como produzir conteúdo para sua loja gastando pouco"

Comentar