Nossas Sugestões

Dicas práticas sobre como promover uma experiência marcante no varejo

Dicas práticas sobre como promover uma experiência marcante no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/03/18

Saber promover uma experiência marcante é um diferencial estratégico fundamental para destacar sua marca e conquistar a fidelidade dos clientes. Mais do que uma tendência passageira, a experiência é uma demanda cada vez maior dos consumidores da atualidade.

  • Mas você sabe o que significa, na prática, “oferecer uma experiência marcante”?
  • Como oferecer essa experiência ao cliente?

É o que revelaremos neste artigo!

Conheça uma empresa brasileira que sabe como oferecer uma experiência memorável e confira as lições que esse caso traz para sua loja.

Casa Valduga ensina como promover uma experiência marcante no atendimento

Marcelo Caetano é especialista em vendas e gestão comercial e diretor da revista VendaMais. Recentemente, ele esteve na serra gaúcha e visitou a vinícola Casa Valduga. O atendimento proporcionado pela empresa foi, para Caetano, uma verdadeira aula sobre como promover uma experiência marcante por meio de um atendimento qualificado e muito especial. Tanto é que ele gravou um vídeo contando essa história. Assista e depois voltamos a conversar!

3 lições para colocar em prática

Com base no case que você acabou de ver no vídeo, apresentamos três dicas práticas sobre como promover uma experiência marcante ao cliente. Mesmo que sua loja não venda vinhos, você com certeza pode aprender muito com a Casa Valduga sobre como atender com excelência. Confira!

1 – Trate o cliente como se ele fosse “de casa”

como promover uma experiência marcante

Na Casa Valduga, Caetano foi levado pela vendedora até a “adega da família” para pegar um vinho, convite que o fez se sentir entrando na casa da família.

Essa sensação de pertencimento é muito importante para promover uma experiência positiva para o cliente. Nesse sentido, durante o atendimento, seus vendedores podem compartilhar histórias da equipe ou mesmo experiências individuais para ajudar o cliente a fazer sua decisão de compra.

  • Por exemplo!

Um consumidor está em dúvida entre dois modelos de smartphone e o alguém na loja tem um dos modelos? O vendedor pode chamar esse profissional para compartilhar suas impressões sobre o aparelho com o cliente! Essa integração ajudará a possibilitar essa sensação de aconchego dentro da sua loja.

Leia também: As três leis do sucesso em vendas

2 – Dê autonomia para o cliente

como promover uma experiência marcante

Outro fato marcante na história contada por Caetano foi a oportunidade que ele teve de ir até a adega e escolher seu vinho.

Essa participação ativa do cliente durante o processo de compra com certeza fortalece o relacionamento com sua loja. E você também pode promover essa experiência em sua loja! Para isso, basta oferecer a possibilidade de os clientes experimentarem os produtos.

  • Na prática!

Deixe sempre disponíveis itens de mostruário para que os consumidores possam ter a possibilidade de “provar” os produtos. Seja para sentir o conforto de um sofá, conferir o tamanho real de um guarda-roupa ou ver o desempenho de um determinado computador. É muito mais fácil alguém adquirir algo “testado e aprovado” do que algo só visto pela caixa. Fora que, assim, a experiência de compra é muito mais interessante.

Leia também: Case Hard Off – lições do Japão sobre a experiência do cliente na loja

3 – Personalize o atendimento ao cliente

como promover uma experiência marcante

Além de poder escolher a garrafa de sua preferência, Caetano também assinou o rótulo – que já trazia a assinatura do presidente da empresa –, tornando o produto verdadeiramente seu.

Personalização é algo faz o cliente se sentir especial e, consequentemente, deixa a marca gravada positivamente em sua memória.

Ainda que sua loja não possa personalizar os produtos que vende, pode personalizar o atendimento e a comunicação!

  • Na prática!

Utilize sistemas como CRM para reunir históricos de compras dos seus clientes e, a partir disso, envie ofertas e informações personalizadas. Na hora do atendimento, o vendedor deve personalizar o discurso para atender as necessidades específicas daquele consumidor.

Leia também: 4 passos para oferecer atendimento personalizado no varejo

Aprenda mais sobre como promover uma experiência marcante em sua loja

Bacana, não? Boas histórias sempre deixam lições excelentes!

Mas nossa conversa sobre como promover uma experiência marcante no varejo não termina aqui! Para saber mais sobre o assunto, leia também:

como promover uma experiência marcante

E não deixe que todas essas dicas sobre como promover uma experiência marcante se percam!

Compartilhe essas informações com sua equipe e, juntos, pensem em formas de colocar em prática ações para que sua loja também ofereça uma experiência incrível aos seus clientes. Dessa forma, você fortalecerá sua marca e o relacionamento com os consumidores!

Boas vendas!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Dicas práticas sobre como promover uma experiência marcante no varejo"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo