Saber promover uma experiência marcante é um diferencial estratégico fundamental para destacar sua marca e conquistar a fidelidade dos clientes. Mais do que uma tendência passageira, a experiência é uma demanda cada vez maior dos consumidores da atualidade.
É o que revelaremos neste artigo!
Conheça uma empresa brasileira que sabe como oferecer uma experiência memorável e confira as lições que esse caso traz para sua loja.
Marcelo Caetano é especialista em vendas e gestão comercial e diretor da revista VendaMais. Recentemente, ele esteve na serra gaúcha e visitou a vinícola Casa Valduga. O atendimento proporcionado pela empresa foi, para Caetano, uma verdadeira aula sobre como promover uma experiência marcante por meio de um atendimento qualificado e muito especial. Tanto é que ele gravou um vídeo contando essa história. Assista e depois voltamos a conversar!
Com base no case que você acabou de ver no vídeo, apresentamos três dicas práticas sobre como promover uma experiência marcante ao cliente. Mesmo que sua loja não venda vinhos, você com certeza pode aprender muito com a Casa Valduga sobre como atender com excelência. Confira!
Na Casa Valduga, Caetano foi levado pela vendedora até a “adega da família” para pegar um vinho, convite que o fez se sentir entrando na casa da família.
Essa sensação de pertencimento é muito importante para promover uma experiência positiva para o cliente. Nesse sentido, durante o atendimento, seus vendedores podem compartilhar histórias da equipe ou mesmo experiências individuais para ajudar o cliente a fazer sua decisão de compra.
Um consumidor está em dúvida entre dois modelos de smartphone e o alguém na loja tem um dos modelos? O vendedor pode chamar esse profissional para compartilhar suas impressões sobre o aparelho com o cliente! Essa integração ajudará a possibilitar essa sensação de aconchego dentro da sua loja.
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Outro fato marcante na história contada por Caetano foi a oportunidade que ele teve de ir até a adega e escolher seu vinho.
Essa participação ativa do cliente durante o processo de compra com certeza fortalece o relacionamento com sua loja. E você também pode promover essa experiência em sua loja! Para isso, basta oferecer a possibilidade de os clientes experimentarem os produtos.
Deixe sempre disponíveis itens de mostruário para que os consumidores possam ter a possibilidade de “provar” os produtos. Seja para sentir o conforto de um sofá, conferir o tamanho real de um guarda-roupa ou ver o desempenho de um determinado computador. É muito mais fácil alguém adquirir algo “testado e aprovado” do que algo só visto pela caixa. Fora que, assim, a experiência de compra é muito mais interessante.
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Além de poder escolher a garrafa de sua preferência, Caetano também assinou o rótulo – que já trazia a assinatura do presidente da empresa –, tornando o produto verdadeiramente seu.
Personalização é algo faz o cliente se sentir especial e, consequentemente, deixa a marca gravada positivamente em sua memória.
Ainda que sua loja não possa personalizar os produtos que vende, pode personalizar o atendimento e a comunicação!
Utilize sistemas como CRM para reunir históricos de compras dos seus clientes e, a partir disso, envie ofertas e informações personalizadas. Na hora do atendimento, o vendedor deve personalizar o discurso para atender as necessidades específicas daquele consumidor.
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Bacana, não? Boas histórias sempre deixam lições excelentes!
Mas nossa conversa sobre como promover uma experiência marcante no varejo não termina aqui! Para saber mais sobre o assunto, leia também:
E não deixe que todas essas dicas sobre como promover uma experiência marcante se percam!
Compartilhe essas informações com sua equipe e, juntos, pensem em formas de colocar em prática ações para que sua loja também ofereça uma experiência incrível aos seus clientes. Dessa forma, você fortalecerá sua marca e o relacionamento com os consumidores!
Boas vendas!